Sermões

ELE QUER SER SUA HABITAÇÃO

02/04/2023
Ceia do Senhor 11h
Preletor: Jonathan Goudinho

Introdução

— Como está a sua casa? Não se espante com a pergunta. Hoje vamos iniciar uma jornada emocionante de inspeção. Não sobre sua casa material, feita de tijolo, concreto e acabamentos chiques. Mas sua casa invisível, “feita de pensamentos, verdades, convicções e esperanças”. Inspirados pelo livro A grande casa de Deus, de Max Lucado, vamos falar da nossa casa espiritual.

— Pense um pouco: assim como a casa física existe para a proteção do corpo, a casa espiritual existe para a proteção da alma. Não é estranho que a gente só dê atenção à primeira?

— Mas não precisa ser assim – e é isso que vamos aprender ao longo desse mês. Como disse Moisés, o Senhor é a nossa habitação desde o princípio → Sl. 90:1. Isso significa que o próprio Deus é o nosso teto. O próprio Deus é a nossa parede. E o próprio Deus é o nosso alicerce.

Desenvolvimento

— Nossa jornada rumo à grande casa de Deus começa em um caminho: o caminho do arrependimento.

— Quando nos encontramos com Jesus, ou melhor, quando ele nos encontra no caminho, nós os seguimos (como os primeiros discípulos fizeram). É isso o que nós chamamos de conversão.

— A porta de entrada da grande casa de Deus é o perdão. → Rm. 8:1-2. Quem trilha o caminho do arrependimento, cruza as portas do perdão. Jesus nos salvou. Fomos justificados. Não repousa mais sobre nós a culpa pelo pecado.

— À medida que vamos caminhando na casa, no “primeiro cômodo”, aprendemos a primeira valiosa lição sobre a grande casa de Deus: somos bem-vindos porque fomos adotados pelo dono.

— Na grande casa de Deus, nós encontramos um Pai. Quando vamos a Cristo, Deus não apenas nos perdoa, como também nos adota. → Rm. 8:15-16 | Gl. 4:4-5.

— Seria suficiente se Deus apenas limpasse seu nome, mas Ele fez mais: deu a você seu próprio nome. Bastaria se Deus apenas o tivesse posto livre, mas Ele fez mais. Ele levou você para casa. Levou-o para a grande Casa de Deus.

— Que coisa maravilhosa! Como Jesus, nós também podemos dizer: “Pai Nosso”. → Mt. 6:9. E isso muda absolutamente tudo.

— Por isso, eu quero te encorajar a fazer a oração corajosa que Davi fez e pedir a Deus uma única coisa, o seu maior desejo: morar na casa do Senhor todos os dias da sua vida. O que nós encontramos na casa do Pai? Davi nos ensina: v. 4 | Encontramos a presença do Pai.

— Estar na presença do Pai é um privilégio. → cf. v. 8.

— Não podemos enxergar Deus simplesmente a partir da nossa experiência humana com nossos pais. Deus é um pai amoroso. E Davi confirma isso. → cf. v. 10.

— Na presença do Pai, recebemos direção e conforto. Ou seja, a casa de Deus não é apenas um ambiente para adoração, mas também um lugar de aprendizado e crescimento espiritual. Na casa do Pai também: v. 5 | Encontramos refúgio e segurança

— Quando estamos na grande casa de Deus, encontramos refúgio em Seus braços amorosos. Em um mundo cheio de incertezas, a casa de Deus é um lugar onde podemos encontrar paz e segurança em meio às tempestades da vida.

— Essa ideia de encontrar segurança e refúgio é uma das principais características da casa de Deus. A casa de Deus é um lugar firme e seguro em que podemos confiar em meio às tempestades da vida. Mesmo quando tudo ao nosso redor parece instável e inseguro, podemos confiar no Pai como nosso rochedo, nossa fonte de força e segurança. Na casa do Pai também: v. 6 | Encontramos a comunhão da família

— Deus é Pai de muitos filhos. Estar na sua casa, portanto, é estar na comunhão com outros crentes. — O salmista Davi se sente cercado de inimigos, mas mesmo assim, ele se alegra na perspectiva de estar em comunhão com outros crentes na tenda do Senhor. Ele está ciente de que não está sozinho e que tem companheiros de fé para encorajá-lo e apoiá-lo.

— Quando estamos na casa de Deus, temos a oportunidade de nos conectar com outros crentes em um ambiente de amor, encorajamento e comunhão espiritual. Por isso é tão importante estar envolvido em um Pequeno Grupo.

— A comunhão com outros crentes é uma parte essencial da vida cristã. Juntos, podemos louvar a Deus, orar uns pelos outros e nos apoiar em nossa caminhada de fé. Na casa de Deus, encontramos companheiros de jornada que nos ajudam a crescer em nossa fé e nos lembram que não estamos sozinhos na luta diária da vida.

Conclusão

— Quando se trata de repousar a alma, não há lugar como a grande Casa de Deus.

— “Você foi feito para viver na casa de seu Pai. Qualquer lugar menos que o dEle é insuficiente. Qualquer lugar longe dEle é perigoso. O único lugar capaz de proteger-lhe o coração é o lugar para o qual ele foi construído. E seu Pai quer que você habite nEle. Não, você não leu errado a frase, nem eu a escrevi mal. Seu Pai não apenas o convida a morar com Ele, mas a viver nEle.” → At. 17:28.

— Você conhece a parábola do filho pródigo? Quando o filho mais novo se dá conta do mar de lama em que se meteu, decide voltar à casa do pai. “O pródigo não oferece presente nem explicação. Tudo o que ele oferece é o cheiro de porcos e uma desculpa ensaiada”. → Lc. 15:21.

— Ele desiste do seu status de filho e se contenta em ser apenas um empregado. Mas havia um problema: embora o jovem estivesse disposto a deixar de ser filho, o pai não estava disposto a deixar de ser pai.

— “Seu Pai nunca o rejeitará. As portas desse aposento nunca estarão fechadas. Aprenda a demorar-se na sala de estar de seu Pai. Quando as palavras de alguém o ferirem, ou quando suas próprias faltas o afligirem, venha até a sala. Fite a pintura e lembre-se de seu Deus: é certo chamá-lo de Santo; dizemos a verdade quando o chamamos de Rei. Porém, se você quer tocar-lhe o coração, use o nome que Ele gosta de ouvir. Chame-o de Pai.”

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais