Sermões

Os hábitos de Jesus: de servir uns aos outros

12/03/2023
Culto de Celebração 17h e 19h
Preletor: Pr. Paulo Cesar

Introdução

“Na época de Jesus, o pastor palestino era conhecido pela proteção que dava a suas ovelhas. Sempre andava à frente do rebanho. Conhecia suas ovelhas uma por uma, e geralmente dava-lhes um nome.

Animais dóceis e frágeis que são, ovelhas não enxergam além de vinte metros, não tem garras, não sabem dar coice, não sabem morder, não tem nenhuma forma de se defender, por isso precisavam da constante vigilância e proteção do pastor.
As ovelhas conheciam sua voz e confiavam nele. Assim, quando chamadas, as ovelhas vinham correndo.

À noite, os pastores levavam as ovelhas para um curral chamado de aprisco.

Havia ainda, aquelas ovelhas que de vez em quando se desgarravam do rebanho. O pastor, ao fazer a contagem das ovelhas, e perceber que alguma estava faltando, guardava as demais e ia atrás da perdida até encontrá-la.

Colocava nos seus ombros e trazia de volta para o aprisco.

Às vezes, um animal selvagem, impelido pela fome, pulava o muro e assustava as ovelhas. O pastor então se arriscava para proteger as ovelhas.

O verdadeiro pastor era capaz de dar a vida pelas ovelhas. Metia-se entre elas e lutava para defendê-las. (Davi matou um urso e um leão).

Os pastores NÃO eram olhados com grande confiança. (o pai esqueceu de Davi no campo).

Havia até mesmo um ditado popular que dizia que entre as profissões que o judeu não devia ensinar a seu filho era a de pastor.

Mesmo sabendo que o pastor não era visto com bons olhos, Jesus se apresenta como o bom pastor.

Desenvolvimento

No capítulo 10, Jesus se coloca não só como a porta para a salvação, o verdadeiro pastor, mas como “servo”.

Sabe porque?

Porque agia com compaixão. A compaixão é parte emoção, parte amor, parte paixão. É algo que você não pode fingir, não pode definir e não pode conter.
Quando a compaixão surge em nosso coração, ela assume vida própria. Assim era Jesus. Não havia barreiras para Jesus servir as pessoas. Os evangelhos estão recheados de exemplos que o próprio Jesus nos deixou quando se fala em servir o outro. (agradecer a todos os voluntários)
Jesus não apenas servia, não apenas deu exemplo, mas desejava investir nas pessoas que Ele servia.

Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. João 13:3-5

Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13:12-15

E Ele conclui: Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. João 13:16

Aplicação de Jesus: vocês vão crescer, apesar das lutas, serão reconhecidos, mas não esqueçam que deverão manter o coração de servo.

Jesus sabia que, ao servir, estava gerando satisfação Nele e também em quem estava sendo servido.
Aplicação: Não era peso para Jesus servir. Ele amava. Se servir é tão bom, porque muitos não fazem?
E olha que eu posso servir sem amar, mas não posso amar sem servir.
Porque o “eu” vem na frente.

O “EU” de Jesus não vinha na frente.
Quando se fala em servir a expressão para alguns é:

a) O que eu ganho com isso?
b) O problema é muito grande!

Em nenhum momento você verá Jesus perguntando: O que eu vou ganhar se eu lavar os teus pés? Nem o “problema é tão grande que eu não posso ajudar!”
Ele sempre vai dizer “Eu sei a resposta!” –“ Eu farei!”

a) Por meio de Jesus, Deus nos chamou para a Salvação, para obtermos o caráter de Jesus e para servirmos uns aos outros com o mesmo sentimento que Jesus servia.
b) E para servir da maneira que Jesus servia e que as pessoas merecem, conhecendo nossa humanidade, Deus precisa trabalhar em nós.

I- E como que Ele trabalha em nós? Você está disposto(a)?

Deus deseja moldar nosso caráter, como nos moldou com habilidades e dons, para que possamos servir melhor e servir como Jesus serviu.
Jesus nunca fez questão de ser servido, embora vimos na bíblia algumas pessoas o servindo, principalmente as mulheres (que exemplo), e elas serviam não era porque eram “mulheres”, mas porque usavam suas habilidades em gratidão e adoração.
Deus formou cada um de nós do jeito peculiar e diferenciado para um ministério (função) específico. A Bíblia diz: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”. (Efésios 2.10; NVI).

Aplicação: sua vida não é insignificante!

II – Como Deus nos molda para servir.

1) Atente para os desejos do seu coração
A Bíblia usa o termo “coração” para descrever o lote de desejos, esperanças, interesses, ambições, sonhos e afeições que você possui. O coração representa a fonte de todos os seus estímulos — o que você ama fazer, seus interesses e o que mais lhe importa. (ali está o seu coração)
Provérbios 4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

2) Como você sabe quando está servindo a Deus de coração?
a) O entusiasmo
b) A eficiência
c) Motivação

Servimos a Deus ao servir os outros.

Como você pode saber se possui coração de servo? Jesus disse:
Vocês os conhecerão pelos seus frutos. Mt.7:16
o Esteja sempre disposto para servir.
o Fique atento as oportunidades e necessidades de servir
o Faça o melhor que pode com o que têm à mão. (não dão desculpas)
o Faça qualquer tarefa com a mesma dedicação.
Segundo os valores do Reino, nunca seremos tão grandes a ponto de Deus dizer: – Você agora não precisa mais servir!
O que quer que façam, os servos o fazem de todo o coração. O tamanho da tarefa é irrelevante. A única questão é: ela precisa ser feita?
Se você pensa ser muito importante para ajudar alguém necessitado, está na verdade enganando a si mesmo. Você é realmente insignificante [Gal 6.3].
É nos pequenos serviços que crescemos à semelhança de Cristo.

Na vida nós temos dois tipos de pessoas: as que servem e as que não servem e apreciam ser servidas.
Ninguém serviu tão bem quanto Ele. Jesus nos chama para sermos a comunidade dos servos de Jesus Cristo, que O servem com amor, servindo às pessoas.

Conclusão

De quem é o seu coração? O que tem jorrado do seu coração.

Já jorrou um desejo de servir e hoje não jorra mais? O rio de Deus continua jorrando.

Você é fruto do amor de Deus. Ele te moldou com habilidades. Agora Ele quer te dar dons.
Jesus é o servo que ama! O amor Dele é terapeutico, pedagógico, é vivencial, palpável.

Concluo dizendo que os pastores amavam suas ovelhas, e estas correspondiam ao seu amor.
Jesus é o bom pastor e dá a sua vida pelas ovelhas.
O pastor sentia tanto a perda de uma ovelha como Cristo ao ver uma vida em perigo se perder.
Ele ficava ansioso por causa dela, apressava-se em procurá-la, e ao achá-la, levava-a de volta nos ombros.

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais