Sermões

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

31/12/2023
Culto da Virada
Preletor: Pr. Paulo Cesar

Introdução

Temos vivido mudanças de temperaturas como nunca vivemos e isso tem afetado diretamente o homem, os animais e toda a natureza. Chamamos isso de Crise Climática. Crise Climática é o termo utilizado para falar sobre as alterações que vem acontecendo na temperatura média do planeta tanto na atmosfera como nos oceanos que impactam diretamente a vida. Tudo isso é causada pela ação humana. (ondas de calor, tempestades e secas severas). As alterações do clima é um problema global. Ou seja, toda mudança de temperatura, gera um impacto na vida humana. Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

¹¹ Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. ¹² Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:11,12

Desenvolvimento

I – ZELO E FERVOR

Antes de falar sobre o fervor espiritual, Paulo fala que não deve nos faltar o “zelo”.

ZELO – Não ser zeloso pode trazer prejuízos na vida: Perda de um cargo, perda da tranqüilidade, fracasso, desgaste… Agora imagine na vida espiritual! Sem zelo nos tornamos infrutíferos, vazios, sem entusiasmo…É como se a gente estivesse servindo a Deus de qualquer jeito.

Precisamos ser zelosos em tudo, tanto no âmbito material quanto espiritual. Ser zeloso é reconhecer o valor das coisas, e procurar fazer a sua parte da melhor maneira possível.

FERVOR – A palavra “fervor” significa: “ação de ferver, condição do que foi submetido à fervura; grande calor; ardência, brasa”. Figuradamente significa: “empenho com que se busca satisfazer ou realizar algum desejo; dedicação” (HOUAISS, 2001, p. 1332). Champlin (2004, p. 718) diz que ser fervoroso é “ser intenso, zeloso e resoluto no propósito tomado.

O fervor espiritual foi a grande tônica no início da igreja. Este fervor espiritual foi resultado da ação do Espírito Santo na vida dos primeiros cristãos que tinham compromisso com a palavra de Deus, com a oração e com a obra de Deus. Eles sabiam qual era a missão de cada um. E isso gerou não somente um crescimento no número de pessoas entregando suas vidas para Jesus, o crescimento da igreja, bem como a expressividade que a igreja adquiriu. A igreja revelava Jesus!

Fervor em nosso relacionamento com Deus é algo que não devemos perder. O apóstolo Paulo nos adverte declarando para manter esse fervo, essa temperaturar – “…Sede fervorosos de espírito…”.

Uma pessoa fervorosa caracteriza-se por sentimentos e convicções profundas.

Essa qualidade de espírito faz contraste com a atitude de superficialidade, fingimento e vacilação, tão comum em nossos dias”.

a) Ser fervoroso é um mandamento. Trazendo vários conselhos práticos da vida cristã aos cristãos de Roma, o apóstolo Paulo exorta-os dizendo: “sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor” (Rm 12.11). A expressão paulina “sede” é um imperativo para a vida cristã, um mandamento que não pode ser negligenciado.

b) Ser fervoroso é uma necessidade. O fervor é necessário em nossas vidas. Relegar isso, é cair num marasmo e decadência espiritual. O apóstolo Paulo diz que nós devemos buscar sempre uma renovação a fim de que nossa vida espiritual esteja sempre em dia (Rm 12.2; 2Co 4.16). ² Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 ¹⁶ Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 2 Coríntios 4:16

c) Ser fervoroso é uma parceria. É impossível uma vida de fervor sem o auxílio do Espírito Santo. É Ele que está ao nosso lado nos auxiliando na vida espiritual como prometeu Jesus. João 14.26 diz: “Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês”. É sua habitação e constante renovação que torna a nossa vida dinâmica, por isso Paulo diz: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Paulo estava dizendo: “nunca façam assim”, referindo-se à tolerância para com a embriaguez, e “sempre façam assim” em relação a encher-se do Espírito Santo.

 

II – MAS, O QUE DIMINUI O FERVOR (a temperatura) NA VIDA DO CRISTÃO?

a) Quando a gente não cuida do nosso coração. Pensamentos, sentimentos e vontades. Quando você não cuida do seu coração, o fervor começa a diminuir. E quando isso acontece, esfria também o amor por Jesus, o amor próprio, e o amor pelo o outro.

b) A falta dedicação. No AT o sacerdote tinha tarefas diárias, tais como: sacrificar, acender as lâmpadas do candelabro e ofertar incenso, diariamente. ⁹ Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

Como sacerdotes de Deus, precisamos diariamente, apresentar a nossa vida em total consagração a Deus (Rm 12.1), se enchendo do Espírito (Ef 5.18), e ainda conservando uma vida de oração (Ef 6.18; 1Ts 5.17) e leitura da Bíblia (Sl 1.1-3). Servir na Casa do Senhor, além de nos fazer ocupar positivamente nosso tempo é algo que nos ajuda a nos mantermos mais fervorosos.

 

III – MAS COMO MANTER-SE FERVOROSO? Mantenha a temperatura do seu relacionamento com Deus.

Em Apocalipse 3:16-19, o Senhor Jesus faz uma advertência muito forte à igreja de Laodiceia, por não serem nem ‘frios’ nem ‘quentes’. Antes de haverem aceitado a fé, eram frios. Ao receberem a Jesus, haviam se tornado quentes – zelosos seguidores do Mestre. Agora, porém, encontravam-se num perigoso estado intermediário – a mornidão espiritual. Não estavam mais desejosos de corresponder ao movimento do Espírito nem estavam frios o suficiente para perceber quão grandes eram suas necessidades. “A mornidão espiritual é o pior estado que se estabelece na vida de alguém que um dia teve um encontro pessoal e verdadeiro com Cristo”. Para a igreja de Éfeso, estava faltando o primeiro amor. Como podemos então nos manter aquecidos pelo fogo do Espírito? Como não permitir que a mornidão nos atinja?

a) Mantenha-se constantemente na Presença de Deus. Mantenha-se em contato com sua fonte original de calor: a presença de Deus. É Ele que nos incendeia! Portanto, não pare de buscar a Deus, não saia da sua presença, cultive uma vida abundante de oração, adoração e leitura da Palavra.

b) Seja um voluntário nas atividades da igreja. No início da igreja, os cristãos tinham o prazer de servir uns aos outros.

c) Não apague o Espírito Não o entristeça.

d) Deixe de lado tudo aquilo que quer trazer frieza em tua vida. A frieza espiritual paralisa as pessoas.

Conclusão

Qual será a temperatura do seu coração para com Deus? Aqueça esse coração!

Mantenha em uma temperatura agradável a Deus, a você e às pessoas que convivem com você!

Não viva uma Crise Climática em seu relacionamento com Deus.

Feliz Ano Novo!

Assista essa mensagem em nosso canal

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais

A Vida Moldada Pela Verdade

Jesus transforma a vida de todo aquele que crê Nele. Durante este mês estamos contemplando exemplos de pessoas que tiveram as estruturas de suas vidas viradas de cabeça para baixo, foram catapultadas para um modelo, um padrão comportamental completamente diferente do normal, que os impulsionou a viver o extraordinário de Deus em suas vidas.

ler mais