Sermões

Os hábitos de Jesus: Hábito de agradecer

12/03/2023
Culto de Celebração 11h
Preletor: Pra. Dayse

Introdução

Hoje vamos nos deter nesse hábito de Jesus. Agradecer. (Agradecer as 213 sacolinhas com kits para o projeto AME, os 140 pcts de absorventes além de todos os outros intens doados!!!!)

No instagram a hastag #gratidão ocorre em 36,7 milhões de publicações. Muitos falam sobre gratificação: Psicólogos, coachings, youtubers. Todos falam sobre a importância de ter um coração agradecido para uma boa saúde tanto física como psíquica.

Vemos especialmente Jesus agradecendo em algumas ocasiões: multiplicação dos pães, ressurreição de Lázaro, ceia de páscoa e em Emaús, quando seus discípulos o reconheceram.

Desenvolvimento

1. E o que é ser grato?
Grato vem da palavra “graça”, favor que você não merece. A quem sermos gratos?

Ser grato a pessoas. Jesus diz em Mateus 26, “Onde quer que este Evangelho seja pregado em todo o mundo, ali também o que esta mulher fez será contado em sua memória.”

Ser grato a Deus: reconhecer que tudo vem dele, esse tipo de gratidão, quebra seu orgulho, te lembra que você não é melhor que ninguém, te ensina a compartilhar (coisas, amor, bondade de Deus).

2. Gratidão e contentamento
Em nossa sociedade, somos levados a ser uma sociedade que tem ou não tem. E muitas vezes somos levados inclusive a sermos agradecidos a Deus se “temos coisas” ou não. E o contrário também acontece: Se não temos coisas, nos tornamos murmuradores, deprimidos. Ao olharmos a vida de Jesus, nos evangelhos, percebemos que ele mesmo diz que não tinha lugar para descansar a cabeça.
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação Filipenses 4:12

O contentamento nos livra da ambição, da comparação com outros e isso faz bem a nós e aos outros com quem nos relacionamos, nos livra da escravidão que o dinheiro pode causar. Não estou dizendo que é pra quem serve a Deus não deve desejar coisas, desejar faz parte do ser humano, mas que devemos desejar coisas boas, devemos inclusive planejar para adquiri-las e lembrarmos que tudo é para Glória de Deus e sempre contentes com o que já temos e somos.

3. Formas de ser gratos: A gratidão a Deus, mais que verbalizada ela precisa ser externada.
• Sendo intencionais de falar de Jesus. Mulher Samaritana, André, Apóstolo Paulo.
• Amá-lo de todo coração a ponto de servi-lo por isso (em contraste a servir a Deus por medo do inferno).
• Amando, curando, consertando o mundo. Toda gratidão a Deus (que é algo transcendente) precisa reverberar para nosso mundo natural (que é algo emanente). Não existe uma relação apenas vertical, essa relação precisa ser horizontal e essa relação não pode ser vazia.

Conclusão

1. Quero que você pense agora em alguém que você é muito grato. Pegue agora seu celular e mande uma mensagem de gratidão a essa pessoa.
2. Vamos expressar nossa gratidão todos juntos com essa canção: A bondade de Deus e reconhecer que é a bondade dele que nos sustenta todos os dias, é por causa da bondade dele que temos e somos quem somos!

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais