Sermões

A grande casa de Deus: cozinha

16/03/2023
Culto de Celebração 11h
Preletor: Pra. Dayse

Introdução

Texto:

Mateus 6:9-13 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Estamos neste mês ouvindo a palavra de Deu dirigida a nós com o tema “A Casa de Deus”. E como diz a canção: Deus preferiu essa carne. Não quis os templos que eu posso construir com minhas mãos. Me fez casa. Eu sou morada. Lugar de Deus …Mudando as coisas de lugar Amo essa canção, porque ela diz: Deus preferiu morar em mim e também diz que a partir do momento que ele mora, ele muda as coisas de lugar!!! E tomando a ilustração de uma casa, hoje falaremos da cozinha. A oração ensinada por Jesus, nos diz: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” e não há um lugar melhor em nossa casa pra falar de pão que na cozinha. É na cozinha que nossas necessidades básicas são supridas. Toda casa tem cozinha. E toda cozinha tem regras. A cozinha do Deus que muda as coisas de lugar, tem suas regras, e hoje, baseados na leitura bíblica dessa oração, que é mais que oração, é Jesus nos ensinando a viver conforme seu reino, nos ensinando a falar com nosso pai para buscar em oração o que necessitamos, vamos aprender sobre 2 regras da cozinha da Grande Casa de Deus:

Desenvolvimento

I- Regra nº 01: Dependência

Você está na cozinha da casa do seu pai. Não seja acanhado: Peça “ Pai nosso que estás no céu… O pão nosso de cada dia nos dá hoje…” Essa regra nos fala de pedir, só pede quem precisa. Como diz o ditado: “ quem pode manda, quem não pode pede”. Isso nos lembra que na casa de Deus nós precisamos entender que dependemos dele. Quero destacar agora algumas observações sobre a dependência:

 

1. Precisamos entender que se somos dependentes, há alguém superior:

Ele é o pai, ele está no céu, e ele é santo e tem suas próprias regras (venha o teu Reino): Percebemos na bíblia que Deus sabe quem ele é e ele age conforme quem ele é: o Deus todo poderoso. Ele não pediu nada a Moisés, ele disse vá lá no Egito, faça assim e assim e liberte o meu povo. Não pediu licença, não aceitou desculpas, não pediu opinião. Em Jó vemos suas respostas ao questionário de Jó: Onde é que você estava??? Então, aprenda a depender de Deus porque ele é o Deus todo poderoso que sabe governar.

 

2. O controle não é seu.

Ele é o grande “Eu sou”. (Ilustração: pais com crianças pequenas, filhos com pais que não dominam a tecnologia). Muitas vezes, nós seres humanos, quando distanciados dos propósitos que Deus quer que a gente viva, quando nos esquecemos da nossa identidade como Filhos desse Pai que habita em nós, temos a tendência de querer “tomar o controle”. E como isso ocorre? No 30 semanas, chamamos esse comportamento de “Co dependência”. E ela pode ser impositiva ou anulativa. A Co dependência é a incapacidade de sustentar relacionamentos saudáveis com os outros e consigo mesmo. O codependente está sempre vivendo a vida do outro, impondo ou os colocando sempre em primeiro lugar. Está ou controlando a vida dos outros ou se anulando, sem saber dizer não e por quê esse comportamento ocorre? Porque queremos a aprovação dos outros, porque caímos na conversa da antiga serpente: você não é bom o suficiente… mas acredite: você é bom porque você é morada de Deus, não por você!!! “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” 2 Timóteo 1.7 Você não precisa controlar a vida dos outros, nem deixar os outros controlarem a sua vida, você tem um pai que te ama, que te sustenta que te dá o que você precisa. Um Deus todo poderoso que controla todo o universo com uma perfeição maravilhosa!!!

 

II- Regra nº 02: Confiança 

Confie no cozinheiro (Ele é/ Yahveh)

1. Ele sabe do que precisamos:

Vitaminas, proteínas, lipídeos, minerais, carboidratos. Muitas vezes esquecemos que crescemos e queremos nos comportar como crianças irresponsáveis e nos alimentar só do nosso tipo de nutriente preferido. Se isso acontecesse enquanto a gente era criança, o resultado seria um crescimento inferior à nossa capacidade genética. E isso poderia acarretar e facilitar doenças e diminuição da qualidade de vida. E o mesmo ocorre no mundo espiritual: Não queremos nos alimentar de “brócolis”: Evitamos (ou nos queixamos) quando os problemas e as lutas aparecem. Mas são exatamente nesses momentos que podemos amadurecer mais e nos fortalecermos em Deus e melhorar nosso caráter e nos tornarmos uma pessoa melhor. Pode confiar: Ele cuida!

 

2. Ele sabe do que gostamos.

Nós que somos seres humanos, sabemos agradar o paladar das pessoas que amamos: Damos chocolates, levamos ao restaurante predileto, preparamos pratos preferidos. Muitas mães aqui sabem exatamente qual é o prato preferido de cada filho e faz questão de preparar, mesmo que as vezes seja uma batata frita. Isso também ocorre com Deus: ele nos proporciona momentos maravilhosos, de descanso, de alegrias, de “mimos”. Pode confiar: Ele é bom!

 

3. Há mesas preparadas na presença dos nossos inimigos

O mundo não é cor de rosa. Não podemos deixar de lembrar disso: todos estamos suscetíveis (ainda) ao mal do mundo. Mas não podemos deixar de lembrar dessa regra da cozinha: Deus está conosco e nos prepara uma mesa mesmo nas horas mais difíceis: Pode ser que tenhamos um “chazinho” para nos acalmar (Jeová-shalom: tudo o que precisamos é de um Deus que nos dará paz nos tempos de tribulação). As vezes pode ser que tenha um prato cheio de proteínas e legumes para nos fortalecer (Jeová-Nissi: tudo o que precisamos é de um Deus que luta conosco em nossas guerras). Eu sou (a ressurreição e a vida para Lázaro, a paz para Gideão, A bandeira de guerra de Moisés) Eu sou (o que você precisa).

 

4. Você não consegue sozinho

Nunca será apenas sobre você e sua capacidade: Ao que João esclareceu: “Um homem não pode receber coisa alguma, a não ser que lhe tenha sido dada do céu” Jo. 3:27 5. Em alguns momentos não raciocine, não se deixe levar pelas emoções. Só confie: Jesus, porém, ouviu essas palavras e disse a Jairo: “Não tenha medo. Apenas creia”. Mc. 5:36

 

Conclusão

Para concluir gostaria de fazer algumas perguntas para você: • Como anda a cozinha da habitação de Deus que é o seu coração? Você tem deixado ele no controle ou continua controlando pessoas ou sendo controlado por elas? As regras do controle são as suas ou são os padrões do Reino? Continua com velhos hábitos querendo novos resultados? • Como está seu coração hoje com o prato que está sendo servido para você? Confia que pode sentar nessa mesa e saborear o prato preparado? Glorifique e honre a Deus se hoje tem sua sobremesa predileta, ou ore e se fortaleça se hoje tem brócolis: ele é o Deus que está com você sempre: Confie! E também uma recomendação: • Você está na cozinha com seu pai, aproveite o bate papo e o cafezinho!!! Apelo: Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ap. 3:20

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais