Ser discípulo de Jesus

Texto Base:

“Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir.
“Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.

João 13:33,34

Introdução

Estamos dando início a uma série de mensagens cujo o tema principal será “Ser discípulo de Jesus”. Não perca nenhuma das ministrações, pois você aprenderá e crescerá conosco. Esse é o propósito de Deus para sua vida!

Quando você ouve a palavra cristão, o que vem na sua mente? Uma pessoa diferenciada, separada, privilegiada?

Ou, uma pessoa que tem a mente fechada, julgador, melhor que os outros? Um grupo de pessoas que pensam que são os únicos que irão para o céu e secretamente gostam disso?

Se alguém te parasse na rua e te perguntasse: Você é um cristão? O que você diria?

Quero que você saia daqui consciente que você pode ser mais que um cristão.

 Desenvolvimento

I – O termo Cristão só aparece três vezes na bíblia.

At.11:26 Em Antioquia, os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos.

…durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com aigreja e ensinaram a muitos, e, Antioquia,“Os DISCÍPULOS foram chamados de CRISTÃOS

a) O contexto e conteúdo da mensagem dos discípulos.

b) O apoio de Barnabé.

c) Barnabé vai a Tarsis e leva Paulo com ele.

Também encontramos em:

At.26:28 – Agripa disse a Paulo: você acha que em pouco tempo pode convencer-me de me tornar cristão? (em Cesaréia)

I Pd 4:16 – Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.

Se nós olharmos para o Novo Testamento, os evangelhos e o livro de Atos nós vamos perceber que existia outro termo muitíssimo usado que o seguidores de Jesus usavam para se auto denominarem. O termo era DISCÍPULO.

Se você perguntasse para um seguidor de Jesus o que ele era, ele responderia: Eu sou um discípulo! Você encontrará esse termo sendo usado muitas e muitas vezes no NT.

II – Então o que é um discípulo?

A palavra discípulo significa a mesma coisa no inglês, grego e qualquer outra língua: aprendiz, seguidor.

Um discípulo é uma pessoa que faz assim: Eu estou pensando em como reagir a certa situação. Como você, Jesus, responderia a essa situação? É assim que eu responderei também.

Um discípulo é uma pessoa que está olhando para JESUS e dizendo: Me dê as direções, me mostre como viver a minha vida!

Em Jo. 13 Jesus chega para os discípulos e diz: se vocês fizerem algo, de fato serão meus discípulos.

Então Jesus pensa: meu tempo está quase se acabando e tem algumas coisas que eu tenho que dizer aos meus discípulos antes de eu ser crucificado e deixar essa terra e diz:

Jo.13:33 – Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora digo a vocês: para onde eu vou, você não podem ir.

v.34 – Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros.

v.35 – Como eu vos amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso, todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês amarem uns aos outros.

Jesus estava dizendo: Por esse modo diferente de se relacionar, todos saberão que vocês são meus discípulos.

APLICAÇÃO: Todos nós podemos ser cristãos, mas amar uns aos outros como Jesus amou os seus discípulos, somente discípulos conseguem.

III – Vamos pensar na família agora:

Imagine cada marido, mulher e filho decidissem por 3 ou 5 meses agir assim: nós vamos amar ridicularmente uns aos outros nesse período. Nós vamos servir uns aos outros, ser generosos uns com os outros, ter cuidado com as palavras e amar incondicionalmente.

Você consegue imaginar o que aconteceria na sua casa? Na sua vizinhança, na sua cidade? Se obedecêssemos apenas esse mandamento.

E Jesus sabia disso: todos saberão que vocês são meus discípulos. Não pelo o quanto ora, não pelo o quão alto você prega, não pelo que você faz na igreja, mas sim pelo jeito que vocês amam uns aos outros.

Conclusão

Só não quero que tudo isso, faça você perder Jesus de vista. Porque Jesus, nos coloca no mesmo pé de igualdade.

Temos que saber o que fazer com as nossas falhas, nossos pecados, o que fazer com nosso desapontamento com nós mesmos. O que fazer com esse vácuo em nosso coração, esse distanciamento de Deus?

Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em abundancia. Jesus te chama para ser um discípulo, um seguidor, venha caminhar com Ele. Ele cura e deseja te fazer um discípulo. Mais que um cristão! Ele partiu o pão para os seus discípulos. CEIA.