II Coríntios 4:16-18

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.

Introdução

Comunhão significa, conexão, relacionamento, intimidade, ou seja, através da comunhão pessoal é de fato que podemos dizer que temos um verdadeiro relacionamento com Deus. Nossa comunhão não pode se resumir apenas a um encontro semanal na igreja. Muitas pessoas só se relacionam com Deus quando estão num ambiente de culto.

Renovar a comunhão com Deus é um aspecto fundamental na caminhada com Deus.

Da mesma forma que a nossa casa precisa de manutenção e renovação, a nossa vida física, mental e sobretudo espiritual, necessita de cuidados permanentes para manter uma comunhão saudável com o nosso Deus.

Desenvolvimento

  1. Necessidade da comunhão com Deus
    1. No texto que lemos fala da necessidade do homem interior que é a renovação diária. Essa renovação diária só é possível através da comunhão com Deus.
    2. Como seres humanos temos a necessidade de descanso, alimento, lazer e outros. Mas nenhum desses recursos pode suprir a necessidade do homem interior, que é o nosso espírito. A palavra de Deus diz: nem só de pão viverá o homem mas de toda a palavra que procede da boca de Deus (Mt. 4.4). E também diz: “ Assim Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus” (Sl.42.1)
    3. Mesmo antes da queda de Adão e Eva tinham essa necessidade. A bíblia diz que todos os dias o próprio Deus vinha ter comunhão com eles na viração do dia (Gn 3.8).
    4. O próprio Senhor Jesus, tinha essa necessidade de se retirar para orar e estar em comunhão com o Pai.(Lc.15.16).
    5. Essa comunhão e renovação é uma necessidade diária, não semanal ou eventual.Todo os dia nodeserto o povo tinha que acordar cedo para recolher o Maná que vinha do céu. Quem guardasse o maná do dia anterior estragava e não servia para ser consumido. (Êxodo 16).
    6. Não podemos esquecer de Mat. 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
  2. A importância da Comunhão
    1. O texto que lemos deixa claro a importância da comunhão diária com Deus:
    2. A comunhão é fonte de energia: “Por isso não desanimamos.” v.16
    3. A comunhão nos preserva: “ …mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova dia em dia.” V.16
    4. A comunhão nos renova: “… nosso homem interior se renova de dia em dia.” v.16
    5. A comunhão nos torna fortes: “Porque nossa leve e momentânea tribulação…”v.17
    6. A comunhão tira a ansiedade: “Porque nossa leve e momentânea tribulação” v.17
    7. A comunhão aumenta o nosso nível de dependência e glória: “ …produz para nós eterno peso de glória acima de qualquer comparação”. v.17
    8.  A comunhão nos liberta das coisa terrena e passageiras, e nos conecta com as celestias e eternas: “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não veem; porque as que se veem são temporais, as que se não veem são eternas.
  3. O combustível que alimenta a comunhão
    1. Muitos não mantem sua comunhão com Deus porque estão sem combustível. O combustível dessa comunhão é a MOTIVAÇÃO/PERSEVERANÇA. Esse combustível está disponível, o próprio Deus colocou em nós.
    2. Todos nós precisamos de motivação, inclusive para buscar a nossa comunhão com Deus.
    3. E o que nos motiva é a Palavra de Deus. Quanto mais ouvimos a Palavra ,mais somos motivados a fazer o que nela está escrito.
    4. Em Josué 1.8 lemos: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
    5. Para que não sejamos influenciados pelo mundo, precisamos ser influenciados pela Palavra de Deus conforme o texto de Salmos 1.1-2 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

    Conclusão

    Habacuque 3:2 “Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.”

    Você sente saudade de Deus? De ter um Amigo todo poderoso com quem conversar e confiar?

    O que aconteceu como meu relacionamento com Deus?
    Renovação quer dizer: tornar algo novo outra vez. E por que ao longo da vida cristã precisamos de renovação constantemente?

    O texto de Habacuque nos faz refletir sobre a importância de avivar essa comunhão “no meio dos anos”, ou seja, no decorrer da nossa vida a manutenção é necessária, para chegarmos ao fim, reparados e fortes.
    Que Deus abençoe a sua vida e guarde de todo o mal.