Sermões

A grande casa de Deus: o telhado da graça

16/03/2023
Culto de Celebração 17h e 19h
Preletor: Pr. Paulo Cesar

Introdução

Eu não sei se você já morou em uma casa onde havia goteiras quando chovia. Eu já Q uando era criança e até mesmo na minha adolescência. Minha mãe colocava baldes onde havia goteiras. Porém, nunca morei em uma casa sem telhado. Uma casa sem telhas, na verdade deixa de ser uma casa. Na casa, geralmente você busca abrigo, segurança, descanso, conforto, comun hão. Por isso que Davi faz de Deus a sua morada, a sua habitação. Sl.91:1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e Nele confiarei Uma casa n ão pode ficar descoberta. A sua vi da não pode ficar descoberta! Na casa de Deus estamos cobertos por um telhado, e esse telhado se chama maravilhosa graça. E é sobre esse telhado que vamos falar hoje. Deus nos convida a viver debaixo desse telhado que se chama Graça e não fora dela.

Desenvolvimento

Viver debaixo desse telhado é um presente de Deus! É Deus oferecendo um favor para todos nós. Porque Ele sabe que sem esse favor que não merecíamos, estaríamos descobertos e perdidos por causa da nossa natureza pecaminosa. Por causa do nosso pecado!

Tanto no hebraico como no Grego, pecado significa “errar”, no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. O evangelista João diz que pecado é “errar o alvo”, desviar-se do caminho (de retidão e honra)”.
Obs: todo pecado tem seu peso.
Debaixo desse telhado chamado GRAÇA, eu encontro o perdão para os meus pecados. Quando eu saio debaixo desse telhado, minha vida pode se tornar sem graça ou até mesmo uma desgraça por causa do peso.
Então:

 

1. Reconheça a graça de Deus

O telhado de uma casa raramente é notado. Pessoas entram, observam a pintura das paredes, o que está na parede, observam o chão, os móveis e fazem seus elogios ou críticas.
Aplicação: quero nesta hora que você veja a graça de Deus na sua vida.
– Graça por estar aqui.
– Graça por sua vida.
– Graça pelo seu respirar.
– Graça por ter essa pessoa ao seu lado hoje.

Note e celebre a Deus pela Sua graça! Aleluia!
A graça de Deus está nos pequenos e grandes momentos da nossa vida. Ela também esta nos momentos difíceis da vida.

 

2. Porque precisamos da graça de Deus

Na oração que Jesus fez para ensinar seus discípulos, Ele citou “ Perdoa as nossas dívidas”.
Possuímos uma dívida que não podemos pagar.

Dívida – a palavra grega para dívida não tem mistério. Ela simplesmente significa “dever algo para alguem”.
Eu já fui bancário. E teve um período que trabalhei no setor de cobrança, onde eu recebia as notas promissórias ( explicar o que é uma nota promissória). As notas promissórias não pagas eram encaminhadas para os cartórios. Os cartórios então, faziam a cobrança e quem não pagasse, seu nome seria protestado, ou seja, ficaria com o nome sujo.
Consegue entender?

Jesus na oração, afirma que temos uma dívida com o Pai, que não podemos pagar.
Se estar em débito é dever algo para alguém, não seria inapropriado falarmos de dívida na oração, uma vez que estamos todos em débito com Deus? “todos!”

 

3. Quando estamos em dívida com Deus?

Quando Ele diz: vá para a direita e a gente vai para a esquerda. Quando Ele diz: ame o próximo e fazemos mal a ele.
Quando deixamos de buscar a Sua vontade e buscamos a nossa própria. Foi-nos ordenador a perdoar os nossos inimigos, porém, os atacamos.

Não estamos em débito com Deus quando neglicenciamos? Quando aplaudimos mais a ciência do que o autor do universo? Quando atribuímos a glória ao homem mais do que a Deus?

Quando mal tratamos seus filhos? Como Deus se sente nos vendo maltratando seus próprios filhos?
Os pecados cometidos nos causa uma grande dívida para com Deus.

 

4. O telhado da graça

Ao cobrir a sua grande casa, Deus não mediu gastos. De fato, o telhado foi a parte mais custosa da estrutura. Custou-lhe a vida de seu filho.
Se Jesus não tivesse coberto com sua graça, cada um de nós teríamos uma dívida imensa.

Se você está tentando se justificar com alguma desculpa ou boa ação, esqueça qualquer possibilidade de paz, de perdão, de dívida paga. A dívida ainda estará lá!

Vou te lembrar do telhado da graça: É Deus quem justifica. Rm.8:33

Deus pagou um débito que não era Dele.

Deus atribuiu a si mesmo a tarefa de equilibrar a nossa conta. Você não pode lidar com seus próprios pecados.

Quem pode perdoar pecados senão Deus? Mc.2:7 – Narrar a história.

Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jo.1:29

Deus não ignora o seu pecado.

Poderia um Deus santo fazer isso? Se fizesse não seria Santo. Quando ignoramos nossos pecados, endossamos nossas rebeliões. Deus não endossa nossos pecados.

Deus poderia ter nos varrido da face da terra. (Fazemos assim com algumas pessoas) O Deus amoroso não faz isso. Nada pode separar você do amor de Deus!

 

Então, o que Deus fez?

2 Co.5:19,21 – Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens. Deus tornou pecado por nos aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.
Voltando a nota promissória: quando ela era paga, eu batia um carimbo com os dizeres: pago ou liquidado e arquivava.
Jesus com seu próprio sangue, carimbou a nossa nota promissória que representava nossa dívida e que não tínhamos como pagar.
Ele carimbou dizendo: Está tudo pago! Você não deve mais! Eu paguei por você a dívida que você não podia nunca pagar. Aleluia!
Jesus tomou o nosso lugar e pagou o preço do nosso pecado.

1 Pe.3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito.

Aplicação: Ele nos vivificou também.

Nenhum sacrifício precisa mais ser feito. Apenas viver debaixo do telhado da Grande Casa de Deus.

Viver debaixo da graça de Deus faz do mais pobre mendigo, um príncipe. Sair ou perder a graça de Deus, faz do milionário um paupérrimo.

Deus assumiu a sua dívida. Você assumiu a fortuna dEle. E isto não é tudo. Ele ainda pagou-lhe a pena.

Conclusão

E que grande telhado Ele é!

As telhas são grossas, não há goteiras, as vigas fortes. Debaixo Dele você está protegido das tempestades de culpa e vergonha. Sob a cobertura de Jesus, nenhum acusador pode atingi-lo.

Não é bom saber que nunca mais você ficará do lado de fora, na tempestade? Você pode até perguntar: o telhado é grande o bastante para mim?

Ele foi grande o bastante para quem negou a Jesus – Pedro.

Ele foi grande o bastante para quem escarneceu de Jesus – o ladrão na cruz. Ele foi grande o bastante para quem perseguia a Jesus – Paulo.

Ele é grande o bastante para você!

Deus está dizendo para você: “ A minha graça é suficiente para você!”

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais