Deus pode restaurar o sentido da sua vida!

Texto Base:

A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:

“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem”.

O Senhor, porém, me disse: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar.

Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor.

O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras.

Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar”.

Jeremias 1:4-10

 

 

Introdução

Particularmente, eu gosto de ler biografias e aprender lições importantes para a minha própria vida por meio da história das outras pessoas. Aliás, como dizem: “Sábio é quem aprende com o erro dos outros e não repete os mesmos erros na sua própria jornada!”.

Uma característica peculiar às biografias é que elas não se preocupam em narrar – simplesmente – histórias de sucesso, mas, antes, a jornada que essas pessoas fizeram até alcançarem o sucesso (ou não, no caso de alguns!).

Já verifiquei que cerca de 80% das histórias dessas pessoas são experiências ruins, desastres, conflitos, perdas e até situações próximas à morte! Mas, os outros 20% narram como essas situações ruins contribuíram para uma tomada de decisão que as ajudou a construir uma nova história em suas vidas! Hoje, eu pretendo contar 3 histórias para inspirar a sua vida.

 

História 1 – Em Abril de 2018, num encontro anual de Capelães Militares, conheci o Sgt Timothy Payne, das Forças Especiais do Exército Americano. Narrar a história de sua missão no Afeganistão (2011), seu acidente, seu processo de recuperação e decisão de ajudar outros por meio de sua vida e testemunho cristão.

História 2 – Contextualização do texto bíblico = (Resgate histórico-biográfico de Jeremias como profeta (627-586 aC) e o fim trágico com a destruição de Jerusalém e o exílio babilônico)

A história de homens como o Sgt Tim, dos muitos personagens bíblicos ou, especialmente, cada uma das nossas histórias de vida revelam que experiências “extraordinárias” nos tiram da “vidinha” pequena e limitada para uma consciência maior de quem nós somos em Deus e a partir Dele a nossa missão para o mundo!

Basta querermos olhar para os acontecimentos em nossas vidas com os olhos da fé e com a força do Espírito Santo!

No “Livro das Lamentações”, Jeremias nos ensina a resgatar a esperança diante de situações de sofrimento, perdas ou desespero. Ele diz: “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança…”

 

Desenvolvimento

PONTO 1 – SUA VIDA FAZ PARTE DE UM PROPÓSITO ETERNO DE DEUS

“O Senhor Deus me disse: — Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.”

Pela fé em Cristo, a Bíblia nos afirma que fomos Criados // Chamados // Convocados por Deus para uma missão neste mundo:

“antes de nascer” – Jeremias tinha 20 anos (☆648 aC) Somos tentados, frequentemente, a esquecer os nossos sonhos pelo caminho.

Vamos sendo consumidos pelo dia a dia e seguindo em direção às “conquistas” que nos distanciam de nós mesmos e da vocação que Deus tem para nós! Corremos atrás de tantas coisas – até pedimos a Deus que nos ajude com cada uma delas – mas, nos perdemos em meio a uma correria sem propósito!

Perguntas importantes: “Em que momento paramos de viver? Em que momento perdemos o sentido, o fio da meada? Quando deixamos de ser quem viemos para ser e passamos apenas a existir?”

“O que faz com que tanta gente chegue ao ponto de não ver sentido na vida?” (Paulo Alvarenga – Dance com seus medos – p.44)

PONTO 2 – VIVER COM PROPÓSITO ENVOLVE DISPOSIÇÃO E MOTIVAÇÃO CORRETAS

“Então eu disse: — Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem. Mas o Senhor respondeu: — Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.”

É preciso nutrir cuidado e zelo com o que recebemos: uma missão de Deus! Disposição e motivação precisam ser positivas do ponto de vista de estar alinhado à vontade de Deus! Mas, muitas vezes, somos tentados a usar inúmeras desculpas que, na verdade, nos afastam tanto de nossa missão quanto – até mesmo – de Deus!

Aprenda a desenvolver seus talentos e, talvez, aprender novas habilidades crendo e tendo certeza do chamado de Deus para sua vida, somando a isso determinação! Saiba que as coisas não vão ser fáceis só porque são “de Deus”! Confira as palavras de Jeremias logo após a invasão das forças babilônicas e a destruição de Jerusalém.

 

Eu sou o homem que viu a aflição trazida pela vara da sua ira.

Ele me impeliu e me fez andar na escuridão, e não na luz;

sim, ele voltou sua mão contra mim vez após vez, o tempo todo.

Fez que a minha pele e a minha carne envelhecessem e quebrou os meus ossos.

Ele me sitiou e me cercou de amargura e de pesar.

Fez-me habitar na escuridão como os que há muito morreram.

Cercou-me de muros, e não posso escapar; atou-me a pesadas correntes.

Mesmo quando chamo ou grito por socorro, ele rejeita a minha oração.

Lamentações 3:1-8

Tornei-me motivo de riso de todo o meu povo; nas suas canções eles zombam de mim o tempo todo.

Fez-me comer ervas amargas e fartou-me de fel.

Quebrou os meus dentes com pedras; e pisoteou-me no pó.

Tirou-me a paz; esqueci-me do que significa prosperidade.

Por isso digo: “Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor”.

Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar.

Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.

Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!

Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.

O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;

Lamentações 3:14-25

Nesse sentido, conseguimos compreender o que escrevi no meu livro “Quando chega o sofrimento”: “Que quando Deus deseja realizar os seus propósitos em nossas vidas, Ele permite que não apenas coisas boas nos aconteçam, mas, Ele também permite que coisas ruins nos sobrevenham, para nos desestabilizar a fé e os nossos conceitos religiosos preestabelecidos”.

 

PONTO 3 – É DEUS QUEM CAPACITA PARA VIVER O SEU PROPÓSITO

“Aí o Senhor estendeu a mão, tocou nos meus lábios e disse: — Veja! Eu estou lhe dando a mensagem que você deve anunciar. Hoje, estou lhe dando poder sobre nações e reinos, poder para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar.”

Conhecimento técnico + Capacitação de Deus: o “poder de Deus” que nos diferencia! Por isso, podemos crer nos sonhos e planos que vem aos nossos corações e mentes, porque mesmo parecendo impossível, Deus mesmo está interessado que alcancemos sucesso em nossa missão, porque a missão é Dele desde o início de nossa existência!

Qual é nossa missão? Transformar pessoas sofridas, sentadas e satisfeitas… fazer algo para desafiar e mover as pessoas da sua acomodação, da sua zona do conforto, do inferno para a nova vida em Cristo! Insatisfação santa!

“A única maneira de viver com entusiasmo e contagiar positivamente as pessoas é acreditando em si mesmo. Pessoas entusiasmam pessoas. Pessoas [hostis] desentusiasmam as outras. Pessoas tóxicas nos puxam para baixo, gerando ambientes tóxicos” – (Paulo Alvarenga – Dance com seus medos- p.68)

CONCLUSÃO

Você é um projeto criado para dar certo! “Não importa o seu chamado… “Você pode ser um professor, um arquiteto, um médico ou um marceneiro. Mas se escolher… uma vida de serviço, isso exigirá de você o melhor que você tem.

Talvez você não tenha a necessidade de ser grande, mas o mundo precisa de sua grandeza. Seja o que for que Deus colocou dentro de você que poderia ser descrito como grande, nunca foi destinado a você, de forma alguma.

Foi algo confiado às suas mãos. A grandeza não pertence àquele que a carrega, mas ao mundo que precisa dele” – (Erwin McManus – O caminho do guerreiro – p.81-82)

“Servir é sacrificar. Servir é se entregar pelo bem de outros. Jesus usou seu poder para servir e, nessa situação de serviço, vemos a grandiosidade dele” (Erwin McManus – O caminho do guerreiro – p.72)

História 3 – Nesse mês de julho eu completo 22 anos me dedicando ao ministério pastoral e me recordo de quantas vezes, nesse período, fui tentado a desistir… quantas vezes me senti desanimado… inúmeras as vezes que pensei em mudar de direção!

Mas, por quê eu ainda estou de pé e seguindo firme nessa carreira? Deus, um dia, alcançou meus avós, meus pais e, antes mesmo que eu fosse formado no ventre da minha mãe, Ele tinha um propósito com a minha vida e continua fazendo de tudo para que eu permaneça firme!

Por isso, porque Deus mesmo está conosco é que, independentemente das circunstâncias, nossas vidas continuarão no centro da vontade Dele!