Missão começa onde você está e termina onde Deus quer

Texto Base:

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Atos 1:8

 

 

Introdução

Hoje falaremos sobre um tema que me fala muito ao coração, que é MISSÃO. Nós fomos CHAMADOS PARA UMA MISSÃO! Deus tem uma missão para cada um de nós e para a Sua Igreja!

Segundo David Bosch, autor do livro Missão Transformadora: 
“A missão possui sua origem no coração de Deus. Deus é uma fonte de amor que envia. Esse é o manancial mais profundo da missão. É impossível penetrar mais fundo; existe missão porque Deus ama as pessoas.”



Portanto, existe a missão maior, ou, Missio Dei (Missão de Deus), que se apresenta em toda a Bíblia, desde a criação do homem em Gênesis, passando pela queda e o envio de Jesus (o missionário) para nossa redenção, e se completará com a vinda do Senhor e a restauração de todas as coisas; e, alinhada com a missão maior de Deus, como dissemos de início, Ele tem uma Missão para cada um de nós e para Sua Igreja.

É a partir daí que vem nosso entendimento de Missão, Missões, fazer Missões e Missões da Igreja.

No dia a dia, acabamos moldando a compreensão de Missão (de Deus e a que Deus tem para cada um de nós e para sua Igreja) a uma ideia comum de Missões, de, necessariamente, algo que alguém irá fazer em um lugar distante para o qual foi ou será enviado! E esse alguém, que vai, é chamado missionário!

Aqueles meninos da Jocum, ou aqueles que fazem um seminário e são enviados por uma Junta ou Agência Missionária, às vezes por uma Igreja… Alguém que tem coragem de largar seu trabalho, seus estudos, sua família…

É assim que costumamos pensar quando se fala em Missão, com essa ideia Missões. Essa parece uma questão sem maiores implicações, mas, na verdade, ela é de grande importância, pois, como veremos, Missão não se reduz a alguém que é enviado para algum lugar distante para pregar o Evangelho, nem acaba quando esse alguém retorna para o local de onde foi enviado.

E ela tem uma fonte, que é próprio Deus!

Como é o título da nossa mensagem: Missão começa onde você está e termina onde Deus quer!

  

Desenvolvimento

I – SE VOCÊ É UM CRISTÃO DISCÍPULO, VOCÊ JÁ FOI ENVIADO João 20:21

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.

Se você entendeu, realmente, o que é ser um cristão, ser um discípulo de Jesus, se você experimentou uma conversão genuína e plena, então tenho três notícias pra te dar:

1a) você tem uma missão;

2a) você já foi enviado!

3a) sabe quem te enviou? ELE, o próprio Jesus!!!

As carroças já foram queimadas, os barcos foram afundados no cais… Quem pôs a mão no arado, não pode mais olhar para trás!

Deu aquele frio aí na barriga? Bateu um certo receio, o peso da responsa? Ouça o que Jesus falou antes de enviar!

João 6:57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá

VOCÊ JÁ FOI ENVIADO, MAS NÃO TENHA MEDO! SE VOCÊ SE ALIMENTAR DELE, POR ELE VOCÊ TAMBÉM VIVERÁ!

Para a Missão que Deus te deu, você já foi enviado. Deus, “a fonte de amor que envia”, já enviou o Seu Filho, para te resgatar e Jesus, assim como Ele foi enviado pelo Pai, também já te enviou para fazê-lo conhecido a todos que estão onde Ele te colocar. 



Nesse sentido, não há como ser discípulo de Jesus e não ser um missionário.

 

II – SUA VIDA É O PONTO INICIAL DA ROTA DA MISSÃO

Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Missão tem mais a ver com o que Deus quer fazer na Terra, do que com você ir a algum lugar distante ou específico. O lugar é consequência do que Ele quer fazer!

E, do ponto de vista do discípulo, a missão tem a ver com o que Deus quer fazer na Terra por meio da vida de cada discípulo seu. Portanto, no plano pessoal, missão tem a ver com o que Deus quer fazer na Terra, por meio de você.

Missão tem a ver com a sua vida, com o propósito de Deus para sua vida, tem a ver com desejar fazer a vontade do Pai, entregar-se, dispor-se, juntar-se a Ele naquilo que Ele quer fazer!

Tem a ver com desejar o mesmo que o Pai deseja ver feito, numa linguagem bem da galera de hoje: estar na mesma Vibe do PAI! Onde? Onde Ele quiser te colocar!

