Tenha um coração agradecido

Texto Base

Quando um grupo de filisteus estava acampado no vale de Refaim, três chefes do pelotão dos trinta foram encontrar Davi na rocha que há perto da caverna de Adulão.

Estando Davi nessa fortaleza, e o destacamento filisteu em Belém,

Davi expressou seu desejo: “Quem me dera me trouxessem água da cisterna que fica junto à porta de Belém! “

Então aqueles três infiltraram-se no acampamento filisteu, tiraram água daquela cisterna e a trouxeram a Davi. Mas ele se recusou a beber; em vez disso, derramou-a como uma oferta ao Senhor.

“Longe de mim fazer isso, ó meu Deus! “, disse Davi. “Esta água representa o sangue desses homens que arriscaram a própria vida! ” Eles arriscaram a vida para trazê-la. E não quis bebê-la. Foram essas as proezas dos três principais guerreiros.

1 Crônicas 11:15-19

 

Introdução

 

Iniciamos uma nova série de estudos temáticos em nossos domingos com o tema central “Decisões que mudam destinos”

• Toda decisão em si é um divisor de águas, mas há decisões cujos efeitos reverberam sobre todo o seu destino e sobre o destino de outras pessoas também.

• Quando se trata de vida cristã e de princípios divinos, a compreensão de decisão torna-se ainda mais profunda, porque entendemos que muitas ações, antes compreendidas como consequência natural das circunstâncias, partem na verdade de uma decisão nossa.

• Um exemplo disso é a gratidão. Numa visão estritamente social, a gratidão só é desenvolvida em circunstâncias totalmente favoráveis e depende exclusivamente de atitude das pessoas ao redor. Para a visão social, gratidão é um sentimento apenas.

• Gratidão genuína não é isso. “Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1Ts 5:18

• Gratidão é uma decisão, não apenas um sentimento. E uma decisão que muda a sua vida.

• Gratidão é tão importante, que hoje até o meio secular fala dessa sua importância como um passo necessário para se desenvolver uma vida plena e resiliente. Coaching, autoajuda e a própria ciência colocam a gratidão como antídoto para uma vida transformada, mas a Palavra de Deus nos chama à uma vida de gratidão há muito mais tempo. Gratidão não é autoajuda, é ajuda do Alto.

• Quantos aqui vieram por uma mudança de vida? Vamos compreender mais sobre gratidão e como desenvolvê-la genuinamente.

 

DESENVOLVIMENTO

1) GRATIDÃO É UMA DECISÃO

• Davi não tinha foco na dificuldade da guerra, mas no favor que recebera no meio da guerra. A vida não precisa estar sem problemas para que você decida ser grata, grato.

• Onde está o seu foco? O que você tem procurado?

2) GRATIDÃO ESTÁ LIGADA A UM SENSO DE RESPONSABILIDADE E EMPATIA

• Davi era líder, sua posição não o deixou insensível quanto à situação daqueles que o serviam. Para quem não tem sensibilidade, o que tiver ou fizerem em sua vida nunca será suficiente.

• Gratidão está ligada a empatia, ninguém é grato explorando o outro.

• Ninguém pode ter gratidão genuína em seu coração se guardar segundas intenções.

3) GRATIDÃO GENUÍNA NÃO É “JOGO DA POLIANA”, É FRUTO DO RECONHECIMENTO DO FAVOR DE DEUS

• Você percebe o cuidado de Deus em sua vida, mesmo quando passa pelo vale? Mesmo quando as pessoas te abandonam ou as circunstâncias são contrárias? Deus está em tudo e em todo o tempo com você.

• Qual peso o favor da cruz tem em sua consciência?

• Sl 116

4) GRATIDÃO NÃO SE MANIFESTA APENAS POR PALAVRAS, MAS POR ATITUDES

• Jesus falou que pelos frutos se conhece a árvore (Lc 6:44); quais os frutos da gratidão?

• Davi reconhece que não merece tamanha devoção, que só Deus é digno de receber tal entrega e por isso, derrama em oferta o que recebeu, que foi água. Você se acha merecedor do sacrifício de Cristo? Na cruz, recebemos a nossa vida. O que devemos derramar então diante de Deus?

5) NÃO HÁ GENUÍNA ADORAÇÃO SEM GENUÍNA GRATIDÃO

• Na verdade, uma é expressão da outra. “ Só quem conhece a grandeza do perdão que recebeu, entrega em amor todo o tesouro seu para adorar a Deus”

CONCLUSÃO

• Gratidão é decisão; e uma decisão que muda toda sua vida

• Não é jogo da Poliana, é reconhecimento do favor e cuidado de Deus em tudo;

• Quem é grato, adora a Deus

• Você recebeu vida na cruz. É um amor tão grande que nos constrange, pois sabemos que não somos merecedores de tal favor.

• Davi ao perceber não ser merecedor de tal favor, manifestou sua gratidão derramando a Deus a água que recebera.

• Você deseja manifestar sua gratidão a Deus derramando sua vida em Seu altar?