Como posso alegrar o coração de Deus?

Texto Base:

Procurem descobrir o que agrada ao Senhor.

Efésios 5:10

 

Introdução

Agradar a Deus é o objetivo da nossa vida. Uma vez que agradar a Deus é o primeiro propósito de nossa vida, precisamos descobrir como fazer isso.

Quando eu compreendo o que é agradável a Deus, eu tenho uma noção do que Deus espera de mim: que eu O procure, O conheça, O compreenda, que eu seja provado, que eu aprenda a discernir, não conformar, não amoldar, não viver como vivem as pessoas desse mundo.

Em Gênesis temos um homem que entendeu bem o que era “agradável a Deus”.

• NOÉ dava alegria ao Senhor. Gen 6:8 (Msg)

• Noé, porém, achou graças aos olhos do Senhor” Gênesis 6:8.

• A NOÉ porém, o Senhor mostrou benevolência (NVI). – Afeto, estima em relação a alguém. Demonstrar bondade, empatia.

• Mas o Senhor Aprovou o que NOÉ fazia. (NTLH)

Quando você O agrada, isso te satisfaz. Muito legal isso!

O que faz Deus se alegrar com seus filhos?

 

Desenvolvimento

Alegramos a Deus quando…

1. O AMAMOS acima de qualquer coisa.

Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais o amava.

Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Gn.6:9

É exatamente isso que Deus mais deseja de nós: um relacionamento! Deus nos criou para amá-lo e deseja que nós também o amemos.

Através do profeta Oseias, Deus diz o seguinte para o seu povo:

“Não quero sacrifícios – quero o seu amor. Não me interesso por suas ofertas; o que Eu quero é que vocês me conheçam.” (Oseias 6.6, BV)

Aplicação do versículo.

Jesus chamou isso “o mais importante de todos os mandamentos”. Ele disse:

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento.” (Mateus 22.37-38, NVI)

Aplicação: Com relação ao amor a Deus acima de todas as coisas – quem é o principal concorrente? Quem está em segundo lugar e merece mais cuidado para não ocupar a posição principal?

A geração de Noé havia colocado algo mais importante do que Deus em seu coração.

É possível manter nosso amor por Deus acima de todas as coisas.

Alegramos a Deus quando…

2. CONFIAMOS Nele completamente.

A segunda razão pela qual Noé agradou a Deus e o fez alegrar foi o fato de ele ter confiado no Senhor, mesmo quando isso não fazia sentido.

A Bíblia diz: “Pela fé, Noé construiu um barco na terra seca. Ele havia sido avisado de algo que não podia ver e agiu apenas com base no que foi dito a ele. (…) Como consequência, Noé tornou-se íntimo de Deus.” (Hebreus 11.7, AM)

• Noé jamais tinha visto chuva, pois antes do dilúvio Deus irrigava a terra com água que brotava do solo. (Gênesis 2.5-6).

• Noé vivia a centenas de quilômetros do oceano e, mesmo que pudesse aprender a fazer um navio, como faria para colocá-lo na água?

• Noé teria de reunir todos os animais e depois tomar conta deles.

Mesmo diante dessas três possibilidades de dúvidas, Noé não reclamou da ordem de Deus e nem apresentou desculpas. Simplesmente, Noé confiou inteiramente em Deus e o fez sorrir.

Confiar em Deus completamente significa crer que ele sabe o que é melhor para sua vida.

Aplicação: A onisciência de Deus.

Aplicação: Em quais áreas de sua vida você precisa confiar em Deus inteiramente?

Confiar é um ato de adoração.

Alegramos a Deus quando…

3. Lhe OBEDECEMOS incondicionalmente.

A Bíblia nos conta sobre a reação de Noé: “Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado”

Noé obedeceu de forma rigorosa (nenhuma instrução foi deixada de lado) e de forma exata (do modo e no tempo que Deus determinou). Isso é devoção. Por isso Deus viu integridade, graça em Noé.

Obedecer significa fazer qualquer coisa que Deus lhe peça, sem duvidar nem hesitar. Frequentemente, tentamos oferecer a Deus uma obediência parcial, queremos escolher as ordens que vamos obedecer. Todavia, obediência parcial é o mesmo que desobedecer.

A obediência incondicional é realizada com alegria e com entusiasmo. A Bíblia diz: “Obedeçam a Ele de coração alegre.” (Salmo 100.2, BV)

Tiago, falando aos cristãos, declarou o seguinte:

“Nós agradamos a Deus pelo que fazemos, e não somente pelo que cremos.” (Tiago 2.24, CEV)

Como filho de Deus, podemos agradar a Deus por meio da obediência.

Qualquer ato de obediência é também um ato de adoração.

Por que a obediência agrada tanto a Deus? Porque ela prova que você realmente o ama.

