Lucas. 16:10

“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.

Introdução

Alguém disse: Nós não vemos as coisas como são, mas como nós somos.

Eu vou tentar te explicar!

O modo como enxergarmos a vida molda a nossa vida. Ou seja, a nossa perspectiva irá influenciar o modo de como investiremos nosso tempo, nossos recursos, usaremos nossos talentos e valorizaremos nossos relacionamentos.

Uma dica: uma das melhores formas de compreender o outro é perguntar para ele: “Como você enxerga a sua vida?”

Você vai ouvir várias respostas e vai ver que as respostas nos ajudam a entender o que diferencia uma pessoa da outra.

Qual a sua visão da vida?

Você pode estar baseando sua vida em uma metáfora falha, uma visão distorcida da vida e consequentemente de você mesmo.

O que você precisa fazer é contestar o pensamento convencional e substituí-lo pelas metáforas bíblicas da vida.

A Bíblia diz: Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus…Rm.12:2 NTLH

 

Desenvolvimento

A Bíblia oferece três metáforas (comparações) que nos ensinam a visão que Deus tem da vida e não nós:

1) A vida é um teste;

2) A vida é uma incumbência de confiança e;

3) A vida é uma atribuição temporária.

Essas ideias são os fundamentos para um a vida que deseja ser dirigida pelos propósitos de Deus.

Hoje, falaremos os dois primeiros e o terceiro no próximo domingo com o pastor Gladson.

 

I – A vida aqui na terra é um teste.

Não tem como negar! Todos passamos por vários testes (provações ou tentações)

Essa metáfora de vida é vista em histórias ao longo de toda a Bíblia. Deus continuamente testa as pessoas quanto ao caráter, fé, obediência, amor, honestidade e lealdade.

Deus provou a fé de Abraão ao pedir-lhe que oferecesse seu filho Isaque. Deus provou a resiliência de Jacó, quando ele teve de trabalhar outros tantos anos para obter Raquel como esposa.

Adão e Eva foram reprovados em relação a obediência no teste do jardim do Éden, e Davi ora era provado, ora tentado, ora aprovado, ora reprovado por Deus em diversas ocasiões. Interessante eram as reações de Davi quando era reprovado. Reconhecimento e o arrependimento.

Quero te desafiar esta semana a ler a história de José (Gn.37-50)

Os testes tanto desenvolvem quanto manifestam o caráter de alguém, e toda a vida é um teste. Você está sempre sendo testado.

Não conhecemos todos os testes que Deus vai aplicar, mas podemos prever alguns deles, baseados na Bíblia.

Você será testado por grandes mudanças, promessas retardadas, problemas impossíveis, orações não respondidas, críticas imerecidas e até mesmo tragédias sem sentido.

Um teste muito importante é verificar qual a sua atitude quando Deus se cala para você.

Cada teste é relevante para o desenvolvimento do nosso caráter.

Cada dia é importante, e cada segundo é uma oportunidade de crescimento para aprofundar o caráter e demonstrar amor ou dependência de Deus.

A boa notícia é que Deus quer que você passe nos testes da vida, então ele jamais permitirá que você enfrente testes maiores que a graça que ele lhe concede para lidar com eles.

A Bíblia diz: … mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar? I Co.10:13

Toda vez que você passa em um teste, Deus toma conhecimento e faz planos para recompensá-lo na eternidade.

Tiago diz: Felizes são aqueles que perseveram quando são testados. Depois de serem aprovados, eles receberão a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Tg.1:12

II – A vida na terra é uma incumbência de confiança.

Essa é a segunda metáfora bíblica da vida. Nosso tempo sobre a terra, nossa energia, inteligência, oportunidades, relacionamento e recursos são dádivas que Deus nos confiou para cuidarmos e administramos.

Somos mordomos de tudo quanto Deus nos dá. Esse conceito de mordomia começa com o reconhecimento de que Deus é o dono de tudo e de todos na terra.

A Bíblia diz: Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele. Sl.24:1

Quando Deus criou Adão e Eva, confiou a eles os cuidados de sua criação e os nomeou administradores de sua propriedade.

A Bíblia diz: … e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Gn.1:28

Tudo de que nós desfrutamos deve ser tratado como uma incumbência de confiança que Deus nos pôs nas mãos. A Bíblia diz: Vocês têm alguma coisa que não tenha sido dada por Deus? E se tudo o que vocês têm vem de Deus, por que vocês se vangloriam como se tivessem realizado alguma coisa por si próprios? I Co.4:7

Nossos valores culturais dizem: “Se você não é o dono, não terá cuidado”. Mas os cristãos vivem por um padrão mais elevado: “Visto que Deus é o dono, devo cuidar da melhor forma possível”.

A Bíblia diz: Os que recebem em confiança algo de valor devem demonstrar que são dignos de tal confiança. I Co.4:2

Jesus freqüentemente se referia à vida como uma incumbência de confiança, e contou muitas histórias para ilustrar essa responsabilidade perante Deus. Na parábola dos talentos, um homem de negócios confiou sua riqueza ao cuidado dos servos enquanto estava fora. Quando retornou, avaliou a responsabilidade de cada servo e recompensou a cada um conformemente.

O dono diz: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! Mt.25:21

Ao fim de sua vida sobre a terra, você será avaliado e recompensado conforme seu desempenho ao lidar com o que Deus lhe confiou. Isso significa que tudo que você faz, mesmo uma simples tarefa diária, tem implicações eternas.

Se você trata tudo como incumbência de confiança, Deus promete três recompensas na eternidade. Mt.25:21

1) Você receberá o reconhecimento de Deus. Ele dirá: “Muito bem! Bom trabalho!”.

2) Você receberá uma promoção e uma responsabilidade maior na eternidade: “Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito.”.

3) Você será honrado em uma comemoração: “Venha e participe da alegria de seu senhor”.

Jesus disse: A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido. Lc.12:48

 

Conclusão

A vida é um teste e uma incumbência de confiança, e quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que você seja.

Uma pergunta para pensar: O que te aconteceu recentemente que agora percebe ter sido um teste de Deus? Quais as questões mais importantes que Deus te confiou?

Apelo.

Como você tem enxergado a sua vida. A enxergue com os olhos de Deus!