Considerando o que o próprio Jesus disse em Jo 15:15 b “Sem mim, nada podeis fazer;” deixá-lo fora de qualquer que seja o aspecto de nossas vidas é um prejuízo.

Perguntaram a uma criança o que é emoção? Resposta: É alguma coisa que a gente sente quando está sentindo alguma coisa.

Conceito de Emoção: É um conjunto de sentimentos latim emotione, que significa – mover para fora. Emoção – é uma sensação física provocada por algum estínulo que pode ser um sentimento ou um acontecimento; uma notícia etc… Todas as pessoas têm emoções! A diferença está em como as demonstram. As principais emoções e ou sentimentos primários ou universais mais facilmente identificáveis são: Alegria, medo, raiva, tristeza, amargura, ira, inveja….

  1. O que acontece quando Deus está fora, ausente das emoçõ Elas nos controlam, nos governa.

Gn 4:23 Lameque era alguém controlado por suas emoções.

Ira – irai-vos e não pequeis. Não se ponha o sol sobre a vossa ira. Ef. 4:26

Vingança – Não vos vingueis a vós mesmos. Rm. 12:19

Fp. 2:5 Que seja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.

 

Se deixarmos Deus fora das nossas emoções ficamos vulneráveis a emoções tóxicas. Precisamos do

Senhor presente para não suceder o que aconteceu com Lameque que reagiu com vinganças. Onde o Senhoe está presente, nossa reação é diferente. Damos lugar ao perdão. Mt. 18:21,22

 

  1. Deus presente, mudança de sorte. I Sm 1:15,18

Nenhum de nós está insento de provocações, inveja, ciúmes – situações que gera cárcere na alma, pode levar a se fechar para os relacionamentos.

Ana buscou quem tinha a solução para sua dor. Ele enxugou suas lágrimas.

  O equilíbrio das emoções é uma característica de maturidade cristã que precisamos buscar. Para isso é necessário reconhecer as emoções negativas e cultivar as positivas. É necessário buscar a presença do Senhor com intensidade. Submeter-se ao domínio do Espírito Santo. É possível dizer como o Apóstolo Paulo: Não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

Quero orar com vocês.

Você que está enfermo ou tem alguém na família que está enfermo.

Você que está desempregado, passando momentos de dificuldades financeira. Você que está se sentindo oprimido, sobrecarregado.

Você precisa de um renovo em sua vida espiritual. 

Apelo – você que hoje entendeu quem é Jesus e o que Ele já fez por você, que está experimentando o amor de Deus sendo derramado em seu coração, e quer colocar Jesus no centro da sua vida, entregando sua vida a Ele, para ser o seu Senhor e Salvador, eu te convido a tomar uma decisão e quero orar por você …