Efésios. 2:1-10

1. Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

2. nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

3. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

4. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

5. deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

6. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus,

7. para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.

8. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

9. não por obras, para que ninguém se glorie.

10. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Introdução

O Pr Rick Warrem em seu livro uma vida com propósitos afirma que a vida e todas as coisas começam em Deus (Colossenses 1.16), afirma também que a vida que nasce em Deus carrega em si um propósito. Tal propósito, segundo WARREN, é muito maior que sua realização pessoal; que sua família; que sua carreira;  que seus sonhos mais ambiciosos e aspirações.

Quero fazer nesta noite, uma exposição de Efésios 2.1-10 com a intenção de reafirmar aos senhores que a vida começa em Deus e que ELE tem um grande propósito para nós.

O texto Bíblico que vamos expor visa mostrar o quão relevante se torna a vida de alguém que é alcançado por Cristo. Primeiro, ele mostra como é a vida de um morto e depois a vida de alguém vivificado por Deus. 

Minha oração é que a partir de hj você entenda que DEUS nos deu vida por meio de Cristo e que essa vida deve ser marcada pelos propósitos de Deus.

 

 

Desenvolvimento

 

  1. A VIDA COMEÇA EM DEUS. Vs 1ª, Vs 5

“Ele vos deu vida”

A ênfase cristã sempre foi a vida. 

  • A vida humana nasceu em Deus 

Então o Senhor Deus for­mou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gênesis 2:7

Deus é o autor da vida, mas o pecado roubou do homem o prazer de viver e pior, o pecado vem roubando do homem o seu destino e propósito.

A fim de promover um REALINHAMENTO, Deus enviou o seu filho para nos dar vida.

“Eu vim para que tenham vida” JO 10.10

  • A vida nova nasce em Deus por meio de Cristo. Vs5

“Nos deu vida juntamente com Cristo” Vs5b

“Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

O apóstolo Paulo começa o texto afirmando que ELE NOS DEU VIDA. 

Ele é a fonte!

Pois em ti está a fonte da vida ( existência); graças à tua luz ( revelação, Jesus) , vemos a luz ( verdade). Salmos 36:9

  1. A VIDA NOVA DE DEUS NASCE EM MEIO À MORTE. VS1B

“Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”

  • A vida de Deus nasce em meio à morte. O significado da palavra MORTE no texto  é NECROS, é o sentido de alguém morto em um necrotério. A ideia é de que estávamos mortos, sem a capacidade de reagir a Deus, sem a sensibilidade para ouvi-lo ou percebe-lo. A verdade é que quando um homem está morto para Deus, geralmente ele está bem vivo para o pecado e quando o homem está morto para o pecado ele está bem vivo para Deus.

Mortos em vossos…

  • DELITOS – A ideia da palavra é dar um passo em falso, “cair ao lado”. Talvez pecados nos pensamentos, intenções pecaminosas…
  • PECADOS – Amartia – falha ou erro – errar o alvo. Envolve todos os tipos de pecados ( Comissão, omissão, ignorância ou rebelião) / transgressões deliberadas.

 

2. MARCAS DAQUELES QUE NÃO TEM A VIDA E QUE ANDAM SEM PROPÓSITO. VS2.

“Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espirito que agora opera nos filhos da desobediência” vs2

A metáfora andar significa um estilo de vida diário, é muito frequente na Bíblia…

A escravidão do mundo

  • Segue o curso do mundo. vs 2b – Cultura caída do mundo. Viviam como pagãos, se apropriaram do espirito do tempo e até mesmo debaixo de uma influência de satanás.

“O sistema do mundo pressiona cada pessoa para se conformar com os seus valores (Rm 12:2). Quem ama o mundo não pode amar a Deus. Quem é amigo do mundo, torna-se inimigo de Deus. O mundo é o secularismo em constraste com o Reino de Deus. Sempre que os homens são desumanizados – pela opressão política, econômica, moral, social vemos a ação do mundo. As pessoas são massificadas pelo sistema. É uma escravidão cultural. As pessoas são escravas do sistema, como os súditos eram arrastados por grossas correntes amarradas no pescoço.” Hernandes Dias Lopes

A Escravidão do diabo

  • Influência maligna “Príncipes das potestades do ar”, do espirito que atua nos filhos da desobediência. Vs 2c – Paulo levava bastante a sério o ensino sobre batalha espiritual.

Príncipes das potestades – Demônios/ coletivo. Poderes demoníacos.

Ar – atmosfera em que o homem habita/terra. A atmosfera está saturada de demônios. Efésios 6 a nossa luta não é contra carne ou sangue…

Espirito que atua nos filhos da desobediência vs2 – Atuar  Ímpios influenciados por satanás. 

“Atuar” é a mesma palavra que aparece no cap 1 vs 19 – Qual a suprema EFICACIA DO ESPIRITO. Na mesma proporção que o Espirito santo atua nos crentes , o diabo atua nos filhos da desobediência.

