Sermões

A grande casa de Deus: Os muros, protegidos no dia da tentação

30/04/2023
Culto de Celebração 11h
Preletor: Pr. Gladson Clay

Introdução

“Assim como a casa física existe para a proteção do corpo, a casa espiritual existe para a proteção da alma.” não devemos dar atenção exclusiva às coisas materiais, as questões vinculadas ao espiritual e ao emocional também são extremamente importantes!

“Você foi feito para viver na casa de seu Pai. Qualquer lugar menor que o dEle é insuficiente. Qualquer lugar longe dEle é perigoso. O único lugar capaz de proteger o seu coração é o lugar para o qual ele foi construído. E seu Pai quer que você habite nEle.”

“Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (At 17.28)

“Deus quer ser sua habitação”, não o procure apenas quando as coisas estão desabando. Salmos 90:1 Senhor, tu tens sido nosso refúgio de geração em geração.

Tema do dia: Os muros, protegidos no dia da tentação!

Desenvolvimento

Nesses versículos (a oração do Pai nosso), Cristo providenciou-nos mais que um modelo de oração; providenciou-nos um modelo de vida.

Mateus 6:9.13
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10. venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
11. o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;
12. e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;
13. e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

01. Há diferença entre provação e tentação!
—> Tiago 1:12.13 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 13. Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
—> Provação – é o teste da fé e gera crescimento espiritual.
—> Tentação – é um convite ao pecado e o chamamento para o mal.

Podemos ser tentados:
a) por nossa própria natureza pecaminosa, Salmos 51.5 Eu nasci em iniquidade, e em pecado minha mãe me concebeu.
b) pelo pecado que está à nossa volta no mundo, Gênesis 4:7 Se procederes bem, não se restabelecerá o teu semblante? Mas, se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e o desejo dele será contra ti; mas tu deves dominá-lo.
c) pelo diabo. A tentação procurar criar o desejo de pecar (o caso de Eva). O desejo depois leva ao ato, por isso devemos estar sempre alertas e resistir.

“Sucumbir à tentação ou resistir e continuar fiel a Deus.”

02. O alto poder ofensivo do pecado
—> O pecado gera morte, o pecado torna o caminho mais distante, o pecado torna a carga mais pesada
—> A minha postura/perspectiva diante do pecado muda tudo na minha vida, tanto Saul quanto Davi eram pecadores, mas diante do pecado cada um agia de forma difernte!!!
—> o jeito como enxergamos o pecado tem a ver com o nosso amor a Deus e à sua palavra.
—> não podemos enxergar o pecado como algo normal e corriqueiro.
—> o pecado traz consigo morte e destruição para aquele que peca e entristece o coração de Deus
—> A tentação é a estratégia do inimigo para nos atingir, 1 João 5.18 “Sabemos que todo o que é nascido de Deus não vive pecando; pelo contrário, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não o toca.”

03. A tentação vinda do diabo atenta contra:
a) Lucas 4.3 Então o Diabo lhe disse: “Se tu és o Filho de Deus, ordena que esta pedra se transforme em pão.”
—> Identidade – duvidar que somos filhos de Deus
—> Provisão de Deus – a ter uma vida puramente material e racional – colocar o espiritual em segundo plano
b) Lucas 4:5.7 Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. 6. E disse-lhe: Eu te darei toda a autoridade e glória

destes reinos, porque me foram entregues, e os dou a quem eu quiser; 7. se me adorares, tudo será teu.
—> Abandonemos o Sagrado – adoração só a Deus!
—> o inimigo quer que tenhamos um pensamento Maquiavélico – “os fins justificam os meios”
c) Lucas 4:9.11 Em seguida, levou-o a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; 10. porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito, que te guardem; 11. e: Eles te sustentarão com as mãos, para que nunca tropeces em nenhuma pedra.
—> Fidelidade de Deus

04. A importância de vencer a tentação: o paralelo entre povo de Israel & Jesus
—> acontecimentos importantes (abertura do mar vermelho e a voz do céu)
—> a experiência do deserto (difícil, mexe com as emoções, fragiliza)
—> o deserto faz parte da vida
—> A aprovação de Jesus no deserto antecedeu o início do seu ministério, a reprovação do povo no deserto os impediu de entrarem na Terra Prometida.

Conclusão

“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós,
passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” Hebreus 4:14-16

Importante!!! O pedido é para não cairmos na tentação, e não para livrarnos da tentação!!!

01. Vencer a tentação é uma decisão
—> a tentação não é algo invencível
—> vencer a tentação é uma decisão difícil, porque a carne fraca, mas é possível vencê-la
—> o inimigo não conhece nossa mente e pensamentos, mas “ele lê nas entrelinhas” – Cuidado com o que você fala!!!

02. Eu venço a tentação com a Palavra de Deus

“Quando o vento da tentação lhe desequilibrar os passos, ande junto ao muro da sua força.” Max Lucado

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais