Sermões

Os hábitos de Jesus: de crescer na graça e no conhecimento

05/03/2023
CEIA DO SENHOR
Preletor: Pr. Paulo Cesar
Referência: Mt. 11:28-30

Introdução

Diante do cenário que estamos vivendo, seja social, econômico, religioso, político, acredito que Deus está nos despertando para a nossa responsabilidade e nosso papel como igreja e como indivíduos, enquanto estivermos por aqui, pois sabemos que o nosso reino é outro. Ele já está preparado!

E uma das nossas responsabilidades que também é um grande privilégio, é ser SAL e LUZ.

Um bom tempero e uma boa iluminação faz toda diferença e atrai uma multidão.

E para que isso se concretize, precisamos crescer: na GRAÇA e no CONHECIMENTO.

Durante nossas ministrações estaremos falando sobre “Os hábitos de Jesus”. “A felicidade se alcança com a maturidade.”

Desenvolvimento

Mt.11:28-30 – Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

No capítulo 11, Jesus denuncia três cidades (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) que experimentaram os milagres de Jesus e mesmo assim permaneceram incrédulas e religiosas em seus comportamentos, inclusive excluindo pessoas do convívio social e religioso.

E Jesus então faz um convite!

Jesus estava convidando a todos (religiosos, excluídos) não só a crescerem na graça e no conhecimento, mas desfrutarem da graça e do conhecimento.

Jesus estava dizendo: o meu fardo não cansa, não sobrecarrega a ninguém, ao contrário do fardo religioso. É leve!

O fardo religioso não gera graça e nem conhecimento, muito pelo contrário, engessa a pessoa, limita seu conhecimento e a deixa ignorante.

As pessoas da época de Jesus se sentiam cansados e sobrecarregados de tantas imposições religiosas. (só daquela época?)

O convite de Jesus era para aqueles que estavam nessa condição de cansados e oprimidos crescessem na graça e no conhecimento Dele próprio, pois traria Descanso para eles.

Obs: mais ou menos assim: vocês estão nesta condição porque não me conhecem e por não me conhecerem, não conhecem a graça de Deus.

Jesus teve um relacionamento tão forte com o Pai, que criou esses hábitos (de conhecimento e de graça).

Ainda na sua adolescência, ele crescia em estatura, graça e conhecimento.

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. (Lucas 2:52)

A medida que Jesus crescia biologicamente, também crescia espiritualmente.

A graça e o conhecimento estão disponíveis à todos!

 

1) GRAÇA

Na verdade, Graça nada mais é do que um “favor”. Existe graça em tudo que se faz na vida.

A Graça de Jesus é favor imerecido. Não existe um ser humano ou qualquer ser vivo da terra ou do universo que seja merecedor deste favor de Jesus. Favor este que não permite troca, justamente pela natureza do favor.

Resumindo: o favor de Jesus por nós, nos deu vida! Literalmente vida!

Crescer na Graça significa pegar este favor e transformá-lo em algo útil para o outro. (sem troca)

Se alguém tiver fome, dê comer. Com sede, dê algo para beber. Se estiver com frio, dê algo para se cobrir. Estando descalço, dê algo para calçar e assim por diante. Quem assim age, está crescendo na Graça.

Pedro entendeu o que era graça a partir do momento que ele obteve o conhecimento da pessoa de Jesus.

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. 2 Pd.3:18

2) CONHECIMENTO

Conhecimentos em geral são interessantes e produtivos para a nossa vida aqui na terra. Todavia, Pedro pede para que cresçamos em um outro tipo de conhecimento.

Ele fala: cresçam na graça e no conhecimento. Pedro estava se referindo ao conhecimento da personalidade de Cristo, daquilo que Ele é e do que Ele fez por amor a nós.

Pedro estava se referindo o que o profeta Oseias falou em seu livro – 6:3 –

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva é certa; e Ele a nós virá como chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.

Somente esse tipo de conhecimento é capaz de nos engravidar com fé, amor, Graça e obter o caráter de Jesus.

As cartas que o Apóstolo Paulo escreveu, deixa isso ainda mais claro, pois o propósito de suas cartas são todos em direção a conhecer a pessoa de Jesus, assim como crescer nessa graça e conhecimento – nos tornando, dessa forma, cada vez mais parecidos com Ele.

Perceba que graça e conhecimento estão interligadas; pois, quanto mais eu conheço a personalidade de Jesus, mais eu cresço na graça Dele e, quanto mais eu cresço na graça dele, mais eu quero me aprofundar nessa graça através do conhecimento da personalidade de Cristo.

Ler: Fp.3:7-17

O desejo de Paulo em conhecer mais ainda o Senhor. Conhecer a Cristo e adquirir seu hábitos era o que Paulo queria.

 

Como crescer no Conhecimento?

Crescer na Graça e no conhecimento é algo que nos é falado pela Palavra e que caminham juntos.

O conhecimento é importante, pois ele é o que nos fornecerá, aliado a Palavra de Deus, o discernimento.

O conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido” (Provérbio africano).

O conhecimento que Jesus teve do Pai, o fez amar os cansados, os oprimidos, os religiosos a ponto de entregar sua vida por eles.

 

Como podemos crescer no conhecimento e ser útil para o nosso próximo?

O Conhecimento gera discernimento, ou seja, quem faz algo para obter o conhecimento está na verdade plantando a Graça (porque eu não poderei ser útil para o meu próximo em determinada área se eu não souber nada sobre essa área).

O Conhecimento a respeito do caráter e dos hábitos de Jesus vem por meio da Palavra da Deus e dos relacionamentos.

Conheça cada dia mais o Senhor Jesus e aprenda com Ele, hábitos saudáveis

que fará de você uma pessoa mais parecida com Ele.

Conclusão

Crescer na Graça e no conhecimento é uma via dupla de único sentido, ou seja, ambos caminham juntos.

Não é saudável só ter um e não ter o outro. A Graça ajudará você entender o que Jesus fez por você e a utilizar essa graça por meio do conhecimento que você está adquirindo a respeito da pessoa de Jesus.

O conhecimento te faz estar mais perto de Jesus e amar com o coração Dele, a abraçar com os braços Dele, a olhar com os olhos Dele.

Crescer na graça, é, a cada dia, a cada momento, tomarmos posse desse favor imerecido que é a salvação, através da fé no único e suficiente Salvador e Senhor Jesus Cristo.

A graça foi derramada sobre nós, por Deus, ao entregar seu Filho unigênito na cruz para levar sobre si a nossa culpa, carregar sobre Ele o nosso pecado, as nossas dores e enfermidades, conforme bem descreve o capítulo profético de Isaías 53.

 

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais