Romanos 12:1-21

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor. Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”

Introdução

O que são valores? 

Valor, enquanto ética[1], reflete o grau de importância de alguma coisa ou ação humana, com o objetivo de determinar quais são as melhores ações a serem tomadas para o bem comum ou qual a melhor maneira de viver numa comunidade em sociedade, ou para determinar a importância de diferentes ações. ( fonte: Wikipédia)

Valores podem ser definidos como preferências gerais no que se refere a escolhas e resultados apropriados. Assim, valores refletem o sentido que uma pessoa tem para o certo e o errado, bom ou mau, ou para o que “deve” ser feito.

Nossos valores e crenças influenciam nosso comportamento e atitude em todos as circunstâncias da vida, nos relacionamentos, na família, na liderança e na tomada de decisões…

 

Vamos ao texto:

Três pontos importantes em Romanos 12:

  • O contexto: “Portanto, irmãos” ( conjunção) vs1a – Aqui começa uma transição na mensagem do apóstolo Paulo. No livro de Romanos Capítulos 1 ao 11 ele explica sobre a reconciliação com Deus,

Justificação pela fé e libertação da lei e partir do capítulo 12 o apóstolo parte para alguns conselhos práticos. 

  • O endereço: Irmãos vs1b – A Igreja em Roma.

 

  • O fundamento da mensagem aposólica: “Rogo-lhes pela misericórdia de Deus” vs1

Diante de tudo o que fora explicado nos capítulos 1 a 11, Paulo apela para que os cristãos de Roma tivessem um novo posicionamento em relação aos hábitos que meceria profundamente com os seus valores.

Hábitos geram valores…

 

1. OS HÁBITOS SÃO OS FUNDAMENTOS DOS VALORES. ( Vs 1,2)

 

1.1 . O HÁBITO DO SACRIFÍCIO OU ADORAÇÃO. (Vs 1D)

“ … Que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, este é o culto racional de vocês”

No AT a comunhão com Deus era baseada em sacrifícios. Paulo mostra que os sacrifícios deveriam continuar, essa seria uma forma de adoração a Deus. Porém, o sacrifício não deveria ser como no AT através de sangue de animais. Paulo nos dá uma lição curta e profunda, simples e transformadora sobre adoração.

“Por corpos ele tem em mente não só nossa pele e ossos, mas a totalidade do que somos formados. Paulo adotou essa palavra para que pudesse designar mais plenamente tudo o que somos; pois os membros do corpo são os instrumentos pelos quais executamos nossos propósitos”. João Calvino

A adoração é uma resposta à obra da reconciliação.

1.1.1 Sacrifício Vivo  1.1.2 Sacrifício Santo   1.1.3 Sacrifício Agradável 1.1.4 Culto racional

1.2. O HÁBITO DO INCONFORMISMO OU SANTIFICAÇÃO. (Vs2A) “Não se amoldem ao padrão deste mundo”

1.3. O HÁBITO DE TRANSFORMAR A MENTE. (Vs2B)

“mas transformem-se pela renovação da sua mente”

1.4. OS HÁBITOS PROMOVEM EXPERIENCIAS. (Vs 2C)

“Para que experimentais a vontade de Deus”

A vontade de Deus é o resultado da adoração continua, santificação plena e renovação diária da mente. Como é a vontade de Deus?

1.4.1 Boa
1.4.2 Perfeita
1.4.3 Agradável

OS HÁBITOS SÃO OS FUNDAMENTOS PARA A APLICAÇÃO DOS VALORES. SEM OS HÁBITOS CORRETOS, NUNCA HAVERÃO VALORES BÍBLICOS.

O TEXTO DE ROMANOS 12 NOS MOSTRA PELO MENOS 5 VALORES QUE PRECISAMOS REVER.

 2.EM PRIMEIRO LUGAR PRECISAMOS REVER OS VALORES RELACIONAIS. ( VS 3,9-10)

O evangelho é um chamado para uma relação com Deus sem dispensar a relação com o próximo. Na vida cristã isso é essencial, mas os relacionamentos devem ter fundamentos claros a serem observados:

2.1.      HUMILDADE (Vs 3)

Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

2.2       AMOR (Vs 9)

O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom (Arrependimento). O amor sincero está ligado ao arrependimento constante.

2.3       HONRA (Vs 10)

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.

        3.         EM SEGUNDO LUGAR PRECISAMOS REVER OS VALORES DE SERVIÇO. ( VS 4 – 8) 

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outro Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom s. de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. Vs 4-8

Dons ( Conceito)

3.1. PROFETIZAR (Vs 6)     

3.2. SERVIR ( Vs. 7a)

3.3. ENSINAR ( Vs. 7b)

3.4. DAR ÂNIMO (Vs. 8a )

3.5. CONTRIBUIR ( Vs.8b)

3.6. LIDERAR (Vs 8c)

3.7. MISERICÓRDIA (Vs 8d)

4.         EM TERCEIRO LUGAR PRECISAMOS REVER OS VALORES ESPIRITUAIS. (VS. 11-12)

4.1 NUNCA LHES FALTE O ZELO, SEJAM FERVOROSOS NO ESPÍRITO, SIRVAM AO SENHOR. (VS 11)                              

4.1.1 Zelo ( VS11a)

4.1.2 Fervor (Vs11b)

            4.1.3 Serviço (Vs11c)

4.2 ALEGREM-SE NA ESPERANÇA, SEJAM PACIENTES NA TRIBULAÇÃO, PERSEVEREM NA ORAÇÃO. (VS12)

4.2.1 Alegria na esperança (Vs12a) 

4.2.2 Paciência na tribulação (Vs 12b)

4.2.3 Perseverança na oração. (Vs 12c)

5.         EM QUARTO LUGAR PRECISAMOS REVER OS VALORES DE GENEROSIDADE. (VS 13-18)

5.1 COMPARTILHAR E ACOLHER. ( VS13)

Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Vs.13

5.2 ABENÇOAR SEMPRE. (VS 14)

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Vs.14

5.3 ALEGRAR-SE COM QUEM SE ALEGRA E CHORAR COM QUEM CHORA. (VS15)

Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Vs.15

5.4 SABEDORIA DIVINA (VS16)

Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Vs.16

5.5 INTEGRIDADE (VS 17)

Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Vs. 17  

5.6 PACIFICAÇÃO (VS 18)

Façam todo o possível para viver em paz com todos. Vs. 18  

6.         EM QUINTO LUGAR PRECISAMOS REVER OS VALORES DE JUSTIÇA. ( VS 19-21)

6.1. DEUS É A NOSSA JUSTIÇA. VS19

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

6.2. NOSSA MISSÃO É FAZER O BEM, DEUS NOS RECOMPENSARÁ. VS 20 ( O PERFIL DE TRÊS REIS) Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.

6.3       A APLICAÇÃO DOS VALORES DO REINO É O TRIUNFO DO BEM.VS 21 Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

HÁBITOS BÍBLICOS (SACRIFICIO, INCONFORMISMO E RENOVAÇÃO DE MENTE GERAM VALORES BÍBLICOS).