É possível vencer os traumas da vida

Texto Base:

Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe.

O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.

Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos.

Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos,

morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e o seu marido.

Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar com suas duas noras para a sua terra.

Assim ela, com as duas noras, partiu do lugar onde tinha morado. Enquanto voltavam para a terra de Judá,

Noemi disse às duas noras: “Vão! Voltem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo.

O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido”. Então deu-lhes beijos de despedida. Mas elas começaram a chorar bem alto

e lhe disseram: “Não! Voltaremos com você para junto de seu povo! “

Disse, porém, Noemi: “Voltem, minhas filhas! Por que viriam comigo? Poderia eu ainda ter filhos, que viessem a ser seus maridos?

Voltem, minhas filhas! Vão! Estou velha demais para ter outro marido. E mesmo que eu pensasse que ainda há esperança para mim — ainda que eu me casasse esta noite e depois desse à luz filhos,

iriam vocês esperar até que eles crescessem? Ficariam sem se casar à espera deles? De jeito nenhum minhas filhas! Para mim é mais amargo do que para vocês, pois a mão do Senhor voltou-se contra mim! “

Elas então começaram a choram bem alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.

Então Noemi a aconselhou: “Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! “

Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!

Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! “

Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.

Prosseguiram, pois, as duas até Belém. Ali chegando, todo o povoado ficou alvoroçado por causa delas. “Será que é Noemi? “, perguntavam as mulheres.

Mas ela respondeu: “Não me chamem Noemi, chamem-me Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga!

De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Por que me chamam Noemi? O Senhor colocou-se contra mim! O Todo-poderoso me trouxe desgraça! “

Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita. Elas chegaram a Belém no início da colheita da cevada.

Rute 1:1-22

 

Introdução

Nossa passagem por essa vida quase sempre é marcada por situações traumáticas que nos marcam, machucam e por vezes deixam cicatrizes em nossa alma.

A história de Noemi é uma história dramática; dramática porque é marcada por grandes perdas, infortúnios e traumas. Noemi viveu em um período de instabilidade econômica, moral, política e espiritual.

Período dos juízes, foi um período de de insegurança para as famílias, apostasia religiosa, inimigos invadiam Israel levavam suas colheitas e etc.. (Período durou 330 anos)

Desenvolvimento

1- Precisamos Compreender que os dramas acontecem para todos e precisamos enfrentá-los ao invés de fugir.

Noemi viveu o drama:

*da pobreza

*da mudança de País

*das perdas

*da solidão

*da despedida

*da amargura

Noemi significa: Feliz, ditosa, bem-aventurada

 

2- Quando o quadro geral se mostrar pessimista, precisamos entender que existem coisas boas acontecendo. No caso de Noemi: Ela estava viva, ela construiu relacionamentos saudáveis. Suas noras: Rute e Orfa a amavam.

Quando seu coração tiver apertado de dor, abra os olhos e veja o número de pessoas que gostam de você pelo que você é. Firme-se na palavra e nas promessas de Deus.

Ele é bom suficiente para transformar as tragédias da nossa vida. Deus é poderoso para transformar as noites de choro em manhãs de alegria. Vales áridos em mananciais. Transformar as circunstâncias mais difícies da vida em vitória. 

CONCLUSÃO 

O plano de Deus é sempre maior e melhor que o nosso. Deus continua no trono, não se dê por vencido, não entregue os pontos. Jesus está olhando pra você. Não perca a esperança. Deus é poderoso para abrir uma frobteira em sua vida. Deus está no controle.

Ele é podoroso para reverter esse quadro sombrio e triste que você possa está passando. Alguém disse: “Os que mergulham no mar da aflição trazem pérolas em suas mãos.”