Transformado pela Palavra

Texto Base:

Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.

Mateus 4:4

 

Introdução

Dando prosseguimento ao tema do mês de maio “Ser discípulo de Jesus”, quero começar falando para vocês um discípulo que viveu no Séc. XVIII chamado D. L. Moody.

Filho de um pai alcóolatra, morto aos 41 anos de idade, Moody com 17 anos foi morar com seu tio que era um sapateiro. Ali Moody não somente aprendeu a profissão, mas foi levado pelo seu tio a uma Escola Bíblica Dominical, onde não somente entregou sua vida para Jesus, mas se apaixonou pela Palavra de Deus onde se tornou uma dos maiores evangelistas que o mundo conheceu.

Algumas citações de Moody ficaram famosas e eu quero citar apenas três:

1) A fé torna tudo possível

2) O amor torna tudo mais fácil”.

3) Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida”.

A palavra de Deus diz em Mt.4:4 – Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.

As pessoas precisam mais que de pão para a sua vida; elas precisam alimentar-se de cada palavra de Deus. Mateus 4.4; NLT

 Desenvolvimento

O crescimento espiritual leva tempo.

É o processo no qual substituímos as mentiras pelas verdades, as paixões carnais pela santificação, os desejos do mundo pelas bençãos de Deus.

Por isso que Jesus orou:

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade [Jo 17.17].

Para nos tornar semelhantes a Jesus, devemos preencher nossa vida com a sua Palavra que é a verdade.

A Palavra de Deus é diferente de qualquer outra palavra. Ela é viva. Jesus disse: As palavras que eu lhes disse são espírito e vida [Jo 6.63].

A Bíblia é muito mais do que um manual de doutrinas. A Palavra de Deus gera a vida, cria a fé, produz mudanças, afugenta o Diabo, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a tentação, infunde esperança, libera poder, limpa nossas mentes, cria as coisas e nos garante o futuro eterno!

Não podemos viver sem a Palavra de Deus! Nunca subestime o valor dela.

Você deve considerá-la tão essencial para sua vida como a comida. Jó disse:

Dei mais valor às palavras de sua boca do que ao meu pão de cada dia [Jó 23.12]. (em meio a crise, Jó foi sustentado pela palavra)

 

I. PERMANECENDO NA PALAVRA DE DEUS

Milhões de cristãos nominais são assolados pela anorexia espiritual, morrendo de fome com a alma subnutrida. Para ser um discípulo de Jesus, alimentar-se da Palavra de Deus deve ser a primeira prioridade. Jesus chamou isso de “permanecer”. Ele disse:

Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. Jo 8.31.

Na vida cotidiana, permanecer na Palavra de Deus inclui quatro atividades.

a) Aceite sua autoridade.

b) Assimile sua verdade. Receber, ler, pesquisar, relembrar e refletir.

c) Permaneça na Palavra de Deus.

d) Aplicar seus princípios.

 

Conclusão

Outra razão que nos faz evitar a aplicação pessoal da Palavra de Deus é a possibilidade de isso ser difícil ou mesmo doloroso. A verdade irá libertá-lo, mas a princípio poderá deixá-lo infeliz!

A Palavra de Deus expõe nossas motivações, aponta nossas faltas, repreende nosso pecado e espera que nos transformemos.

Faz parte da natureza humana resistir a mudanças; então aplicar a Palavra de Deus é uma tarefa difícil, mas vai valer a pena!

Eu concluo com uma das frases de D. L. Moody que li no início : “A Bíblia não nos foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida”.