Resolva as pendências com você mesmo

 

Introdução

 

Você se considera um procrastinador? Procrastinar significa adiar, demorar,delongar. Em outras palavras, é “empurrar com a barriga” e ir adiando aquiloque precisa ser feito.É como aquele reparo que você precisa fazer no carroou em casa, mas vai adiando, enrolando, e acaba por se passar muito tempoe as coisas ficam estagnadas ou regridem para uma situação pior.

Quando não resolvemos nossas pendências, muitascoisas na vida ficamtravadas. Hoje eu querofalardas pendências que temoscoma gentemesmo. Que estão na mente e no coração.

Essas pendências precisam ser resolvidas.

Ex: Eu não posso; eu não consigo; eu nunca serei….eu não me perdoo!

Foi o que o autor da carta aos Hebreus observou na vida de algumas pessoas:

“Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite.” (Hebreus 5.12)

O autor mostra que o crescimento espiritual, relacional e intelectual na vida dos hebreus, porque havia pendências que precisam ser removidas para o crescimento.

Uma das coisas mais difíceis da vida é mudar. E uma das razões é que, ao longo de toda uma existência, desenvolvemos defeitos e imperfeições que se encontram tão enraizadas em nós que já fazem parte de nossa vida.

Por isso, deve haver um forte desejo de resolver pendências que estão em nossa vida, ou seja, uma fome a ponto de cooperarmos com o Senhor para que ele nos ajude a resolvê-las. A Bíblia diz:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

Se alguém deseja mudar a maneira como vive, e resolver as suas pendências, deve mudar a maneira como pensa.

Mudanças duradouras dependem de mudanças na nossa maneira de pensar, pois isso determina nossa maneira de sentir. E a maneira como sentimos determina a maneira como agimos.

Sendo assim, quais são os passos que preciso dar para parar de procrastinar e resolver as pendências que estão em mim?

Em que preciso focar mais para mudar?

 

DESENVOLVIMENTO

Para resolver as pendências, é preciso…

1. Focar no PODER DE DEUS e não simplesmente na VONTADE.

Há, eu tenho vontade……A sua vontade precisa gerar atitude e a primeira atitude é focar no poder de Deus.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Jo.15:5

Deus está dizendo que nunca vamos conseguir resolver nossas pendências sem Ele, por nós mesmos. Mas a boa notícia também vem da Bíblia: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)

Com a força que o Espírito Santo me dá, eu posso enfrentar qualquer situação, inclusive minhas dores, traumas, frustrações, perdas. (todos passamos por isso).

Mas eu preciso lembrar:

1. Nem tudo que eu quero, eu posso.

2. Nem tudo que eu posso, eu devo.

3. Nem tudo que eu devo, eu faço.

4. MAS, tudo que eu preciso, eu posso.

Tudo posso naquele que me fortalece.

Por isso mesmo, precisamos orar a Deus reconhecendo que não podemos mudar com nossa própria força de vontade, mas confiando que Ele nos dará o poder a cada dia para livrar-nos dos nossos defeitos e fraquezas. Para resolver essas pendências, precisamos focar em Deus e em seu infinito poder, não em nós e em nossas fraquezas.

Para resolver as pendências, é preciso…

2. Focar nas BOAS COISAS e não nas DIFICULDADES.

Não se trata do poder do pensamento positivo, mas do poder que temos ao escolher o que vai ocupar o nosso pensamento. A decisão é sua!

É o que o apóstolo Paulo ensina: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.8).

A única maneira de vencer uma tentação, por exemplo, é desviar o foco da mente para outra direção. Somos transformados pela renovação da nossa mente, afirma o apóstolo Paulo em Romanos 12.2.

Jesus disse: “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8.32).

Para resolver as pendência, é preciso…

3. Focar no PROGRESSO e NÃO na PERFEIÇÃO.

Quando olhamos para o nosso inventário moral, para dentro de nós, descobrimos muitas coisas que precisamos mudar.

Devemos olhar com os olhos do Espírito Santo! Explicar o porque.

“Ele vai mostrar de fato o que precisa resolver, como começar a resolver, dar força para resolver”.

As pendências vão sendo resolvidas uma de cada vez. E isso pode levar algum tempo. Peça a Deus que lhe mostre por onde ele quer começar primeiro.

Ore: Deus por onde começar a resolução das pendências que estão em mim? Coloque diante de Deus todas as pendências que você tem.

Peça ajuda ao Pai para viver cada dia em vitória sobre aquele defeito ou fraqueza que você quer vencer. Mas creia, assim como o apóstolo Paulo: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6).

Para resolver as pendências, é preciso…

4. Focar em pessoas que nos AJUDEM e NÃO naquelas que nos IMPEDEM DE MUDAR.

“Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15.33)

Isso é fundamental. Nunca vamos melhorar se não mudarmos os relacionamentos que nos influenciam. Precisamos ter relacionamentos com seguidores de Cristo que desejam nos ver crescendo e melhorando.

Escolha, não pessoas perfeitas, mas de pessoas que, como você, que estão buscando a perfeição no perfeito que é Jesus. Salomão afirmou o seguinte: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27.17).

CONCLUSÃO

Pendências podem nos impedir de avançar para o melhor de Deus. Aquilo que vamos procrastinando (adiando) pode se tornar o grande empecilho para tomarmos posse da nossa herança, ainda que haja chegado o tempo.

Na caminhada com Deus não basta virar a página da folhinha e começar um novo tempo. É preciso fechar as brechas, remover as sementes daninhas e sinalizar com fidelidade, pois Ele vai concluir a boa obra que começou.