Sermões

OS HÁBITOS DE JESUS: DE SABER SER GENEROSO

26/03/2023
Culto de Celebração 11g
Preletor: Pr. Robert Aquino

Introdução

Generosidade é a virtude de quem compartilha por bondade. A generosidade bíblica é uma expressão do amor e da graça de Deus.

À luz da bíblia, a generosidade é vista como a graça de Deus concedida a nós. E isto muda a forma como entendemos ser uma pessoa generosa. Graça, já sabemos, é um favor concedido por Deus a nós sem o nosso merecimento.

Eu não sou generoso simplesmente porque faço algo em benefício de alguém. Eu sou generoso porque eu recebo de Deus recursos diversos, sem merecimento, e através deles, eu tenho então o privilégio de ser um cooperador Dele, para assistir aquelas pessoas que Ele quer assistir.
Nós somos os braços e as mãos de Deus!

A igreja do Deus vivo precisa alcançar o maior número possível de pessoas, e a pessoa por completo (corpo, alma e espírito).

Certamente alguém que você já ajudou de alguma forma te agradeceu dizendo: Que Deus lhe dê em dobro! Então, para os cooperadores de Cristo, a graça abundante é anterior à generosidade, nós não somos generosos para receber algo, pelo contrário, porque já recebemos, nos sentimos privilegiados em partilhar: AT 20: 35b “…lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber”.

Desenvolvimento

Mas nossos olhos estão voltados para Jesus e alguns de seus hábitos. Durante todo o seu ministério, Ele tinha sim o hábito de ser bastante generoso!

A igreja dos cristãos deve aprender com o Cristo, a ser gente como gente deve ser.
Lc 4: 38-44 (NVI)

“Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los.

Ao pôr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles. Além disso, de muitas pessoas saiam demônios gritando: “Tu és o filho de Deus”! Ele, porém, os repreendia e não permitia que falassem, porque sabiam que ele era o Cristo.

Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário. As multidões o procuravam, e, quando chegaram até onde ele estava, insistiram que não as deixasse. Mas ele disse: “É necessário que eu pregue as boas novas do reino de Deus noutras cidades também, porque para isto fui enviado. E continuava pregando nas sinagogas da Judéia”.

O evangelho de Lucas talvez seja o mais humanista de todos. Revela Jesus como o homem perfeito. Mostra um Jesus humano que sofre privações e rejeições, mas não deixou de ser obediente e puro, mesmo senso injustiçado e desprezado.

No texto que lemos, vemos uma seção do livro de Lucas que relata Jesus e seu poder sobre os demônios e doenças. Dele podemos extrair alguns aspectos sobre o hábito de ser generoso Dele:

1) Versículo 39

Jesus repreende a febre alta da sogra de Pedro, ela se levanta e passa a servi-los.

A sogra de Pedro, certamente uma senhora idosa, acamada e abatida, talvez desesperançada, agora está ativa e pronta a servir.

O que Deus faz por nós, tem o poder de mudar o status de nossa vida, e o que Ele faz em nós, transforma nosso ser interior.

Agora pense nesta cena: Jesus vai para casa de Simão e se dá conta de que possivelmente o acolhimento inicial da anfitriã não havia acontecido. Ele fica chateado por isto? Não, Ele possivelmente super afetuoso pega a sua mão e a ajuda a levantar.

Por quê? Porque Jesus não era um curandeiro profissional, ele era o Deus da vida em forma de gente.

Num instante, ela precisava de uma cura, noutro já estava servindo. O que aconteceu neste intervalo foi o que mais importou: um contato direto com Jesus!

O que aprendemos? Não é somente o final das coisas que deveria nos interessar, mas o processo delas. Não é somente ajudar por ajudar, terceirizar a ajuda, mas se interessar pelo processo de restauração e transformação de vidas.

2) Versículo 40

O povo trouxe todos os doentes e Ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles.

É provável que Jesus não tenha curado todos que estavam perto dele em todo o seu ministério, mas todos os que haviam de alguma forma tido um encontro com Ele. Lc 8: 43-48 Mulher do fluxo de sangue “…de mim saiu poder”.

Mas aqui ele curou a todos! E mais, buscou um contato com todos eles. Ele sempre fez assim? Lembra da cura do servo do centurião (MT 8: 5-13)?

Desta vez ele quis olhar para cada um deles, como quem pela sua graça e amor, traz vida nova para todos.

O que aprendemos?

Dá sempre para fazer um pouco mais! Deus conhece a cada um individualmente.

3) Versículo 41

Jesus não permitia que eles falassem quem ele era.
E porquê? Porque Ele queria que as pessoas o conhecessem, Ele não queria o título.

FP 2: 5-7 “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens”.
Ele queria ser humano, não apenas ter um nome.

Não é sobre o que temos, ou sobre nosso título. É sobre quem somos em essência. Não tem como ser generoso se não formos humildes.

4) Versículo 42

“Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário”.
Fazer o quê? Orar
O dia de Jesus já se iniciava com a oração.

Não é possível expressar a verdadeira generosidade de Deus, baseada no amor, se não estivermos intimamente conectados, ligados a Ele.

5) Versículo 43

“É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isto fui chamado”.

Generosidade de ir atrás do maior número de pessoas possível, de levar o evangelho como missão: “…porque para isto fui chamado”.

Aqui entendemos que o nosso envolvimento financeiro expressa bem um coração generoso e agradecido, porque a finalidade da igreja é alcançar o maior número possível de pessoas. Nós somos a igreja do Senhor!
Mc 16: 15 “Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura”.

Conclusão

A generosidade é a expressão da verdadeira conversão. Quando João Batista pregava no deserto da Judeia, batismo de arrependimento para perdão dos pecados, a evidência de que alguém de fato havia se arrependido e crido no Senhor, partia da resposta à pergunta da multidão a ele: O que nós vamos fazer diante desta mensagem de conversão? E João Batista respondia: Quem tiver duas túnicas, dê uma para quem não tem. – Lc 3: 10-11
Nada é nosso, tudo é do Senhor!

A bíblia nos qualifica como mordomos de Deus. Uma das coisas que nos impede de sermos generosos é termos a síndrome de donos. Quando entendemos que os donos não somos nós, não temos problemas de sermos generosos com o que é do dono, porque Ele mesmo ordenou que assim o fizéssemos.

Mas nós não estamos sozinhos. Quando estamos sintonizados com a vontade de Deus, temos o privilégio de saber que é Ele quem nos capacita – Mt 28: 19-20 “Portanto vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

A generosidade promove e frutifica atos de bondade da parte do Senhor e das pessoas que Ele deseja usar. Quando você é generoso, você é a resposta de oração de alguém. E neste momento, você percebe e desfruta do privilégio de servir a Deus!
PV 11:25 “Aquele que dá alívio aos outros, alívio receberá”.

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais