Como os verdadeiros servos agem

Texto Base:

Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

Mateus 7:16

Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.

2 Timóteo 2:4

Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.

Gálatas 6:3

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Gálatas 6:10

Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.

Eclesiastes 11:4

 

Introdução

Servimos a Deus ao servir os outros.

O mundo define grandeza em termos de poder, posses, prestígio e posição. Se puder exigir que as outras pessoas o sirvam, você conseguiu chegar lá. Em nossa cultura egoísta, com sua mentalidade do “eu primeiro”, agir como servo não é muito apreciado.

Jesus, entretanto, mediu a grandeza em termos de serviço, e não de posição social. Deus avalia nossa grandeza pela quantidade de pessoas que servimos, não pela quantidade de pessoas que nos servem.

Os discípulos debateram sobre quem merecia a posição de maior destaque, e, dois mil anos depois, líderes, inclusive cristãos, ainda fazem manobras em busca de posição.

Mas ser como Jesus é ser servo. Foi assim que ele chamou a si mesmo.

Ter um coração de servo é mais importante.

Lembre-se: Deus o formou para servir, e não para ser egoísta.

É possível servir na igreja durante toda uma vida sem jamais ter sido servo.

Deve-se ter o coração de servo.

 

Desenvolvimento

Como você pode saber se possui coração de servo? Jesus disse:

Vocês os conhecerão pelos seus frutos. Mt.7:16 1.

Os verdadeiros servos estão sempre disposto para servir.

Eles não preenchem seu tempo com outras atividades que possam limitar sua disponibilidade. Querem estar prontos a servir imediatamente quando são chamados. Semelhante ao soldado, o servo deve estar sempre pronto para o dever:

Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil já que deseja agradar aquele que o alistou [2 Tm 2.4].

Você está disponível para Deus a qualquer momento? Como servo, você não pode ser seletivo sobre quando e onde irá servir. Ser servo significa desistir do direito de controlar sua agenda e permitir que Deus a interrompa sempre que precisar.

2. Os verdadeiros SERVOS estão atentos as oportunidades e necessidades de servir

Os servos estão sempre atentos a formas de ajudar os outros. Quando vêem uma necessidade, agarram a oportunidade de auxiliar, exatamente como a Bíblia nos ordena:

Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé [Gal 6.10].

Quando Deus põe alguém em situação de necessidade bem a sua frente, ele está lhe dando a oportunidade de crescer como servo.

Grandes oportunidades para servir nunca duram muito. Elas passam rapidamente, e algumas vezes nunca voltam a ocorrer.

Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje [Pv 3.28].

John Wesley foi um fantástico servo de Deus. Seu lema era: “Faça todo o bem que puder, com todos os recursos de que dispuser, de todas as formas que puder, em todos os lugares que puder, sempre que puder, a todas as pessoas que puder, enquanto você puder”. Isso é grandeza.

3. Os verdadeiros servos fazem o melhor que podem com o que têm à mão.

Servos não dão desculpas, não deixam para a última hora, nem esperam circunstâncias melhores. Simplesmente fazem o que precisa ser feito. A Bíblia diz:

Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá. Ec.11:4

Deus espera que você faça o que puder, com o que você tem e onde quer que você esteja.

 

4. Os verdadeiros servos fazem qualquer tarefa com a mesma dedicação.

Eles sabem que as grandes oportunidades podem estar escondidas atrás das tarefas mais simples: Davi foi achado cuidando de ovelhas no pasto, Neemias foi encontrado com uma bandeja servindo como copeiro e Paulo no auge de seu ministério, curvou-se para catar gravetos e fazer fogo para aquecer os náufragos em uma ilha (At 28: 3). Segundo os valores do Reino, nunca seremos tão grandes a ponto de Deus dizer: Você agora não precisa mais ajudar em tarefas servis.

O que quer que façam, os servos o fazem de todo o coração. O tamanho da tarefa é irrelevante. A única questão é: ela precisa ser feita?

Se você pensa ser muito importante para ajudar alguém necessitado, está na verdade enganando a si mesmo. Você é realmente insignificante [Gal 6.3].

É nos pequenos serviços que crescemos à semelhança de Cristo.

 

5. Os verdadeiros servos são fiéis ao seu chamado.

Os servos concluem suas tarefas, cumprem suas responsabilidades, mantêm suas promessas e levam a cabo seus compromissos. Não deixam um serviço feito pela metade e não desistem quando perdem o incentivo. São confiáveis e dignos de crédito.

A fidelidade sempre foi uma qualidade rara. A maioria das pessoas não sabe o valor do compromisso. Elas firmam compromissos de forma casual, e então os quebram pela razão mais fútil sem nenhuma hesitação, remorso ou arrependimento.

As outras pessoas podem contar com você? Existem promessas que você precisa manter, votos que precisa cumprir ou compromissos que precisa honrar?

Muito bem, meu servo bom e fiel. Você foi fiel ao lidar com essa pequena quantia; portanto, agora darei a você muito mais responsabilidades. Vamos celebrar juntos [Mt 25.23].

Os servos fiéis jamais se aposentam. Eles seguirão servindo fielmente enquanto viverem. Você pode se aposentar de sua carreira, mas nunca se aposentará de servir a Deus.

 

6. Os verdadeiros servos mantêm a discrição.

Servos não se promovem nem chamam a atenção para si mesmos. Em vez de agir para impressionar e se vestir para o sucesso, eles usam um avental de humildade para servir uns aos outros [1 Pe 5.5].

Obedeçam-lhes, não apenas para agradá-los quando eles os observarem, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Ef.6:6

CONCLUSÃO

No céu, Deus irá recompensar abertamente alguns de seus servos mais desconhecidos — pessoas das quais nunca ouvimos falar na terra,

Sabendo disso, não desanime quando seu serviço for desconhecido ou nem for notado. Persista em servir a Deus!

Mesmo o menor serviço é reconhecido por Deus e recompensado. Lembrese das palavras de Jesus:

E se, como meus representantes, vocês derem até mesmo um copo d’água fria e uma criança, serão seguramente recompensados [Mt 10.42].