Simão Pedro lhe perguntou: “Senhor, para onde vais? ” Jesus respondeu: “Para onde vou, vocês não podem me seguir agora, mas me seguirão mais tarde”. Pedro perguntou: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por ti! ” Então Jesus respondeu: “Você dará a vida por mim? Asseguro-lhe que, antes que o galo cante, você me negará três vezes! “

João 13:36-38

Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas.

João 21:17

 

Hoje vamos falar sobre Jesus a esperança para recomeçar, poderia ter escolhido muito outros personagens porque Jesus é a esperança para todos, como temos aprendido ao longo dessa série! O recomeço é algo que faz parte da vida do ser humano, segundo o dicionário recomeçar é: Começar de novo; refazer depois de interrupção; retomar: recomeçar um trabalho. Vamos ver como Jesus foi a esperança para Pedro recomeçar e que essa esperança também sirva para mim e pra você!

 

1) Pedro acreditava que não decepcionaria Jesus.

Pedro sempre foi um dos discípulos mais próximos de Jesus e por sua personalidade sempre proativo (como diria minha avó “pra frente” …) Pedro acreditava que ele era capaz de entregar a vida dele por Jesus segundo o texto que lemos, mas Jesus sabia que Pedro o negaria, Pedro acreditava que seria capaz daquilo que estava dizendo e não pensava que falharia com o seu Mestre. Pedro ficou decepcionado consigo mesmo ao não conseguir cumprir com sua promessa ao mestre e logo se viu incapaz de realizar a obra pela qual havia sido chamado pelo Mestres para fazer! Eu acredito que Pedro ao olhar nos olhos de Jesus enquanto ele era levado e após negá-Lo 3 vezes entrou em uma depressão, se sentia como se houvesse falhado!

 

Pedro respondeu: “Homem, não sei do que você está falando! ” Falava ele ainda, quando o galo cantou.

O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”.

Saindo dali, chorou amargamente.

Lucas 22:60-62

 

2) As circunstâncias nos fazem desacreditar!

Aquela situação fez com que Pedro não acreditasse mais que era capaz de ser aquilo que Jesus havia fala que ele era, muitas vezes nós somos como Pedro as circunstâncias nos fazem duvidar de quem somos em Deus e daquilo que Jesus nos disse que faríamos, infelizmente muitas vezes nós olhamos para o que está acontecendo ao nosso redor e isso nos faz desistir de algumas coisas, nos faz parar! Pedro por não ter conseguido cumprir com aquilo que ele imaginava que faria pelo Mestre acreditou que não servia para ser um discípulo e por isso deixou de acreditar naquilo que Jesus havia dito a ele que ele seria, no seu primeiro encontro com Jesus Pedro ouve do Mestre que ele seria pescador de homens e não mais de peixe (Mat. 4:19) ele deixa o chamado de Jesus por conta das circunstâncias que estava vivendo e volta a ser pecador de peixe! Quantas vezes nós por conta do que estamos vivendo o do que fizemos deixamos de crer e nos esquecemos daquilo que Jesus nos disse e até de quem Deus disse que somos!?

 

3) Em Jesus sempre existirá um recomeço

O apóstolo Pedro foi surpreendido com várias notícias que vieram depois da sua falha e isso fez com que ele tivesse alegria, mas uma série de dúvidas se realmente era capaz de seguir sendo um discípulo de Jesus, se Jesus o aceitaria novamente, se não negaria a Jesus no próximo desafio que viria! Mas Jesus é especialista em nos dar esperança pra recomeçar e foi isso que ele fez com Pedro, Jesus espera um momento igual ao do primeiro encontro dele para chamar Pedro em reservado e ter um papo de esperança com ele, onde pergunta por 3x se Pedro seria capaz de amá-Lo e a resposta de Pedro mostra que ele não estava tão seguro assim como da vez em que ele saiu do barco e caminhou com Jesus nas águas e nem quando Jesus pergunta quem dizem que Ele era que Pedro respondeu que Ele era o Cristo! Mas Jesus não nos olha pelo que fazemos, Jesus não nos olha a partir das circunstâncias, Ele nos vê a partir de quem Deus diz que somos e Ele propõe para Pedro um recomeço “apascenta minhas ovelhas”.

 

Qual o recomeço Jesus está te dando a oportunidade de ter hoje? Lembre-se que Jesus é a esperança para um novo recomeço e não importa o que fez ou as circunstâncias que você está vivendo, sempre é tempo de recomeçar com Jesus! A vida de Pedro nos mostra que o recomeço de Pedro produziu os frutos que Jesus esperava dele e que porque ele acreditou na esperança que é Jesus e recomeçou muitas pessoas puderam ser abençoadas por suas palavras, suas experiências e testemunhos! Vamos recomeçar?