Creio que uma das coisas gostosas desta vida é a experiência de se ganhar um presente. O natal está chegando! 

Ainda não encontrei uma pessoa que não gostasse de ganhá-los. Dar presentes é um dos símbolos do nosso amor. Fazemos em ocasiões especiais, ou mesmo, apenas como demonstração do nosso apreço.

No texto encontramos o Apóstolo Paulo descrevendo um maravilhoso presente que ele um dia recebeu e que está a nossa disposição hoje. A salvação por meio da GRAÇA DE DEUS.

Antes de conhecer a graça de Deus, a religião de Paulo o prendia, o escravizava. E a graça de Deus por meio de Jesus o libertou. 

Ele entendeu que Deus o libertara e que ele não podia deixar Deus fora dessa liberdade que custou tão caro para Deus e não para ele.

Paulo também escreveu: Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Gálatas 5:1

Paulo estava se referindo a um Sistema religioso brutal, cheio de regras que alguns judeus estavam tentando acrescentar no evangelho de Jesus que Paulo conhecera e estava ensinando aqueles que estavam se tornando cristãos.

O conceito de salvação nas religiões em geral está comumente associado a um sistema de regras e rituais que temos que fazer. A exceção é aquela religião revelada por Deus na Biblia.

Não precisamos ajudar Deus a nos salvar nem acrescentar nada ao que Cristo já realizou para sermos salvos, porque o sacrifício dele é suficiente, feito de uma vez por todas.

Quando eu conheço a graça que foi manifestada por meio do amor e sacrifício de Jesus, eu me ligo a Ele.

A graça de deus é o nosso maior presente

1) Definição de GRAÇA:

No Antigo Testamento – significam curvar-se, com a conotação de benefício de um indivíduo superior, em valor e posição, por outro inferior; e misericórdia, amor leal, firme e fiel. 

No Novo testamento a palavra grega utilizada é charis, que denota amor incondicional, dom gratuito e favor imerecido. A graça é a base da salvação e da carreira cristã. “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” (Efésios 2.8); 

– Graça é concessão de bondade a alguém que não tinha direito (Favor imerecido). Nós não tínhamos direito à vida eterna, mas Deus deu seu filho Jesus, e ELE nos concedeu.

       2) A GRAÇA de DEUS é: 

  • GRATUITA:

Romanos 3.24 “… sendo justificados gratuitamente, por sua Graça, mediante a redenção que há em Cristo”

  • VIVA:

Salmos 63.3 “Porque a tua Graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam”

  • É Para TODOS:

Tito 2.11 “Porquanto a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”

  • TRABALHA:

1 Coríntios 15.10 “Mas, pela Graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a Graça de Deus”

5- SUFICIENTE: 

2 Coríntios 12.9 “Então, ele me disse: A minha Graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo”

6- SUPERABUNDANTE: 

2 Coríntios 9.8 e 14 “Deus pode fazer-vos abundar em toda Graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”“enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante Graça de Deus que há em vós”.

  • JUSTIFICA:

Tito 3.7 “a fim de que, justificados por Graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.

  • CRESCE:

II Pedro 3.18 “antes, crescei na Graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”

Toda nossa vida é sustentada pela graça de Deus A graça de Deus veio para nos libertar.

3)   O barateamento da GRAÇA

Todavia, eu não posso banalizar a graça, eu não posso baratear a graça. Quando eu faço isso, eu deixo Deus fora da minha liberdade.

Eu não posso usa a graça para dar lugar ao pecado. 

É aqui que nós deixamos Deus fora da liberdade que Ele nos deu!

“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?”; “Por que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum” (Romanos 6.1,2;15).

Não podemos baratear a graça. Não barateie o sacrifício de Jesus!

A graça barata justifica o pecado e não o pecador.

” A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina, é a Ceia do Senhor sem consciência. É a confissão sem arrependimento. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus”.

A graça barata não se compromete radicalmente com o Evangelho. Não demonstram frutos dignos de arrependimento, não glorificam a Deus com a sua prática, não há conversão genuína. 

A graça barata é a inimiga da minha e da sua vida, da nossa real Liberdade!

 

Hoje somos persuadidos pelo secularismo onde Deus está ficando fora da liberdade que Ele nos deu.

  • Materialismo – “Quanto que eu vou ganhar com isso?”
  • Hedonismo “Se lhe for agradável, faça!”.
  • Ceticismo – o Cristianismo foi experimentado e não funcionou!
  • Individualismo – Eu me viro sozinho! Ninguém não tem nada a ver com isso!
  • Relativismo – Tudo é relativo. Não importa o que você acredita. Nada é absoluto e por aí vai….

Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. 1 Pedro 2:16

A graça preciosa nos chama para a responsabilidade de viver a vida cristã. Ela faz com que abandonemos nossos barcos para seguirmos a Cristo, em qualquer circunstância.

O único momento que Jesus se colocou acima dos outros foi quando estava pendurado na cruz. Dali de cima daquela cruz Jesus olhou com dor, mas sob a Graça de Deus Ele teve forças para ir até o fim motivado somente pelo Amor gratuito de Deus para nos dar a sua liberdade.

Viva a graça preciosa e não deixe Deus fora de sua liberdade.