A grande comissão é. asua comissão!

Texto Base:

E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

Marcos 16:15

 

 

Introdução

Deus sempre desejou usar a sua igreja. Deus ama a sua igreja e deseja queoutros conheçam a Ele por meio dela.

É por isso que nos preocupamos em oferecer para Deus é claro e àspessoas, uma boa música, um bom som, um lugar aconchegante, uma mensagem simples, porém bíblica e prática, um lugar ao qual pertencer.

Uma igreja começa com poucos e ela cresce! Porém, ela precisa crescerarraigada no amor de Deus. Paulo fala que o amor de Deus que está em nósé largo, é cumprido, é alto e é profundo.

Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estandoarraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, comtodos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e aprofundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento,para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3:17-19

Temos experimentado a bondade e o amor de Deus no cumprimento de suas promessas.

Mas entendo também que existe a participação humana no crescimento da igreja.

Gosto muito dessa frase: Existem coisas que Deus espera que façamos. Existem coisas que Deus nos ajuda a fazer. Existem coisas que só Deus pode fazer.

Jesus disse aos seus seguidores: “Vão pelo mundo todo e contem as boasnovas a todas as pessoas”. Marcos 16.15; NCV

 

Desenvolvimento

A questão é: vamos nos envolver com esse Mandamento que é a Grande Comissão ou não?

O que é a grande comissão?

Quando eu não me envolvo, eu deixo de cumprir um dos propósitos de Deus para minha vida.

Deus deseja que Seu propósito seja completo em nossa vida.

Não busque apenas a sua satisfação pessoal. Não queira usar a Deus para seus propósitos, mas seja usado por Deus para os propósitos dele.

Aplicação: aqui está a frustração de muitos.

Deus nos chamou para mais próximos dele para que pudéssemos entender seus planos e seus propósitos. Conhecer o que está no coração de Deus é fantástico.

O amor de Deus nos constrange, nos faz olhar a vida e as pessoas com outros olhos.

Aí você descobre a sua missão e se apaixona por ela.

Que tipo de cristão você quer ser? Esqueça o passado agora e olhe pra frente. Que tipo de cristão você quer ser?

Deus o convida a participar na mais magnífica, ampla, multiforme e importante causa da história o Seu Reino.

Quando Jesus ordenou aos seus seguidores “irem por todo o mundo e pregarem o evangelho a todas as pessoas”, o pequeno bando de pobres discípulos do Oriente Médio ficou pasmado. Eles deveriam ir a pé ou cavalgar pequenos animais? Era tudo que tinham para o transporte, e não existiam barcos capazes de atravessar um oceano; logo, existiam verdadeiras barreiras físicas que os impediam de ir por todo o mundo.

Eles ficaram tão entusiasmados em fazer parte do Reino e levar pessoas parao Reino que superaram as barreiras e cumpriram a missão.

Aplicação: A gente dá tantas desculpas para não cumprir a missão.

Hoje, temos aviões, ônibus e automóveis. No final, é um mundo pequeno, que encolhe a cada dia.

Agora, com a Internet, o mundo está ficando ainda menor. Todo o planeta está na ponta dos seus dedos!

Nunca na história foi tão fácil cumprir a incumbência de ir por todo o mundo. Os maiores obstáculos já não são a distância, o custo ou o transporte. O único obstáculo é nossa forma de pensar.

Para esse ser cristão de excelência como foram os discípulos, você deve se dispor a algumas mudanças mentais. Sua perspectiva e suas atitudes devem mudar.

 

COMO PENSAR COMO CRISTÃO DE EXCELÊNCIA

a) Troque o raciocínio egoísta pelo raciocínio altruísta. A Bíblia diz:

Irmãos, não pensem como crianças. […] Sejam adultos no seu modo de pensar [1 Co 14.20].

Esse é o primeiro passo para se tornar um cristão de excelência. As crianças só pensam em si; já as pessoas maduras pensam nas outras pessoas. Deus ordena:

Não pensem somente em seus próprios interesses, mas estejam interessados nos outros também [Fil 2.4].

É claro que essa é uma mudança de mentalidade difícil de ser realizada, pois somos naturalmente voltados para nós mesmos, e quase todas as propagandas nos incentivam a pensar em nós mesmos.

A única forma de alterar esse padrão é lembrar o que Deus foi capaz por nós, se aproximar Dele e entender seus planos.

Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. 1 Coríntios 2:12

Comece pedindo ao Espírito Santo que o ajude a pensar nas necessidades espirituais daqueles que não crêem toda vez que for falar com eles.

Seu objetivo é verificar onde os outros se encontram em sua jornada espiritual, fazendo então todo o possível para levá-los a conhecer a Cristo.

 

b) Deixe de raciocinar de forma restrita e raciocine de forma global.

Deus é um Deus global. Ele sempre se preocupou com o mundo inteiro. Deus tanto amou o mundo… [Jo 3.16]. Desde o início, ele quis membros para sua família de todas as nações que criou. A Bíblia diz:

De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. Atos 17:26,27

Grande parte do mundo já pensa de forma global. Pense em outras nações, nos missionários que estão lá, ore por eles, manda uma mensagem para eles.

A melhor forma de começar a pensar de maneira global é começar a orar por países específicos. Cristãos de excelência oram pelo mundo.

A oração é a ferramenta mais importante na sua missão no mundo. As pessoas podem recusar nosso amor ou rejeitar nossa mensagem, mas não têm defesas contra nossas orações.

Como um míssil intercontinental, você pode apontar uma oração para o coração de uma pessoa, esteja você a um metro ou a 16 mil quilômetros de distância.

Qual deveria ser o alvo das suas orações? A Bíblia diz que devemos orar por oportunidades para testemunhar por coragem para falar, por aqueles que irão crer, para que a mensagem se espalhe rapidamente e por mais pessoas dispostas a testemunhar.

 

c) Substitua o pensamento imediatista pelo pensamento com perspectiva eterna.

Para aproveitar ao máximo seu tempo na terra, você deve manter uma perspectiva eterna. Isso irá evitar que você dê importância excessiva a questões menores e o ajudará a distinguir entre o que é urgente e o que é eterno.

Paulo disse: Fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno [2 Co 4.18].

Muitas das coisas em que empenhamos nossas energias já não significarão nada daqui a um ano, quanto mais pela eternidade. Não troque sua vida por coisas temporárias. E Paulo alertou:

[Tratem] das coisas deste mundo como se não estivessem ocupados com elas. Pois este mundo como está agora, não vai durar muito [1 Co 7.31].

Aplicação: O que você está permitindo que se interponha entre você e sua missão? O que o está impedindo de se tornar um cristão de excelência? O que quer que seja, abandone-o.

Afastemos de nós qualquer coisa que nos torne vagarosos ou nos atrase [Hb 12.1].

Jesus nos disse: Acumulem para vocês tesouros nos céus [Mt 6.22]

Como podemos fazer isso? Em uma de suas declarações mais incompreendidas, Jesus disse: Por isso, eu lhes digo:

Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas [Lc 16.9].

Jesus não quis dizer que você deve “comprar” amigos com dinheiro, mas que você deve usar o dinheiro que Deus lhe deu para levar pessoas a Cristo. Eles então serão seus amigos por toda a eternidade.

 

d) Pare de pensar em desculpas e comece a pensar em formas criativas de cumprir seu compromisso.

Se você estiver decidido, há sempre uma forma de fazê-lo, e existem organismos que irão auxiliá-lo.

Somos todos chamados para cumprir os cinco propósitos de Deus para nossa vida: adorar, ter comunhão, crescer semelhantes a Cristo, servir e sair em missão, com Deus, pelo mundo.

Deus não quer usar apenas algumas pessoas; ele quer usar todas as pessoas. Somos todos chamados para participar de uma missão para Deus. Ele quer que toda a igreja leve todo o seu evangelho a todo o mundo.

Se você quer ser semelhante a Jesus, deve ter misericórdia do mundo inteiro.

A Grande Comissão é sua comissão, e fazer sua parte é o segredo para ter uma vida de grande valor.

 

CONCLUSÃO

Para ser um cristão de excelência é preciso:

Estar disposto para sofrer mudanças mentais que são fundamentais, para que a nossa visão, atitudes e comportamento também mudem de maneira que o mundo possa enxergar o Reino de Deus através de nós.

Devemos ser dependentes de Deus a todo momento e nos deixar ser dirigidos pelo Espírito Santo, somente dessa forma compreenderemos e faremos aquilo que Deus espera de cada um de nós.

Precisamos estar atentos ao outro e buscar a salvação daqueles que ainda não tiveram um encontro com o Senhor.