Rute. 1:15-17

15. Então Noemi a aconselhou: “Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! “

16. Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!

17. Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! “

Introdução

• Neste mês trabalharemos às quintas-feiras o tema Rompendo Barreiras. E neste primeiro Culto de Mulheres do ano falaremos sobre romper barreiras juntas! O poder da unidade em Cristo

• Todas nós temos barreiras para transpormos, barreiras espirituais, físicas, emocionais, sociais, enfim, que barreira está diante de você hoje?

• Deus e nós somos a maioria, Ele é tudo o que precisamos. E justamente por saber que fomos feitas por Ele como seres relacionais, Ele não só deseja se relacionar conosco, como deseja que nos relacionemos de maneira saudável entre nós.

• Jesus não conquistou apenas nossa salvação na cruz, Ele nos deu uma família repleta de irmãos. Precisamos viver a salvação desde já e viver a unidade do Corpo cuja cabeça é Cristo.

• O mundo criou inúmeros rótulos para mulheres. Dizem que somos fofoqueiras, falsas, competitiva. Cristo nos ergueu para rompermos também essa barreira e vivermos a liberdade que a nossa identidade de filha, de feita à imagem e semelhança do Deus Criador, pode nos dar.

• Mulheres, só a unidade em Cristo permite que vivamos por inteiro o propósito para o qual fomos criadas, para glorificar a Deus!

“O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.” Romanos 15:5-7

Você não está sozinha! 

 

Desenvolvimento

 

1) O QUE É ALIANÇA

• Você já ouviu falar sobre a palavra aliança? Na unidade o que nos torna um é muito mais poderoso que um contrato, que meras palavras, que um acordo. A base da unidade é a aliança.

• Jesus propõe justamente isso para que desfrutemos da vida eterna. Seu sangue é o sangue da Nova Aliança de Deus com a humanidade. Jesus é o noivo que propõe essa aliança; nos tornamos a Noiva de Cristo quando assumimos nossa parte da aliança crendo e confessando Jesus como nosso Salvador.

• Pois bem, a exemplo do próprio Cristo, podemos entender o que realmente é unidade. Somente a aliança pode ser base da unidade. E é isso que Cristo quer que tenhamos umas com as outras.

• Esses versículos que lemos mostram a aliança que Rute fez com Noemi, sua sogra.

• Você conhece a história de Noemi? (EXPLICAR O CONTEXTO).

• Vamos analisar a aliança:

1) Não depende de diferença de idade entre mulheres;

2) (v.16) – Andar junto (Comunhão e companhia)

3) “onde ficares, ficarei…” – Confiança uma na outra

4) Tua luta, é minha, teu nome é meu – A gente se torna o NÓS sem perder a individualidade

5) Fé sustentadora

2) O PODER DA ALIANÇA

1) Desenvolve empatia- Rute também tinha seus motivos para chorar e temer, mas foi ombro amigo e esteve junto mesmo assim.

2) Resgata da tristeza profunda 

3) “19 Prosseguiram, pois, as duas até Belém. Ali chegando, todo o povoado ficou alvoroçado por causa delas. “Será que é Noemi? “, perguntavam as mulheres. 20 Mas ela respondeu: “Não me chamem Noemi, chamem-me Mara, pois o Todopoderoso tornou minha vida muito amarga! 21 De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Por que me chamam Noemi? O Senhor colocou-se contra mim! O Todo-poderoso me trouxe desgraça! “ Rute 1:19-21

Não sabemos por que Deus permitiu que o marido e os filhos de Noemi morressem, mas sabemos que em nenhum momento Deus a abandonou. E Rute foi o canal da manifestação de Deus na vida de Noemi

4) Rompe barreiras – A unidade do esforço de Rute e o conhecimento da Lei que Noemi tinha foi imprescindível para que a situação mudasse.

5) Muda destinos – “As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: “Noemi tem um filho! ” e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.” Rute 4:17 

Conclusão

1) ALIANÇA COM DEUS

Você não está sozinha! Você não precisa andar sozinha! Vamos juntas! Toda aliança entre nós permanecerá se estivermos firmadas na Aliança com Cristo!

2) PARCEIRAS DE ORAÇÃO

Deus deseja que vivamos o poder da unidade, da aliança com Ele e entre nós Vamos começar a colocar em prática?

• Neste momento você se unirá a outras duas mulheres para orarmos. Olhe para estas mulheres, vocês farão agora um compromisso de serem parceiras de oração. Vamos nos comprometer de lutar em oração as lutas umas das outras. Momento de oração.

• Ao final troquem telefones, vamos caminhar juntas.