Jesus disse: “Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos.” (João 14.15)

Aplicação: Quantas vezes exigimos obediência imediata e irrestrita a nossos filhos, mas … quando chega nossa hora de fazer o mesmo com nosso Pai, hesitamos e muitas vezes queremos adiar o seu mandamento ou então apenas prometemos que vamos fazer mas esquecemos que devemos obedecer no momento em que Ele manda.

Aplicação: Por exemplo quando alguém nos conta algum problema facilmente dizemos para essa pessoa, “Vou orar por você” mas não o fazemos imediatamente e depois esquecemos.

Uma vida obediente a Deus pode lhe ensinar mais sobre Deus que uma vida inteira de discussão bíblica… Davi pedia um coração puro (SL.51:10) um coração puro não é um coração vazio, mas um coração obediente… A fé nos traz a salvação; a obediência ativa, por sua vez, demonstra que a fé é genuína…

Alegramos a Deus quando…

4. O LOUVAMOS e damos GRAÇAS continuamente.

Poucas coisas trazem uma sensação tão boa quanto receber um agradecimento ou um elogio sincero de alguém. Deus também gosta de recebê-los. Ele se alegra quando expressamos diante dele nossa adoração e gratidão.

A vida de Noé alegrou a Deus porque ele vivia com um coração cheio de louvor e ação de graças.

A primeira atitude de Noé após ter sobrevivido ao dilúvio foi expressar gratidão a Deus, oferecendo-lhe um sacrifício.

“Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.” (Gênesis 8.20)

Por causa do sacrifício de Jesus, não precisamos mais oferecer sacrifícios de animais como Noé fazia. 

Em vez disso, foi-nos dito que oferecêssemos a Deus um sacrifício de louvor e um sacrifício de gratidão.

Louvamos a Deus por quem ele é e agradecemos a ele pelo que tem feito. Davi disse o seguinte: “Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças; isso agradará o Senhor.” (Salmo 69.30-31a, NVI)

A adoração funciona assim: apreciamos o que Deus tem feito por nós e então expressamos a Ele nossa satisfação. Isso lhe traz alegria e aumenta a nossa.

“Os bons ficam contentes e felizes na sua presença e, cheios de alegria, cantam hinos.” (Salmo 68.3)

Alegramos a Deus quando…

5. Usamos nossas HABILIDADES.

Após o dilúvio, Deus deu a Noé as seguintes orientações:

“Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra. (…) Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como dei a vocês os vegetais, agora dou todas as coisas.” (Gênesis 9.1,3)

É tempo de seguir com sua vida! Faça coisas que foram determinadas que os homens fizessem. Cuide da sua esposa. Tenham filhos. Constituam famílias. Plantes e comam suas refeições. Sejam humanos! Foi para isso que eu os criei!

Você deve ter a sensação de que o único momento em que Deus se agrada de você é quando você está envolvido em atividades “espirituais” — tais como ler a Bíblia, assistindo aos cultos na igreja, orando ou divulgando sua fé. E você deve pensar que Deus é indiferente às outras áreas de sua vida.

No filme Carruagens de fogo, o corredor olímpico Eric Liddell diz: “Creio que Deus me fez para um propósito, mas ele também me fez veloz, e, quando corro, sinto que agrado a Deus”. Mais tarde ele diz: “Desistir de correr seria desprezá-lo”. Não existem habilidades “não espirituais”, somente habilidades mal-empregadas. Comece a usar as suas para o prazer de Deus.

APLICAÇÃO: Somos mordomos de Deus.

Todas as atividades humanas, com exceção do pecado, podem agradar a Deus, se você as fizer com uma atitude de louvor.

Você não glorifica ou agrada a Deus escondendo suas habilidades ou tentando ser outra pessoa.

Deus nos dá habilidades, a uns mentais, intelectuais, a outros físicas, mas todos dependem uns dos outros. Nossa vida não pode ser dividida em “Espiritual” e “Secular”. Deus nos fez para ele e tudo o que fizermos seja em palavras seja em ações, deve ser feito para honra e gloria Dele.

Deus procura pessoas como Noé no século XXI, pessoas dispostas a viver para o prazer de Deus.

A Bíblia diz: Lá do céu o Senhor olha para a humanidade, procurando alguém que compreenda seus planos, procurando alguém que deseje comunhão com Ele (Salmos 14.2).

Conclusão

Foram apresentadas 5 formas de alegrarmos a Deus: amor, confiança, obediência, gratidão e trabalho. Qual destas áreas é a mais forte, qual a segunda, e assim por diante.

Hoje sua vida pode fazer Deus se alegrar!

1. O AMANDO acima de qualquer coisa.

2. CONFIANDO nele completamente.

3. Lhe OBEDECENDO incondicionalmente.

4. O LOUVANDDO e dando GRAÇAS continuamente.

5. Usando suas HABILIDADES.