João 14:6 Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninquém vem ao Pai senão por mim.

João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Jesus veio implantar o Reino de Deus – Mateus 3:1.2 Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia. Ele dizia: Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus.

  • João Batista foi o precursor do Messias
  • O povo estava distante e distância gera rompimento e esfriamento. João pregava o arrependimento!
  • Não era distância de conhecimento, mas distância no relacionamento.

A implantação do reino de Deus não foi apenas verbal mas exemplar, implantação demonstrada na vida e com a vida de Jesus dia após dia.

Olhando para a vida e palavras de Jesus podemos ver alguns dos pilares do seu ministério

  • busca pela proximidade – acesso ao pecador
  • oferecimento do perdão pois o pecado traz vários danos
  • exercício da misericórdia
  • intervenção divina

Tudo isso demonstra o valor que Deus dá à nossa vida – a vida é valiosa!

1) Olhar apenas para os dias atuais sem a perspectiva da vida eterna é algo extremamente perigoso! Olhar a parte sem o todo é sempre perigoso!

  • Porque nesses dias temos visto injustiças e prosperidade do ímpio – Malaquias 3:13.15 Vocês disseram palavras duras contra mim, diz o Senhor, e ainda perquntam: “O que falamos contra ti?” 14. Vocês dizem: “É inútil servir a Deus. De que nos adianta guardar os seus preceitos e andar de luto diante do Senhor dos Exércitos? 15. Agora, pois, nós vamos dizer que os soberbos é que são felizes. Também os que praticam o mal prosperam; sim, eles tentam o Senhor e escapam.” Malaquias 3.18 Então vocês verão mais uma vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve.
  • Porque nem tudo que se planta aqui será aqui colhido 2 Coríntios 5:10 Porque é necessário que todos nós compareçamos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. Tribunal de Cristo
  • Porque em alguns momentos Deus se cala – muitos entendem esse silêncio de forma equivocada, pois o analisam segundo suas próprias perspectivas – Administrar o silêncio é um grande desafio!
    • Mesmo sem todas as respostas devo me manter firme e confiante nas respostas que já tenho – Deuteronômio 29:29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

    2 ) Como devemos encarar a vida aqui nesta terra? 1 Coríntios 15:19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.

    • Não como absoluta mas parte de um todo.
    • Importante sim, mas passageira. 2 Timóteo 4:7.8 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Desde agora me está guardada a coroa da justiça, que o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.
    • Oportunidade para fazer o bem e tomar boas escolhas. Hebreus 9.27 “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo,”

     

    3) Como devemos entender a vida eterna?

    • A vida eterna é uma promessa para quem crê em Jesus! João 3:36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.
    • A vida eterna é um presente de Deus. Efésios 2: 8.9 Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
    • É na vida eterna que experimentaremos com plenitude a vida em abundância que Jesus prometeu. João 10.10 “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

    Sem liberdade não há como viver “libertar do jugo do pecado”

    Marcos 10:17 Pondo-se Jesus a caminho, um homem correu ao seu encontro e, ajoelhando-se diante dele, perguntou-lhe: – Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18. Jesus respondeu: – Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. 19. Você conhece os mandamentos: “Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho, não defraude ninguém, honre o seu pai e a sua mãe. 20. Então o homem respondeu: – Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. 21. E Jesus, olhando para ele com amor, disse: – Só uma coisa falta a você: vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu; depois, venha e siga-me. 22. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.”

    • Jesus aponta para a palavra
    • Jesus aponta para o coração do homem que queria a vida eterna, mas não estava disposto a abrir mão das coisas passageiras deste mundo.