INTRODUÇÃO

Todo mundo tem uma zona de conforto NA VIDA.

Há uma certa temperatura em que nos sentimos mais confortáveis.

No entanto, há uma sensação de conforto que pode se tornar uma coisa preocupante. É quando esse mesmo tipo de vida confortável invade nossa vida intelectual, espiritual e nossa vocação.

Paulo aos Filip. 3:12-14. Traz para nós o espírito que devemos andar a cada dia. Eu não alcancei ainda, mas uma coisa faço…eu prossigo para o alvo…esquecendo o que fica para trás de mim eu avanço para as coisas que estão diante de mim.

 

DESENVOLVIMENTO

I – O que é a zona de conforto?

Zona de conforto é uma série de ações (que não causam impactos), pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado. (então para que sair?)

A zona de conforto é uma inimiga perigosa do nosso futuro. É um obstáculo para o seu chamado. Uma pedra de tropeço para aquilo que Deus sonhou para você. 

Podemos dizer que a zona de conforto é o lugar que limita a nossa visão. Hoje em dia, muitos se sentem insatisfeitos com a situação em que se encontram, e até tem o desejo de mudar, de crescer, de progredir. 

Entretanto, apenas o desejo não basta, pois precisa haver uma decisão!!!!

 

II – Como sei se estou em uma zona de conforto e como posso sair dela para ser mais usado por Deus? 

 

Quero usar 4 conselhos para você não viver na zona de conforto e perder o que Deus ainda tem para você.

 

a) Analise onde você está Então o Senhor disse a Abrão:

“Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. Gênesis 12:1-3

É muito bom estar num lugar confortável, mas se quisermos viver algo novo em nossas vidas, teremos, que abandonar este lugar que limita a nossa visão.

Abrão vivia próspero no meio de sua família e certo dia Deus lhe chamou para  IR à um lugar que LHE SERIA MOSTRADO NO CAMINHO, mas para isto teria que sair da zona de conforto.

Abrão vivia no meio de sua família e num determinado dia Deus chama esse  Deus estava dizendo: Está na hora de você crescer ô bonitinho!

O que podemos aprender nessa passagem?

Gênesis 12:1a – Deus nos desafia a abandonar a zona de conforto para que possamos alcançar a sua vontade.

Gênesis 12:1b – Muitas vezes Deus não irá nos mostrar imediatamente todo o propósito.

Gênesis 12: 2 – Quando Deus nos chama para sairmos da zona de conforto, certamente ele quer fazer algo ainda maior em nossa vida.

Para chegar aonde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz. Tudo depende de você.

Precisamos analisar onde estamos e porque estamos.

Cuidado, a preguiça pode arruinar a sua vida.

O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo reparte sem cessar” (Provérbios 21:25,26).

Por isso nunca tenha preguiça de aprender sobre algo novo. 

Abraão Obedeceu e saiu de sua zona de conforto para ser pai de uma grande nação.

Segundo conselho:

b) Enfrente aquilo que está te prendendo 

 

Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa! “Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? “E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro! Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”. Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”. Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça. Gênesis 15:16

 

Abraão estava com medo. Me parece que ainda não estava totalmente seguro da promessa. Provavelmente porque sua esposa Sara era estéril.

 

Abraão não tinha filho para que a promessa se cumprisse. Isso limitava a visão de Abraão.

Se você não enfrentar os seus medos, eles continuarão crescendo. 

Mas como sair dessa zona de conforto? Vença o medo. 

Terceiro conselho:

c) Esqueça o que ficou para trás

O pai de Ló era irmão de Abraão chamado Harã e Harã morreu muito cedo para aquela época e Abraão assumiu a responsabilidade de cuidar do sobrinho. Mas o sobrinho cresceu, não dava mais para ficar dependendo do titio.

Abraão teve que cortar o cordão umbilical para ver os planos de Deus se cumprindo em sua vida.

Se você limitar o seu futuro por causa do que aconteceu lá atrás, você nunca conseguirá sair de sua zona de conforto (ficou frustrado com alguma coisa ou está preso a algo?). Você precisa parar de olhar para o espelho retrovisor da sua vida e acreditar que o melhor está por vir.

 

 d) Mantenha sua motivação ao sair da zona de conforto

“Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”. Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”. Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça. Gênesis 15:56

 

Abraão aprendeu a crer e confiar Naquele que havia desafiado a sair da zona de conforto e feito a promessa.

Em Provérbios 17:22 está escrito: “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” Então, não se esqueça de que, por mais difícil que seja, se você se manter motivado e alegre, não haverá obstáculos que conseguirão te impedir de sair da zona de conforto.

Encontra-se na zona de conforto quem está perfeitamente acomodado à sua rotina, quem não se arrisca e aceita as coisas como elas estão.

Sair da zona de conforto nos permite realizar coisas incríveis. 

CONCLUSÃO

Como sair da sua zona de conforto?

Veja na sua mente alguma coisa que você não faz, mas gostaria de fazer?

Saindo da zona de conforto, você experimentará um sentimento de realização que vai aumentar sua confiança e vai lhe permitir usar todo o seu potencial para alcançar o propósito de Deus.

Para isso precisamos fazer algumas perguntas a nós mesmos: 

Como está minha vida? 

Estou crescendo como deveria?

Estou satisfeito com o que conquistei ou onde cheguei até agora? 

Estou satisfeito com o que estou fazendo para o Senhor? 

Estou satisfeito com meu nível de crescimento espiritual?

 

Deus está nos chamando para sair da zona de conforto … para fazer o incomum!