Missão começa em casa

Texto Base:

Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos;

as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.

Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas.

Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.

A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica.

Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta.

Ordene estas coisas para que sejam irrepreensíveis.

Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.

1 Timóteo 5:1-8

 

 

Introdução

• Iniciamos uma nova série de estudos temáticos em nossos domingos com o tema central “Chamados para uma missão”

• O que é missão? No dicionário temos a seguinte descrição: “Incumbência que alguém deve executar a pedido ou por ordem de outrem; encargo”

• Jesus entregou a nós a missão de sermos como Ele, isto é, de sermos Seus discípulos, e de fazermos outros discípulos pregando a Sua Palavra a todas as pessoas em todo o mundo.

• O mundo é tão grande e há tanto para se fazer, que às vezes não sabemos por onde começar…

• Missão começa em casa

 

Desenvolvimento

1) POR QUE MISSÃO COMEÇA EM CASA?

• Paulo está entregando a Timóteo orientações para conduzir a Igreja. Vamos entender mais:

1 Timóteo 5:1,2: “1 Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos;

2 as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.”

• Aqui, Paulo usa como referência para o cuidado da Igreja o cuidado com a família. PERCEBE QUE A FAMÍLIA VEM PRIMEIRO PARA QUE ASSIM POSSA SERVIR DE REFERENCIAL?

• Se você não vive a transformação do Evangelho no seu ambiente familiar primeiro, tudo o que você mostrar de vida cristã fora desse ambiente não passará de encenação.

• O ministério do cuidado da família é necessário para capacitar você a servir fora do ambiente dela.

1 Timóteo 5:3,4 : “3 Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas. 4 Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus.”

• Paulo ensina Timóteo que é responsabilidade da Igreja amparar as viúvas realmente necessitadas – elas não têm família – e as que possuem familiares devem receber amparo dos seus porque isso é bom e agradável a Deus.

• Em resumo, é bom e agradável a Deus que a família ampare antes que qualquer um, inclusive a Igreja.

1 Timóteo 5:5-8 : “5 A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica. 6 Mas a que vive para os prazeres, ainda que esteja viva, está morta. 7 Ordene estas coisas para que sejam irrepreensíveis. 8 Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.”

• O que acontece àquele que nega a fé?

 

2) COMO VIVER MISSÃO EM CASA?

➢ 2.1) CORAÇÃO CONVERTIDO E COM MOTIVAÇÃO CORRETA Colossenses 3:23,24 : “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”

➢ A motivação deve ser antes de tudo agradar a Deus. Paulo aqui neste contexto está falando justamente sobre deveres domésticos:

“18 Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

19 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.

20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.

21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.

22 Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.

23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens,

24 Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” Colossenses 3:18-24

➢ Paulo mostra que fazer tudo como ao Senhor é a base, o sustentáculo dessa ação de servir no ambiente familiar. O serviço à família não acontece porque o outro merece. Servir aos de casa é expressão de uma vida que é vivida para Deus.

 

 

➢ 2.2) COMUNICAÇÃO SAUDÁVEL

• A comunicação na família deve ser tão saudável e inspirar tanta confiança, que Paulo usou essa comunicação com a família como referência para se comunicar com a Igreja naquele primeiro texto que lemos dirigido a Timóteo (1 Timóteo 5:1,2: “1 Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos;

2 as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.”)

• Essa comunicação tem: EMPATIA, NÃO JULGAMENTO, RESPEITO, PACIÊNCIA, PROPÓSITO CERTO

• Demostre Jesus em seus atos e palavras em casa

 

➢ 2.3) TENHA A PALAVRA DE DEUS COMO FUNDAMENTO NAS AÇÕES PARA UMA FÉ NÃO FINGIDA E DISCIPULE SUA FAMÍLIA NO CONHECIMENTO DE DEUS

➢ “4 Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo; 5 Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” 2 Timóteo 1:4,5

• Foi a família de Timóteo – nas pessoas da avó e da mãe – que ensinou, pelo próprio testemunho de ações coerentes com a Palavra, a viver uma fé não fingida

• Timóteo foi ensinado desde criança: “14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 3:14,15

 

CONCLUSÃO

• Vimos que todos possuímos a missão de pregar Jesus e que essa missão começa em casa

• É bom e agradável a Deus o cuidado com a família

• Negar os da família é como negar a Deus

• Para vivermos missão em casa precisamos de um coração convertido e com motivação correta de fazer tudo como ao Senhor, investir em comunicação saudável e em viver e discipular pela Palavra

• Pra que você possa colocar tudo isso em prática, é preciso antes de tudo que Jesus seja seu Senhor