Criado para agradar a Deus

Texto Base:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.

E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,
isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Efésios 1:3-10

 

 Introdução

Iniciamos hoje o segundo mês falando sobre os propósitos de Deus para a minha vida. Ouvimos já sobre os propósitos de Deus para a sua igreja, sobre quem realmente deve dirigir a sua vida e também sobre a glória de Deus, dentre outros temas que foram ministrados.

A partir deste mês vamos entender que Deus tem 5 razões principais para ter criado a mim e a você, no que nós chamamos de os 5 propósitos Dele para nossa vida – baseado no livro Uma vida com propósitos, do pastor Rick Warren. E hoje nós falaremos sobre o primeiro destes propósitos, a primeira razão da nossa existência, que é a Adoração.

Dar satisfação e viver para o prazer de Deus é o primeiro propósito de nossas vidas. Quando entendemos isto, tiramos de nossa vida o sentido da insignificância e testificamos do valor que temos para Deus.

Desde o início, lá no Gênesis, depois de ter criado todas as coisas: os céus e a terra, a luz, as águas, as plantas, as estrelas e os animais, por fim ele no sexto dia (inclusive o sexto dia no original hebraico é o único dos dias criativos que recebe o artigo definido “o”) ele cria o homem e diz que havia ficado muito bom!

E nesta humanidade de Deus, nós devemos nos lembrar que ele tem sim sentimentos e emoções. A bíblia está repleta de textos que mostram que ele sofre, tem ciúmes (Tg 4:5 “Ou vocês acham que é sem razão que a escritura diz que o espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?”, Deus ama, se entristece e tem prazer.

SL 147:11 NVT “O Senhor se agrada dos que o temem, dos que põem a esperança em seu amor.”

E qualquer atitude nossa que agrade a Deus é um ato de adoração. Então adorar não é uma parte da sua vida. Ela é toda a sua vida. Cada atitude pode ser transformada em um ato de adoração, quando realizada para louvar, glorificar e agradar a Deus.

Como um pai que nos adotou como filhos, Ele tem prazer naquilo que eles fazem, uma vez que Ele espera que tudo que façamos seja motivo de louvor da sua glória, assim como os pais ficam alegres diante de tantas coisas que seus filhos fazem.

Deus nos ama e quer ser amado por nós!

Você foi criado, você foi planejado para agradar a Deus. Jesus certa vez foi perguntado sobre o que de fato era mais importante, no que ele resume tudo no maior mandamento: MT 22:37-38 “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento”. A adoração é a palavra que resume este sentimento.

 

Desenvolvimento

Mas Ele procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade – Jo 4:24.

Adoração é a minha resposta ao amor de Deus. Como Ele nos amou primeiro, a minha resposta é entender que sou devedor de tão profundo e constrangedor amor e então responder a esse amor, adorando-o.

Deus quer que eu o ame, que eu o adore.

Mas de quais maneiras eu posso expressar este amor e essa adoração?

1) Intelectualmente

O verdadeiro culto a Deus é racional, quando o obedecemos e seguimos os seus ensinamentos racionalmente.

Rm 12:1-2 “Portanto irmãos, rogo pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A palavra grega para racional é logikos, que carrega a ideia de razoável, lógico e sensato.

Adoração é ter Deus como centro da minha atenção. Mas para que isto aconteça, a minha vida deve ser uma constante manutenção de um relacionamento íntimo com Ele.

Obedecer incondicionalmente e confiar completamente só se tornam parte da sua vida, quando você compreende os motivos pelos quais a sua fé em Deus é mantida. E quando Deus é o centro da sua vida, as suas escolhas e os seus projetos só tomarão forma se o Espírito Santo trouxer direção ao seu coração.

Atenção é hoje algo muito difícil de se conseguir. Não permita que os acontecimentos do dia a dia roubem a sua atenção do que realmente importa: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisa lhes serão dadas”.Mt 6:33

2) Apaixonadamente

Com tudo o eu sou, de todo o meu coração e de toda a minha alma.

Apaixone-se completamente por Deus e por tudo o que se relaciona com Ele.

Pv 4:23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

Deus é amor, mas também é a fonte de toda a vida. Que o seu coração esteja guardado Nele, e que a vida de Deus transborde de você para alcançar outros tantos, para louvor da sua glória.

3) De modo prático

Cl 3:23 “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor. E não para os homens” E isto ressignifica tudo.

Deus nos criou e nos deu dons, talentos e habilidades. E o uso destes atributos é de fundamental importância para o crescimento do seu reino aqui na terra.

O seu motivo maior, de todos os dias, deve ser ter uma vida tranquila, de paz. Quando louvamos a Deus com nossas ações, sejam elas cotidianas ou não, conseguimos testificar pelo seu Espírito que estamos guardados Nele.

Is 26:3-4 “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna”.

Tenha expressões práticas de adoração a Deus. A forma como você se dirige a Ele, a forma como você cuida da sua família e de você, quando você ajuda alguém, a sua oferta de tempo e de recursos financeiros na casa de Deus, todas estas são expressões práticas de quem foi criado para agradar a Deus!

Conclusão

O nosso Deus está a sua espera para manter um profundo relacionamento conosco. Ele nos amou primeiro e espera que nós o amemos retributivamente.

Os 6:6 NVT “Quero que demonstrem amor, e não ofereçam sacrifícios. Quero que me conheçam, mais do que desejo holocaustos”.

Deus quer relacionar-se intimamente conosco, e este relacionamento é baseado em amor, louvor de sua glória e adoração.

Perguntas:

Você tem noção da dimensão do amor de Deus por você?

Você já disse que ama a Deus?

Adoração é a resposta, é a retribuição ao amor de Deus.

Por isto, a coisa mais importante a aprender na vida é ter a certeza de que Deus te ama. Mas a coisa mais importante para fazer na vida é amar a Deus.

Amar é entrega, e você precisa se entregar a Ele.

Adoração é a vida e o idioma do Reino e Deus!

Não fique de fora.

Que Deus nos abençoe.