Por isso, o ponto de partida da Missão é a sua vida, o testemunho do agir e da transformação de Deus operados em você. Esse, por si, é o start de cumprimento da Missão para a qual Jesus nos enviou.

Mesmo sem conhecer completamente a Bíblia, todos que passaram pela experiência da conversão genuína podem testemunhar a outros sobre Deus, Sua Palavra, Seu Amor, sobre o Evangelho que transformou sua vida e que pode transformar a vida dos que ouvirem.

As vidas de Pedro e Paulo são exemplos extraordinários de testemunhos que alcançam outras vidas e falam do amor e do poder transformador de Jesus!

Se compreendemos que já fomos enviados por Jesus, precisamos olhar para onde estamos e vermos que esse lugar é lugar de fazer Missão. A sua casa é lugar de fazer missão.

O seu trabalho é lugar de fazer missão. A sua escola, a sua faculdade são lugares de fazer missão. O metrô que você pega para ir a esses lugares, é lugar para fazer missão!

Como Igreja, a Comunidade onde estamos é o nosso lugar de missão! Todos esses lugares são a nossa Jerusalém.

Jesus cumpriu sua missão em casamentos, em jantares na casa de fariseus e publicanos… em todo lugar onde ele estava, ali era lugar de fazer missão!

Porque missão tem a ver com a nossa vida conectada com o que Deus quer fazer aqui na Terra. E, se entendemos assim, precisamos também crer que, onde Deus nos tem permitido estar, como discípulos, cristãos de verdade, ali Ele tem algo a realizar, vidas que precisam conhecê-Lo.

Para esses lugares, Jesus já te enviou, assim como Ele foi enviado pelo Pai! E se você se alimentar dEle, viverá por Ele e será cheio do Espirito Santo para testemunhar dEle com poder!

 

III – SÓ AQUELE QUE ENVIOU E CAPACITOU SABE ONDE A MISSÃO VAI TERMINA

Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra

Uma coisa que percebo estar presente na vida de muitos de nós, mesmo cristãos, é a necessidade de controlar para onde vamos, os resultados, os fins que as coisas terão.

E, se existe algo certo para quem compreende e decidiu se comprometer com Deus e sua missão, é que você não sabe como será o fim, onde será, de que forma será.

Isso por dois motivos: a Missão é dada por Deus e os pensamentos de dEle são mais altos que os nossos!

João 3:8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

Isaías 55:9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

“Até os confins da terra”, “ Ide por todo o mundo” são termos indeterminados, mas que indicam grande dimensão, dimensão incapaz de ser definida por nossas mentes, pois só Aquele que atribuiu a missão sabe quem Ele quer alcançar e onde estão. Ele é onisciente e move sua misericórdia para lugares e pessoas que nunca teríamos condições de imaginar.

Começa-se uma igreja com um PG de 6 pessoas, de repente passa para uma sala de 30, um templo pra 300, outro para 900 e Deus manda ainda mais para os confins da terra…

 

CONCLUSÃO

Como discípulo de Jesus, esteja você em Jerusalém na sua Judeia, na sua Samaria ou nos seus Confins da terra, você precisa se lembrar de que você tem uma MISSÃO e foi ELE quem te deu essa MISSÃO. Foi ELE quem te ENVIOU!

Há 4 estágios de pessoas, no tocante à Missão, que Deus tem colocado em meu coração para orarmos agora:

Alguns que ainda precisam vir a Ele. Desde de que você era criança, adolescente, mais jovem sempre houve dentro de você algo que despertava para buscar a Deus, ter o que talvez soe para você como espiritualidade, experiência espiritual! É Deus mesmo, falando ao teu coração! Entregue-se a Ele esta tarde/noite!

Outros são os que precisam voltar para Ele: hoje estão afastados, já trilharam essa missão, saiam e falavam de Jesus a outros…, mas no meio do caminho, algo te fez se afastar do Pai

Há alguns aqui, que estão passando turbulências durante a missão. A maior alegria deles era falar de Jesus para alguém, mas, as decepções ministeriais te fizeram parar, você já não tem falado de Jesus a outros, talvez tenha até largado ou esteja pensando em largar seu ministério.

Por fim, creio que Deus quer renovar dentro de muitos aqui a alegria, a intrepidez, a ousadia, a coragem de falar de Cristo a seus amigos, parentes, colegas de trabalho; de convida-lós para estarem aqui, ouvindo uma Palavra.