Crescendo por meio da tentação
Texto Base:
Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.
Introdução
Estamos falando durante este mês sobre ser discípulo de Jesus, ser parecido com ele, viver segundo a sua vontade.
E, se pudéssemos dizer de pontos essenciais na trajetória de ser um real discípulo de Jesus, com certeza, o tema desta manhã estaria no Top 3 ou Top 5 desses pontos.
E digo mais: o fato de os cristãos não compreenderem como funciona e não saberem lidar com o que falaremos nesta manhã é um dos fatores que mais contribui para o paradoxo de termos mais 40% de evangélicos no Brasil e isso não se traduzir em diferença, em transformação na nossa sociedade.
Que tema é esse pastor, já estou ansioso aqui???
Então Vamos lá…
O tema desta manhã é CRESCENDO POR MEIO DA TENTAÇÃO! E hoje à noite, haverá a sequência, VENCENDO A TENTAÇÃO, com o Pr. Paulo! Eu te aconselho fortemente a ouvir as duas mensagens!
Desenvolvimento
1. Deus espera que seus filhos cresçam e amadureçam – 1 Coríntios 3.1.2 Irmãos, não vos pude falar como a pessoas espirituais, mas como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo.
Gostaria, inicialmente, de esclarecer algo que costuma confundir a cabeça de muitos cristãos e tem a ver com ser discípulo de Jesus e o nosso tema de hoje.
I – PROVAÇÃO X TENTAÇÃO
Qual a diferença entre PROVAÇÃO e TENTAÇÃO? No grego há uma só palavra para designar provação e tentação. Daí o fato de a tradução inglesa (KJ e as demais, de modo geral) trazer tentação, em vez de provação, no texto de Tg 1.12. A diferença entre os termos, portanto, é semântica e consiste basicamente nos seguintes pontos: