Sermões

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

28/05/2023
Culto de Celebração 17h e 19h
Preletor: Pr. Cleber Cunha

Introdução

TEXTO BASE: Atos 3.1-10
1 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. 5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. 9 Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, 10 e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.
É interessante essa ser a última mensagem – e olha que nem se previu assim, Deus sabe. Mas, observando o tempo que Jesus passou com os discípulos como um processo de transformação de suas vidas, o “ser cheio do Espírito Santo” foi exatamente a última fase.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. (João 14.16-17)

O Pentecostes, quando o Espírito Santo desce sobre os discípulos e passa a estar não apenas com eles, mas a morar dentro deles, é o marco desta última fase da nossa transformação. A fase em que recebemos do PAI capacitação (e recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo), para que, uma vez transformados, vivamos até que Ele venha como agentes de transformação de vidas (e sereis minhas testemunhas), Aleluias!
Peguemos carona em um episódio da história de dois discípulos de Jesus para refletirmos sobre o que seria uma vida transformada, sob a perspectiva de uma vida cheia do Espírito Santo.

Desenvolvimento

O episódio do texto que acabamos de ler, protagonizado por Pedro e João, ocorre logo após a descida do Espírito Santo e do início da chamada igreja primitiva, cujo modo de VIDA cristã TRANSFORMADA tem servido como referencial de um genuíno Viver Cheio do Espírito Santo para a Igreja hoje e todos os tempos (Atos 2).
Portanto, o que vemos ali é apenas o início de algo que seria visto ocorrer, de maneira ordinária, comum, no dia a dia da vida dos discípulos cheios do Espírito Santo, daqueles que se tornaram testemunhas de Jesus Cristo.
Algumas lições para nossas vidas:

I – SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO NOS TRANSFORMA EM PESSOAS QUE VIVEM PELA FÉ

Atos 3:4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós.
Você se lembra de como estavam Pedro e João, pouco tempo antes desse episódio? Pedro havia negado Jesus três vezes, no processo da crucificação e, juntamente com João e os outros discípulos, após a morte de Jesus, haviam decido voltar para a vida anterior deles: voltaram a pescar peixes. Esse era o estado de Pedro e João, pouco antes.
Mas, Jesus lhes apareceu, daquela forma típica do Mestre, dando-se a conhecer pelos seus atos, resgatando a fé de Pedro, João e dos demais discípulos, ali naquele barquinho que mais uma vez vira a noite sem pescar nada e, sob a Palavra de Jesus, foi de tal modo cheio de peixes, que quase veio a pique. Jesus estava Vivo e apareceu aos discípulos!

A despeito disso, o próprio Jesus fala aos discípulos para aguardarem até que dos céus fossem revestidos do poder do Espírito Santo, para serem suas testemunhas. Desde antes de sua morte, Ele lhes disse que enviaria o Espírito Santo, o Consolador, o Espírito da Verdade, que conscientiza do pecado, da justiça e do juízo, pois Ele não estaria mais presente fisicamente com eles.
O Pentecostes, que precede o episódio que lemos, foi a concretização do que Jesus disse. E, é nítida A TRANSFORMAÇÃO da VIDA de Pedro e João, com maior evidencia ainda a de Pedro. Aquele que não muito tempo antes tinha negado Jesus, com medo, agora, já havia feito uma pregação contundente acerca de Jesus – a pedra rejeitada – e, juntamente com João, OUSARAM EM FÉ se dirigirem a um coxo para curá-lo.
PEDRO e JOÃO foram TRANSFORMADOS PELO ESPÍRITO SANTO de
desertores desanimados com a fé em genuínas testemunhas de JESUS!

II – UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO NÃO PERMITE QUE AMULETAS SUBSTITUAM A SUA FÉ

Ato 3.6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! (At 3.5-6)
David Guzik, no seu comentário bíblico, fala da história de um monge humilde caminhando com um cardeal católico romano na Idade Média, quando a Igreja Católica estava no ápice de seu prestígio, poder e riqueza. E o cardeal aponta para toda aquela opulência, toda aquela riqueza (quem já visitou a Catedral de São Pedro em Roma sabe) e disse: “não temos mais como dizer ‘prata e ouro não temos’”. E o monge respondeu, também não podem dizer: “no nome de Jesus Cristo de Nazaré, levanta e anda”.
Será que é por isso que parece haver maior fé e maior manifestação do poder e do agir de Deus em lugares mais pobres, menos favorecidos?
Mas, identifico também outra questão aqui na vida de Pedro e João. Não apenas ou tanto o nada ter que parecia lhes afetar a fé. Era não ter mais Jesus ali com eles, a autoridade que Jesus lhes conferiu, certa vez, ao envia-los dois a dois para pregar, quando retornaram maravilhados, dizendo que os demônios eram expulsos, sinais aconteceram…
Creio que, de fato, as poucas condições humanos nos deixam em situação em que a fé assume protagonismo, não acha amuletas para se ancorar (o conhecimento, o poder, o dinheiro…). Mas, essa fé encontra vigor para TRANSFORMAR VIDAS quando somos CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, para
testemunhar COM A AUTORIDADE DO NOME DE JESUS. É aí, em humildade, que Deus age, salva, cura e transforma vidas!

Você está disposto, lá no fundo do seu coração, a lançar fora as amuletas que te fazem ancorar muitas vezes a sua fé em coisas humanas e terrenas; a reconhecer o quão desprezível são as riquezas (nossas casas bonitas, nossos carros maravilhosos), o poder, o status (posição e fama), e dar lugar a um viver cheio do Espírito Santo, onde há salvação, cura e transformação real de vidas?

III – UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO PRODUZ INTIMIDADE COM DEUS E FÉ PARA SERMOS AGENTES DA TRANSFORMAÇÃO QUE VEM DO PAI

Atos 3.5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa…. 7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. (At 3.5,7-8)
O texto nos mostra que a expectativa do coxo era de receber de Pedro e João algum dinheiro, algo para aliviar sua situação material, pois, naquela época e também hoje, não era fácil para uma pessoa com deficiência – principalmente como a narrada – conseguir condições para alimentar-se, vestir-se etc.
Mas, aquele homem à porta do Templo, em vez de receber algo material de Pedro e João, é puxado por Pedro, que lhe toma pela mão e o levanta! Uau, que atitude de fé teve Pedro, aquele mesmo cara que teve medo de dizer que era discípulo de Jesus! Você já imaginou essa cena?
Os pés e tornozelos daquele homem se firmando e, de repente, ele pula e fica em pé… começa a andar maravilhado, entra no Templo com Pedro e João (olha isso!), e vai saltando e louvando a Deus pelo que Ele fez!
Eu creio que essas coisas também são para hoje! Esse viver cheio do Espírito Santo, como ocorrido com os discípulos, é também para os nossos dias!

Conclusão

Uma VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO é o passo seguinte à transformação que tem início ao nascermos de novo, ministrado hoje pela manhã, e que perpassa diversas áreas de nossas vidas.
Uma VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO nos transforma em pessoas que vivem pela FÉ

Um VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO não permite que amuletas (dinheiro, poder, fama…) acabem tomando o lugar ou impeça que confiemos plenamente em Deus

Uma VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO nos leva a um nível de fé capaz nos fazer agentes de transformação que vem de Deus!

Você disposto(a) a viver uma VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO?
Talvez você esteja aqui hoje e ainda não tenha dado o passo inicial para ter uma VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO, que é o nascer de novo em Cristo, entregar sua vida a Ele. É a hora perfeita para você tomar essa decisão e seguir em frente!
Quero orar com e por vocês agora!

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais

A Vida Moldada Pela Verdade

Jesus transforma a vida de todo aquele que crê Nele. Durante este mês estamos contemplando exemplos de pessoas que tiveram as estruturas de suas vidas viradas de cabeça para baixo, foram catapultadas para um modelo, um padrão comportamental completamente diferente do normal, que os impulsionou a viver o extraordinário de Deus em suas vidas.

ler mais