Sermões

A grande casa de Deus: o corredor

23/04/2023
Culto de Celebração 11h
Preletor: Pr. Paulo Cesar

Introdução

O coração é a nossa parte interior, onde estão os nossos valores, que são as fontes dos nossos pensamentos, sentimentos e de onde se produzem palavras e ações.

Quando Deus pede que analisemos o nosso coração, é porque Ele quer acelerar coisas na nossa vida, nos levar a uma nova estação.

Nosso coração precisa estar protegido, guardado para não perdermos o propósito. Como o texto diz: existem as fontes da vida.
Nosso coração precisa estar protegido, guardado na Grande Casa de Deus. Dando continuidade a série de mensagens sobre a Grande Casa de Deus (um lugar para o seu coração), hoje falaremos sobre o “corredor” desta Grande Casa.

Desenvolvimento

A grande casa de Deus é atravessada de ponta a ponta por um corredor. Você não pode ir de um ambiente para o outro sem usar o corredor. Quer deixar a cozinha e ir para o seu quarto? Use o corredor. Que ir do quarto para a sala? Passe pelo corredor.
Você pode pensar: no meu apartamento, eu não preciso.

Mas, estou falando da Grande Casa de Deus. É onde você faz a sua habitação e lá você precisa percorrer o corredor e entrar em cada cômodo para desvendar os mistérios de Deus (os propósitos e a vontade de Deus).

Quanto mais você conhece a Casa, mais a vontade você vai ficar, e saber onde estão os utensílios da casa.

– Na Grande Casa de Deus, você irá se relacionar com Deus e conhecerá o Seu coração.
– Na Grande Casa de Deus, você não consegue andar pelo corredor sem dar de cara com outras pessoas.

É possível que você não passe do corredor, se não tiver seu coração guardado: das mágoas, das ofensas, do desejo de vingança, do ódio.

John Bevere chama a ofensa de “A isca de Satanás”. Isca é uma armadilha!
Ofender alguém significa, basicamente, fazer com que essa pessoa se sinta aborrecida ou perturbada, por meio de nossas palavras ou ações, quer tenha justificativa para esse sentimento, quer não.

Logo estar ofendido e guardá-la é: a incapacidade de controlar suas próprias emoções e sentimentos quando é insultado, magoado, machucado, danificado, afrontado.

Quantas pessoas hoje não frequentam mais a igreja por se sentirem ofendidos? Que isca!

A ofensa, quando é alimentada pelo nosso coração, gera ressentimento, mágoa, desejo de vingança e ódio.

Jesus nunca questionou a realidade das ofensas. A questão não é a existência da dor causada pelas ofensas, mas o seu tratamento. O que você vai fazer com as pessoas que tem essa dívida com você?

I – O CORAÇÃO RESSENTE
A bíblia destaca melhor: …O ressentimento mata o insensato. Jó.5:2. Bildade estava certo em afirmar: …Ah você que despedaça tua alma na tua ira. (Jó.18:4)
O ressentimento é como uma prisão. Quando trancamos alguém na cela de nosso ódio, ficamos empatados guardando a porta.

Ex: escolta de preso em hospital. O preso apesar de estar algemado, ele está dormindo. Quem faz a escolta, tem que ficar ligado. Não pode dormir.

O guarda da prisão pode ir pra casa relaxar, quando termina seu plantão. Sim, mas o guarda do ressentimento não pode.
Se você se põe em cobrar a ofensa, jamais descansará. Talvez, ele nunca te pagará. E aí?

Por mais que você mereça um pedido de perdão, seu devedor pode não concordar. Talvez ele nunca mude.

A sua busca pela “justiça” será suficiente? Quanto de justiça é suficiente?

Exemplo:
Imagine: alguém chega pra você e diz assim: quantas chicotadas você quer que eu dê no seu ofensor. 40.
A punição é imposta. Você assiste aquela cena e vai embora.

Você fica feliz? Sente-se melhor? Fica em paz? Mas logo a lembrança da ofensa vêm a tona e outras chicotadas serão necessárias? Até quando?

Só vai parar quando você levar as palavras de Jesus a sério: Perdoa a nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores…

II – O CORAÇÃO SE FECHA
O coração amargurado se fecha para o perdão de Deus. Não sente a paz que o perdão oferece.

Se você não perdoar, pagará um alto preço espiritualmente.

Se podemos alcançar perdão quando perdoamos outros, porque precisamos de um Salvador?

Se podemos pagar nossos pecados com nossas clemências, por que Jesus morreu por nossas iniquidades?

