Isaias 33:6
“E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do Senhor será o seu tesouro.”
Introdução
Estamos concluindo uma série de mensagens sobre o tema: Revendo Minha história. Trabalhamos os hábitos que adquirimos ao longo da nossa vida que nos ajudaram a sermos quem nós somos hoje. Convidar para assistirem as mensagens de hoje e sempre chamar mais 1. Encerramos hoje com o tema é HÁBITO DE TEMER A DEUS. Não é ter medo de Deus. Porque quando temos medo de algo, fugimos. O temer a Deus nos aproxima Dele! Você vai entender no final da mensagem.
Desenvolvimento
Ele (o Senhor) será o firme fundamento nos tempos a que você pertence, uma grande riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro. Isaías 33:6
O texto lido fala de uma promessa feita por Deus, por meio da boca do profeta Isaías ao rei Ezequias e consequentemente ao povo de Israel, onde Ezequias era o rei.
Que as principais riquezas do reinado de Ezequias não deveria ser alcançadas por guerras e conquistas, por empreendimentos comerciais ou por esplendor externo, mas pela prevalência da piedade e pelo temor do Senhor.
Fazendo uma aplicação para nós, Ele está dizendo hoje que a prosperidade minha e sua, da Igreja será “estável” quando “sabedoria e conhecimento” reinarem em nós e na igreja; que a nossa “força” será duradoura, quando o “conhecimento” de Deus prevalecer; e que a salvação será eterna, quando os homens forem bem instruídos no conhecimento de Deus.
Isaías diz que a chave desse tesouro (a salvação) é o Temor do Senhor.
Temer: respeitar, venerar, adorar, amar, cultuar, honrar, idolatrar, prezar, reverenciar.
O primeiro TESOURO é:
I – O FUNDAMENTO
O amor de Deus é uma fundação para nossa caminhada cristã.
O temor do Senhor também é uma fundação para nossa caminhada cristã.
O que mantem o Senhor como a fundação da nossa vida é o temor do Senhor. Porque uma fundação é tão importante?
Aplicação: A fundação é importante. Não importa o quanto a sua vida é legal, o quanto você pode ter, mas se não houver uma fundação, quanto maior é a casa, maior será a ruína.
A vida cristã não é mais uma vida entre muitas; mas, a única que existe vida. Essa vida não é fruto do que fazemos ou projetamos, mas daquilo que Deus fez.
Ele enviou Jesus para ser a nossa rocha, nossa fundação, nossa salvação.
Isso me faz lembrar que no deserto o povo de Israel clamou por água. Deus mandou que Moisés ferisse a Rocha, e assim daria água ao povo, Êxodo
17.6: “… ferirás a Rocha, e dela saíra água…”.
Jesus foi ferido para que a ÁGUA DA VIDA fosse disponibilizada para todos que quisessem. Em João 7.37-38 – Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.
JESUS é o fundamento das minha e sua vida. Jesus é o fundamento da Igreja, o alicerce, e a sua Pedra de esquina. O apóstolo Paulo disse em Efésios 2.1922: 19 Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, 21 no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. 22 Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”. Uau!
Aplicação: Não podemos viver a vida cristã fundamentada em suposições ou experiências que aprendemos com o mundo. Nossa base está fundamentada em Cristo Jesus; com isso, nossa vida cristã é alicerçada em fundamentos que recebemos na caminhada cristã, sob a ótica de Cristo Jesus. Somos o que somos em Cristo Jesus porque Ele mesmo se fez conhecer a todos nós.
O segundo tesouro do temor do Senhor é:
II – A SABEDORIA
10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! Sl.111:10
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. Provérbios 9:10
O outro tesouro do Temor do Senhor é a sabedoria.
Os versículos que lemos fala de Princípio, ou seja, a chave para a sabedoria.
Me mostre um cristão que não teme a Deus e eu te mostro um cristão que não tem sabedoria. (John Bevere)
Qual a sabedoria que eu preciso ter como tesouro do temor do Senhor?
Tiago diz que a sabedoria terrena
Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. Tiago 3:13–17.
Tiago ainda diz: se você tem falta de sabedoria, peça a Deus que Ele dá deliberadamente e de boa vontade. Tg.1:5
Paulo diz que a sabedoria deste mundo é loucura para Deus. Porque o cara se acha e não dá a devida honra a quem pertence.
Se queremos essa sabedoria que está em Sl. e Pv, precisamos abraçar a Deus em:
- Adoração
- Obediência
- Fidelidade
- O terceiro tesouro do temos do Senhor é:
III – O CONHECIMENTO
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. Provérbios 1:7
Que conhecimento é esse? Científico? Matemático? Para negócios? Há vários tipos de conhecimento.
O que quer dizer o conhecimento de Deus?
- Conhecer a Deus intimamente
- Ter a mente de Cristo
- Conhecer o que Deus quer, e como Ele vê as coisas.