Sermões

A grande casa de Deus: O quarto

30/04/2023
Culto de Celebração 17h e 19h
Preletor: Pr. Paulo Cesar

Introdução

Estamos mais uma vez concluindo uma série de mensagens que você inclusive, pode rever, encaminhar para uma pessoa querida, pois estão disponíveis nas nossas redes sociais.

Temos aprendido sobre “A Grande Casa de Deus – um lugar para o seu coração.” O livro de Max Lucado, nos ensina a colocar o nosso coração, de onde procede as fontes da vida, em Deus. Ele apresenta o Senhor Deus como uma Grande Casa, onde podemos não somente buscar refúgio, mas fazer de Deus a nossa habitação.

Baseado na oração do “Pai Nosso”, tivemos acesso a todos os cômodos desta Grande Morada, dessa Grande Habitação que recebe a todos que desejarem fazer Dele sua morada.

Na casa de Deus temos tudo o que precisamos (não o que queremos) – uma sólida fundação, uma mesa farta, muros fortes, e um impenetrável telhado da graça.
Hoje iremos falar do último cômodo desta casa: O quarto, onde você começa o seu dia e termina.

Desenvolvimento

Você começa o seu dia com: Pai nosso que está no céu, santificado seja o teu nome.
Você termina o seu dia com: Porque teu é o reino, poder e a glória para sempre. Amém.
Deus quer que começamos nossa oração e o nosso dia e terminemos nossa oração e o nosso dia pensando Nele.

A oração do Pai Nosso, nos ensina a reconhecer a grandeza de Deus e a nossa pequenez. O quanto Ele é, e como precisamos depender Dele.
Jesus conhecendo o coração dos discípulos e o nosso, nos ensina a ver Deus como um Pai.
Qualidades de um pai: amoroso, cuidadoso, amigo….
Ao mesmo tempo, Jesus diz que nós devemos ser como criança:
Lc.18:16,17 – Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”.

Por quê? Porque a criança sempre depende do Pai.

O problema é que quando a gente cresce, a gente quer ser independente, a gente se acha, e o orgulho entra em nosso coração, e a gente quer subir em montanhas que não foram preparadas para nós subirmos. Aí vem a queda!
Quanto mais focalizamos lá em cima, mais inspirados ficamos aqui em baixo.
Por isso que Paulo insiste em dizer: Buscai as coisas que são lá de cima, onde Cristo está assentado a destra de Deus. Pensais nas coisas que são de cima, e não nas que são terrenas. Cl.3:1,2.
Paulo nos desafia a olhar para Jesus e para as coisas que estão ao redor Dele. Sl.34:3 – Magnificai ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.
Magnificar – engrandecer com louvor, com honras; mostrar-se grande; enaltecer, glorificar(-se), tornar maior; ampliar, aumentar.
Quando você magnifica um objeto, você amplifica para que possa entendê-lo. Quando magnificamos a Deus, fazemos o mesmo. Alargamos nossa consciência e assim podemos compreendê-lo melhor.
E é isso que acontece no quarto da adoração – tiramos o pensamento de nós mesmos e centramos em Deus.
A ênfase é Nele – Teu é o reino, e o poder, e a glória para sempre. Ou seja, Deus está no comando!
Relatar Marcos 4:35-41.

O que aprendo com isso: Que existem montanhas que não fomos feitos para escalar.
A certas montanhas onde somente Deus pode subir. Você pode até tentar, mas não será capaz.
Quero citar apenas três montanhas:
a) O monte Messias – nosso papel é ajudar o mundo e não ser o salvador o mundo.

Não fomos feitos para escalar essa montanha.
O pronome é teu e não meu; teu é o reino e não meu.
Aplicação: Você não pode mudar o mundo. Ele não gira ao seu redor. Você não pode controlar pessoas. Você não é o dono das pessoas.
Pessoas tem direito de fazer suas escolhas.

b) O monte autossuficiência – acha que não precisa de ninguém. Isso se chama “Orgulho”.
Orgulho é aquela coisa que te impede de celebrar o sucesso dos outros, de pedir desculpas quando você sabe que está errado. É o que te faz defender seu argumento, mesmo sabendo que o seu argumento é muito ruim. É a coisa que te impede de admitir a derrota, a fraqueza, admitir que precisa de ajuda, admitir que você não sabe o que está fazendo, mesmo quando todos já perceberam isso. É o que te faz ser intransigente quando você sabe que deveria estar aberto a opiniões. Te faz trapacear para não perder, te faz mentir sobre seu pecado: sobre seu casamento que não está legal. É o que te faz ter sempre a palavra final. É o que te faz comprar coisas para impressionar as pessoas que nem estão prestando atenção em você.
O seu orgulho, e não o seu intelecto, está te mantendo afastado de Deus.
Pense nisso: Quando você está cheio de você, não há lugar para mais ninguém.
É Deus quem está no comando! É Ele que sabe todas as coisas. Só Ele sobe nessa montanha e permanece lá.

b) O monte aplauso – é o mais sedutor dos três. Quanto mais você sobe, mais as pessoas aplaudem.
Os aplausos se diluem no ar. A pessoa sobe ao mais alto topo e grita: “Minha é a glória!”, somente para perder o equilíbrio e cair.

Ex: Herodes – depois de um discurso, alguém gritou: você fala como um deus e não como homem. Tomou a glória para si. Na mesma hora caiu, morreu e foi comido pelos vermes. At.12
Ao confessar que Deus está no comando, você admite que você não está. E quando você dá a Deus todo o aplauso, você descobre o seu lugar na Grande Casa de Deus.

Conclusão

Não há outro lugar que você possa repousar, que você possa descansar, se
abrigar como a Grande Casa de Deus.
Davi disse: Uma coisa pedi e a buscarei, que eu possa morar na Casa do Senhor e aprender o seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha. Sl.27:4,5.

Davi não quer estacionar, ele quer morar. Não é uma morada temporária, é uma residência vitalícia.

A oração do Senhor é um traçado da Casa de Deus; uma descrição gradativa de como Deus satisfaz nossas necessidades, quando habitamos nele. Tudo o que acontece numa casa saudável é descrito na oração.

Proteção, instrução, perdão, provisão… tudo acontece sob o telhado da graça de Deus.

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais