Criado, salvo e chamado para servir

Texto Base:

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Efésios 2:10

 

 

Introdução

Hoje então queria pensar com vocês sobre como Deus nos criou para viver uma vida de serviço a Deus e ao próximo!

Nosso tema de hoje é: “Criado, salvo e chamado para servir” seguindo a ideia total do texto podemos ver que Deus nos resgatou para viver uma vida livre das amarras do pecado que gera em nós morte, e Ele designou um propósito para vivermos essa vida abundante e vibrante nEle!

O texto base que lemos revela que fomos criados com o propósito de realizarmos boas obras que Deus preparou de antemão para mim e para você.

 

Desenvolvimento

1) Fomos criados por Deus!

Precisamos partir do ponto que fomos criados por Deus e que Ele a nos criar, idealizou um estilo de vida para vivermos e esse estilo de vida tem por objetivo refletir quem Ele é!

Nos relatos que temos da criação do homem, as escrituras dizem que Deus está criando todas as coisas e decide criar a humanidade e diz: “Façamos o homem à nossa imagem e a nossa semelhança” olha que interessante, Deus a nos criar quer que sejamos “a sua imagem” Deus até aqui na sua criação faz tudo perfeito e bom, mas agora Ele resolveu elevar o nível, Ele quer criar algo que reflita sua imagem e que seja semelhante a Ele, e diz mais o texto, diz que ao terminar a criação “viu Deus que era muito bom!”

Aplicação:

Você foi criado por Deus, você foi planejado por Ele em Jeremias 1:5 diz: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Essa verdade sobre o profeta também se aplica a mim e a você, mesmo que alguma situação diga que você não foi planejado ou desejado diante dAquele que tem todo poder e que pelo poder da sua palavra criou todas as coisas inclusive a humanidade, você foi planejado e criado para um propósito: refletir Aquele que te criou!

 

2) Salvo em Cristo

Assim como os nossos irmãos em Éfeso, nós vivíamos mortos em nossos pecados e inclinações humanas do pecado que fez separação entre nós e Deus e Ele por sua misericórdia nos alcançou com sua graça e nos salvou de viver uma “vida” sem refletir quem Ele é!

Agora eu e você podemos viver uma vida que tem um propósito, porque fomos salvos para viver e ser como Jesus, servindo ao Pai e refletindo esse profundo amor que resolveu nos resgatar da morte e Jesus é o nosso parâmetro, Jesus se entrega por amor, Jesus nos ensinou que devemos servir ao próximo, pois essa é a vontade do Pai, porque o Pai (Deus) nos serviu enviando Jesus para nos resgatar!

Essa salvação que Ele nos deu gera em nós uma alegria e uma profunda gratidão pelo que Ele fez e por isso queremos servi-lo e ser como Ele! Rick Warren em seu livro, Uma vida com um propósito, disse: “Pela salvação, nosso passado foi perdoado, nosso presente faz sentido e nosso futuro é seguro”.

 

Aplicação:

Você já parou para pensar o porquê Deus ao te salvar não te levou direto para o céu? Existe uma explicação para isso, é porque Ele tem um ministério aqui nesse mundo para você, Ele quer que com os dons, talentos e habilidades que você possui, você sirva ao seu próximo como Ele nos serviu, que você leve as boas novas de salvação assim como Ele trouxe até nós, Ele quer que você mostre a outros que apesar de estarem separados dEle, existe um novo caminho de acesso ao Pai aberto para nós!!!

 

3) Seu serviço ecoa na eternidade

O texto que lemos mostra que existe um objetivo claro de Deus ao nos salvar, esse objetivo é que Ele nos chamou para sermos ministros da reconciliação servindo ao próximo com amor e dedicação, pois esse serviço meu e seu foi pensado por Deus na eternidade, ou seja, começa lá na eternidade e só terá fim lá também, por isso o seu e o meu serviço tem eco na eternidade!

Eu gosto muito do filme Gladiador e em uma das cenas o Lucius diz que:” o que fazemos aqui ecoa na eternidade…”

É bem isso, quando eu e você entendemos que fomos alcançados pela graça salvadora de Jesus e que Ele nos amou ainda quando estávamos perdidos, mortos em nossos pecados e que agora já não existe nenhuma condenação, porque Ele nos alcançou, nossa atitude primeira é amar a Deus por isso, e isso reflete em sermos como Ele e amar ao próximo não somente em palavra, mas em atitudes e com ações!

 

Aplicação:

Deus quando te criou Ele te fez com uma capacidade, te deu talentos, habilidades, derramou sobre você dons naturais e espirituais e Ele espera que você use cada uma dessas características que são únicas para abençoar, servir ao próximo, e com isso as pessoas e o mundo verá quem Jesus é!

Eu costumo dizer nos discipulados, que Deus nos chama de forma específica e que nós respondemos a Ele com um propósito de vida, então, quando Deus nos chama a nossa resposta a esse chamado se torna o nosso propósito de vida, e assim as pessoas que Ele colocou ao nosso redor são abençoadas, cuidadas, servidas porque estamos respondendo ao chamado de Deus servindo a Ele e ao próximo!

 

CONCLUSÃO

Quero concluir dizendo que mesmo que você ainda não tenha tido um encontro com esse poder criador, essa graça que nos salvou, hoje é o dia que Deus escolheu para te mostrar que Ele te fez para viver uma vida abundante, te tirando da morte, mostrando sua misericórdia e essa vida nova implica em refletir quem Ele é!

Minha pergunta para você que já foi encontrado por essa graça salvadora está sendo expressa em ações, será que você tem ouvido o chamado de Deus para servir aos outros e levar esse amor assim como Jesus nos revelou? Deus te abençoe!