Introdução: 

Falar sobre separar vida espiritual da vida secular, falar da vida Coram Deo, falar de chamar +1. Falar da influência de Platão na hora de separar a vida secular da vida na presença de Deus. Uma das formas de separar é separando os problemas “familiares” e tentando resolver da maneira que acha melhor, sem examinar o que a Bíblia diz sobre família.

O que a bíblia nos diz sobre como tratar as pessoas em geral e também de nossa família. O que a bíblia diz sobre o trato aos pais, ao esposo, à esposa, filhos, sobre a unidade, sobre servir.

Hoje vou me deter na história de Raabe. Ela arriscou a própria vida para salvar sua família.

 

1 – Quem era Raabe:

Israel tinha saído do Egito e estava prestes a conquistar a terra que Deus lhe prometera. Chegara a primeira cidade, Jericó e Josué então manda 2 espias para a cidade. Raabe era uma prostituta que morava nos muros de Jericó. Das 8 vezes que a bíblia cita seu nome, 5 vezes ela é apresentada como “prostituta”.

 

2 – Atitudes (corajosas) de Raabe para salvar sua família:

    • Conversa com os espias
    • Conversa com os soldados de Jericó e os despista
    • Reconhece Deus como aquele que ia entregar a Israel a terra prometida
    • Creu em Deus (Hb. 11:31)

 

3 – Resultado das atitudes de Raabe: (nossos atos sempre trazem resultados)

    • Foi salva com sua família
    • Entrou para uma “nova família” (casou-se com Salmon, da tribo de Judá)
    • Entrou para a família de Jesus (Mt. 1:5).

 

4 – Aplicações:

    • Honre sua família e você será honrado. A bíblia está cheia de promessas aos que obedecem aos mandamentos. Esposas serão elogiadas, homens serão respeitados por todos, pais serão honrados com bons filhos (ou envergonhados), filhos terão dias felizes na terra… Olhem o que Deus fez a Raabe (quanta honra): foi salva da destruição de Jericó, entrou na genealogia de Davi, de Jesus, na galeria dos heróis da fé. Não seria suficiente ela ter sido salva de Jericó e sido colocada num canto? O autor de Josué dedica a ela um capítulo inteiro da bíblia. Seria suficiente se Deus apenas limpasse nosso nome, mas ele vai além e nos dá o nome dele. Deus não só nos liberta, como nos leva para sua família, para sua casa.
    • Faça tudo o que estiver ao seu alcance para que sua família seja salva: essa é a melhor forma de honrá-la. (Raabe hospedou os espias, mentiu para os soldados, despistou eles, animou os espias: estamos todos com medo de vocês, a cidade toda, ajudou os espias a escaparem com uma corda, colocou o cordão vermelho na sua casa, fugiu pendurada num cordão com sua família)
    • Viva de tal maneira que mesmo que você erre para com sua família (ou ela erre com vc) você consiga fazer da sua dor, seu testemunho. Seus erros não dizem quem você é. Se arrependa e forme novos hábitos. Deus é poderoso para zerar tudo e te levar para um recomeço. 

 

Conclusão:

    • Raabe foi salva, sua família também. (Deus não precisava de um relatório descritivo, uma vez que seus planos era derrubar os muros da cidade. Ele não tinha enviado os homens para colher informações. Mandara-os em busca de Raabe. Sua profissão de fé foi mais importante do que sua profissão como prostituta). Não há um ser vivente cuja salvação esteja fora da capacidade de Deus de redimir. O perdão do Senhor baseia-se no seu amor, não no nosso valor.
    • Oração pelas famílias e desafio de fazer da família um lar onde Jesus faz parte da descendência: ninguém perfeito, mas vc fazendo sua parte pra todo mundo descer no cordão.
    • Apelo