Os improváveis no Reino de Deus

Texto Base:

Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.

Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.

Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são,

para que ninguém se vanglorie diante dele.É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”.

1 Coríntios 1:26-31

 

 

Introdução

Deus sempre age com respostas improváveis. Nem sempre Ele trabalha como nós pensamos. Ele tem os seus meios e são melhores que os nossos.

De Adão a até hoje Deus usa improváveis para deixar sua marca na história. Não será diferente na nossa vida.

Vamos relembrar alguns personagens bíblicos que confirmam essa afirmativa.

Abraão e Sara, um casal estéril e velho que foi convidado a serem pais do povo de Deus.

Davi, um filho esquecido que foi convidado a ser Rei do povo de Israel.

Samuel, filho de uma estéril, que inaugurou um novo tempo em Israel.

Maria, uma adolescente virgem, que foi escolhida para gerar o Salvador.

Paulo um religioso extremista, que virou um pregador aos gentios.

Um lanche de um menino, que virou uma refeição de multidões.

Um endemoninhado, que virou um missionário.

Um ladrão, que virou um filho amado.

Por mais que eu conheça alguns, pouco sei a respeito de vocês. Mas, se Jesus entrou na sua vida, você também está na lista de pessoas improváveis que Deus está fazendo e quer fazer algo.

 

Desenvolvimento

Os Improváveis no Reino de Deus…

1. São CHAMADOS por Ele

“Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são.” (1ª Coríntios 1.27,28)

Vivemos nesse mundo e sabemos que cada grupo social tem suas convicções, que na maioria das vezes, geram preconceitos e desprezo a alguns, e toda essa forma de agir para com o semelhante se originou quando o pecado entrou no mundo.

Desde então, pessoas são desprezadas, seja pelo gênero que possui, pela profissão que se exerce, pelo país que nasceu, pela conta báncaria que tem, pela escolaridade que conquistou.

Para o mundo, ser bem sucedido e com um grau de influência em uma sociedade, passa por esses critérios, mas o Criador de todas as coisas pensa e age diferentemente.

Ele procura, Ele escolhe sempre pessoas e lugares insignificantes aos olhos humanos para demonstrar seu amor, seu poder e para ser conhecido a achado por aqueles que clamam por uma resposta. Só Ele pode!

No texto que lemos diz que Deus escolheu os improváveis para estabelecer o seu Reino. Deus começa um povo já de maneira improvável, escolhendo um casal que não podia ter filhos e, a partir da linhagem deles, nasce Jesus. E, quando estudamos a linhagem de Jesus, percebemos que há muitos improváveis.

Quando Jesus escolhe seus discípulos, aqueles que multiplicariam o Reino de Deus, mais uma vez escolhe homens improváveis, homens comuns e deixa de fora os mais contados e previsíveis.

APLICAÇÃO: Você que olha para toda essa situação atual e olha para suas impossibilidades. Eu Senhor? Você mesmo. Deus usa os improváveis.

 

  • Deus cura os cegos desprezados da sociedade para liberar cura aos cegos espirituais.
  • Deus cura casais inférteis para que seus filhos sejam consagrados para os seus propósitos.
  • Deus restaura casamentos acometidos por uma traição para que se levantem casais que blindam as famílias com toda força.
  • Deus liberta oprimido para ser testemunha para que todos sejam livres em Jesus.
  • Deus ressuscita pessoas da morte para que todos recebam a vida que vem de Jesus.
  • Deus escolhe os improváveis para que eles revelem a Sua Pessoa ao mundo e muitos voltem para o Pai.

  

Os Improváveis no Reino de Deus…

2. São TRANSFORMADOS por Ele

“Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento.” (1ª Coríntios 1.26)

Deus nos escolhe quando somos improváveis para tão grande missão, mas Ele nos transforma em pessoas como Ele planejou que seríamos quando nos criou.

É um resgate! O texto nos faz um convite a lembrarmos de como éramos quando Deus nos escolheu para seu Reino e obra. Se nos convida a lembrar é porque, de alguma forma, já fomos transformados em novas criaturas.

Os transformados crescem no conhecimento de Deus e, quando percebem, estão em lugares e posições nunca imaginados por eles.

Somos improváveis, mas também somos convidados a ser transformados de órfãos a filhos amados, de gagos a líderes; de mentirosos a íntegros; de estéreis a férteis, de doentes a curados.

Eu quero orar nesta noite para que haja uma transformação na sua vida.

A palavra de Deus para sua vida é transformação.

 

 

Os Improváveis no Reino de Deus…

3. São CAPACITADOS por Ele

“É, porém, por iniciativa Dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: ‘Quem se gloriar, glorie-se no Senhor’.” (1ª Coríntios 1.30,31)

Estamos em Cristo e por meio Dele podemos impactar a vida de outras pessoas. Somos capacitados por Ele para que o Seu Reino seja revelado na terra. O céu, que tanto almejamos, precisa ser revelado aqui na terra. Por isso, Deus nos capacita para agirmos na terra como tudo é no céu.

Com Ele teremos muito mais do que o mundo nos oferece. Jesus diz que, se buscarmos o seu Reino em primeiro lugar, teremos as nossas necessidades supridas.

Jesus nos convida a abençoar os inimigos, Jesus nos convida a mostrar nossas fragilidades e dores, Jesus nos convida a andar com os improváveis, porque é assim o ambiente do céu. Deus escolhe os improváveis, os transforma em seus filhos amados e agora os capacita para revelar o ambiente do céu nos lugares onde estão e para que pessoas desejem o Pai.

No Reino de Deus não há acepção de pessoas. No mundo há muitos critérios para desfrutar do melhor, mas, no Reino de Deus, Ele capacita os improváveis.

 

CONCLUSÃO

Precisamos crer que fomos chamados, transformados e capacitados, porque Deus ama usar os improváveis para revelar a sua glória.

Um comandante foi curado e conheceu ao Deus vivo através de uma adolescente escrava; uma multidão foi saciada com um lanche de um menino; 12 homens comuns abalaram a estrutura do mundo anunciando Jesus.

Deus continua usando improváveis como eu e você.

Se você está vivendo situações que precisa de uma intervenção divina, prepare-se para ser mais um nesse exército de improváveis no Reino de Deus.