Lutero disse: “o homem é uma besta montada por Deus ou pelo diabo”.

O diabo atua cegando pessoas, iludindo, enganando, mentindo para mantê-las distante de Deus. 

A Escravidão da carne

  • As inclinações da carne, vontade da carne e dos pensamentos. Vs 3

Andar na Carne é atender os desejos naturais do seu corpo que ferem os preceitos de Deus.

  • Filhos da desobediência. Vs3c – Essência caída e depravada. Debaixo do juízo de Genesis…

O homem sem a vida de Deus é um homem 100% influenciado pela tríade da destruição humana. O mundo, a carne e o diabo.

Paulo pinta um quadro tão feio sobre a condição humana que somente uma intervenção Divina poderia mudar essa situação, para reorientar a vida do homem.

3. FUNDAMENTOS DA INTERVENÇÃO DE DEUS EM MEIO À MORTE. Vs 4e5

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos”Vs4 e 5

  • Sendo rico em misericórdia. Vs 4b – “Elos” – compaixão e simpatia. “Deus colocou todos debaixo de desobediência( NA LEI)  para exercer misericórdia para com todos” Rm11.32, Deus tempera a sua justiça com misericórdia. Romanos 9.23 / Rm 6.23 – expressa muito bem o conceito de misericórdia. 
  • Dono de um grande amor. Vs 4c Jo 3.16 – Paulo quer dizer a nós que Deus usa a sua misericórdia por causa do seu grande amor. O amor põe a misericórdia de Deus em ação, desviando-nos do julgamento e conferindo-se a vida eterna em Cristo. A misericórdia retira a miséria e o amor confere a salvação. O amor é a motivação principal de Deus, Paulo orou para que o povo de ÉFESO compreendesse esse amor (  EFÉSIOS 3.19). Assim como a misericórdia de Deus é rica, o amor de Deus é grande.
  • Abundante Graça. Vs5b – O homem não tem poder em si mesmo para se levantar diante de Deus. É necessário uma ação que vem de fora, o impulso da graça.

4. A VIDA NOVA QUE NASCE DE DEUS, GERA:

  • Ressurreição. “ E juntamente com Ele nos ressuscitou”

Pelo poder do Espírito Santo , Deus operou sua ressurreição em nós. Quando cremos em Cristo passamos da morte para a vida ( Jo 5.24). Recebemos vida nova: a vida de Deus em nós.

  • Nova Posição “Nos fez assentar nos lugares celestiais” vs6b

Em contraste com a vida mundana de Ef2.2 , Ef 1.2, os lugares celestiais expressa um posição em Cristo. Uma atmosfera não mundana, não tomada por demônios, mas uma atmosfera com a influência dos céus.

“É como se tivéssemos sido trazidos do inferno mais profundo para o próprio céu.” CALVINO

isso é falado como antecipação. Os crentes ainda não possuem seus assentos no céu; mas cada um deles tem um lugar preparado para ele”. Jhon Wesley

  • Testemunho – evidência da sua bondade e da sua graça. Vs7

5. A VIDA QUE NASCE EM DEUS É ETERNA. (Vs.8 e Vs.9)

  • Salvação pela graça de Deus. Vs8a
  • Instrumentalizada pela fé em CRISTO. Vs 8b
  • Dádiva de Deus. Vs 8c
  • Para a Gloria de Deus. Vs 9

6. A VIDA QUE NASCE EM DEUS É UM VIDA COM PROPÓSITOS. VS 10

  • Somos feitura dele. Vs10a

O Novo comentário Bíblico diz : A palavra feitura é POIEMA, no português, Poema, é uma obra criada. Ela indica um trabalho artesanal , uma obra prima. A igreja e toda a criação é a poesia de Deus, ( Salmo 19.1 e Rm 1.20) e se ele fez tudo isso ele deve receber todo a honra, glória e adoração.

  • Criados em cristo jesus para as boas obras. Vs10b

As obras são a expressão do crente. Toda essa obra que Deus fez em sua vida é para um proposito. Deus vê a nossa fé e os homens veem a nossa obra.

Hernandes Dias Lopes diz: “ em contraste com aquelas obras inspiradas pelo diabo, mundo e a carne (v. 2-3). Essas obras devem ser vistas em nós não para a nossa auto-exaltação, mas para a glória de Deus” (Mt 5:16). 

  • Preparadas de antemão para que andássemos nelas. Vs 10c

Isso significa que Deus tem um plano para vc! DEUS ainda tem um propósito para a sua vida.

Deus PREPAROU boas obras para que vc possa andar por elas.

 

Conclusão

A VIDA NASCE EM DEUS E COM ELA AS BOAS OBRAS DE DEUS. Como observamos, a vida que fui de Deus é cheia de propósitos e o Senhor nos chama para andar nas boas obras que ele preparou para nós.