Se a salvação é o resultado de nossos esforços, por que Paulo insistiu: Pela graça sois salvos, por meio da fé; isso não vem de vós; é dom de Deus. Ef.2.8

A salvação é um presente gratuito.
Se estamos perdoados, porque Jesus nos ensina a orar: Perdoa as nossas dívidas?

A natureza do relacionamento não mudará, mas a intimidade sim.

O mesmo acontece em nosso caminhar com Deus. Confissões não criam relacionamento com Deus; simplesmente nutrem.

Se você é um cristão, admissão de pecado não lhe altera a posição diante de Deus; intensifica, porém, a sua paz com Ele.
Assim como o pecado inconfesso obstrui a alegria, o pecado confesso a libera.

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Salmos 32:1

Não permita que o seu coração se feche para as pessoas que te machucaram. Não trave o corredor da Grande Casa de Deus.

Obs: Um dos mais importantes princípios bíblicos:

Trata-me do modo como trato meu próximo. Você está ciente de que é isto o que você está dizendo ao seu Pai? Dá-me o que lhes dou. Conceda-me a mesma paz que concedo aos outros.

III. O CORAÇÃO SE ENGANA

O que acontece com uma pessoa fisgada pela ofensa?

Cria um muro de uma falsa proteção:

Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela. (Pv 18.19).

É mais difícil alcançar um irmão ofendido do que conquistar uma cidade fortificada.
Nos tempos de Jesus, algumas cidade ainda tinham muros ao seu redor. Esses muros eram a certeza de proteção da cidade.
Eles mantinham os indesejados e invasores do lado de fora.

Os que deviam impostos não eram autorizados a entrar até que pagassem sua dívida.

Os que eram considerados uma ameaça, ficavam do lado de fora.

Quando somos ofendidos construímos muros para proteger nosso coração. Sem que percebemos, esse muros de proteção se tornam uma prisão.

Não queremos sair da fortaleza.

Podemos dividir as pessoas ofendidas em duas categorias: Aquelas que foram tratadas injustamente.
Aquelas que acreditam que foram tratadas injustamente.

A verdadeira situação do coração ofendido: Insegurança, Orgulho e Vingança

IV – CORAÇÃO, A FONTE DA VIDA
Somos comparados aos dois mares da Terra Santa: O mar da Galiléia e o Mar Morto

O mar da Galiléia recebe e fornece água liberalmente. Ele possui abundancia de vida, alimentando vários espécies diferentes de peixes e plantas.

A água do mar da galiléia é levada através do rio Jordão até o mar Morto.

O mar morto só recebe água e não fornece água para lugar algum. Não existem plantas vivas ou peixes nele.

As águas vivas do mar da Galiléia se tornam mortas quando se misturam com as águas acumuladas do Mar Morto.

Que fonte tem alimentado o seu coração? Das águas do Mar da Galileia ou do Mar Morto?

A vida não pode se sustentar se for retida: ela precisa ser dada com liberalidade. O ofendido não libera vida.

Jesus poderia ter ficando ofendido com sua familia. Eles tinham vergonha de Jesus.
Os discipulos não puderam ficar uma hora com ele orando. Pedro o negou, Judas o traiu. Mas ele não ficou ofendido.

Na Grande Casa de Deus, Jesus tinha acesso a todos os cômodos e conhecia e desfrutava da comunhão como Pai.

Preste atenção: você não tem tempo para ficar ofendido. Quem ofende se machuca a si proprio.
Não existe cordas amarradas quando eu dou, quando eu abençoo.

Você provavelmente terá inumeras oportunidades esta semana e por toda a sua vida de se ofender, mas cabe a você. você não precisa ficar ofendido se não quiser.
Se nós somos espirituais, precisamos aprender e nos ajustar conosco, com as pessoas e situações.

Conclusão

Como é conviver com você? Conseguiria viver com você na mesma casa durante quanto tempo?

Precisamos voltar ao primeiro amor. Não podemos deixar o amor esfriar. Então só quando voltamos ao primeiro amor, vamos eliminar o ódio, margura, ressentimentos, rebeliões, divisões e vamos liberar o perdão. Faça isso! Volte ao primeiro amor.
Não tente mudar os outros ficando ofendido(a); em vez disso, mude sua visão do que acontece em sua volta, ande pelo corredor da Grande Casa de Deus e desfrute do que tem de melhor nos outros cômodos.
Em cada cômodo, Deus tem algo novo para a sua vida. Apelo: Jesus na cruz não ficou ofendido. Perdoa!

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais