Sermões

OS HÁBITOS DE JESUS: O HÁBITO DE OLHAR COMO JESUS OLHAVA

26/03/2023
Culto de Celebração 17h e 19h
Preletor: Pr. Gladson Clay

Introdução

Hábito é uma atitude que faz parte da nossa vida, se não faz parte do dia-a-dia não é hábito! Hábito é uma ação que se repete com frequência e regularidade.
Quais são os seus hábitos? São hábitos saudáveis ou não saudáveis?

Estamos sendo convidados a nos parecer com Jesus, transformados não só pela sua palavra mas também pelos seus hábitos e exemplos!

Mateus 11:29-30 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

O que me faz ser parecido com alguém são os hábitos comuns, sendo assim que tenhamos o desejo sincero de nos parecermos com Jesus – e isso acontecerá se tivermos os mesmos hábitos!

João 13:35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Jesus foi o perfeito equilíbrio entre fala e atitude, ele falava o que vivia, e viveu o que falava. Mateus 7:28.29 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Por que pregar sobre os hábitos de Jesus?!

a) para termos a oportunidade de fazermos um paralelo entre nossos hábitos e os hábitos dele
b) para sermos inspirados a agir como alguém que transformou o mundo, essa transformação se deu através de palavras e atitudes/hábitos
c) para termos clareza de como Jesus agia de forma habitual, essa clareza transforma as nossas vidas
d) para que possamos de forma efetiva nos parecer com o nosso Senhor

“Suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz”,
Ralph Waldo Emerson, filósofo americano do século 19.

Marcos 10:17.22 Pondo-se Jesus a caminho, um homem correu ao seu encontro e, ajoelhando-se diante dele, perguntou-lhe: — Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18 Jesus respondeu:

— Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. 19 Você conhece os mandamentos: \”Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho, não defraude ninguém, honre o seu pai e a sua mãe.\” 20 Então o homem respondeu: — Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. 21 E Jesus, olhando para ele o amou e disse: — Só uma coisa falta a você: vá, venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro no céu;

depois, venha e siga-me. 22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.

Jesus olhou e amou aquele homem
—> mesmo sabendo quem ele era
—> mesmo sabendo onde estava o seu coração
—> mesmo sabendo que naquele momento ele não o seguiria

Desenvolvimento

01. Como tem sido os seus dias? Saber que Jesus está olhando deve nos trazer algumas convicções (crença ou opinião firme a respeito de algo)

a) Convicção de Descanso
—> muitos de nós têm vivido dias de extrema ansiedade, preocupados com tantas coisas, e esse contexto de extrema preocupação gera cansaço – Salmos 23:1.2 “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso”.
—> Sem descanso ninguém segue na jornada!
—> descanso em meio a situações difíceis

b) Convicção de Segurança
—> o medo sempre foi um inimigo cruel causando temores que fazem adoecer até o que estava são mas se deixou atingir. “mas em vindo o inimigo contra vós contra ele irá o Espírito do Senhor e alvorará sua bandeira\”
—> a fé é arma de vitória, mas também é remédio tem o poder de gerar segurança em nossos corações – 2 Crônicas 20:20b Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.

c) Convicção de Cuidado
—> a dúvida gerada pela instabilidade emocional muitas vezes nos leva a concluir erroneamente que estamos sós e abandonados por Deus! Isaías 64:4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.

02. Por que temos dificuldades de olhar para as pessoas como Jesus olhava?!
a) porque os enxergamos como concorrentes e ameaças
b) porque não conseguimos entender o extremo valor da vida humana
c) porque estamos muito envolvidos com nossos próprios dilemas e dramas

03. Por que Jesus conseguia olhar para as pessoas como ele olhava?

a) Porque Ele entendia o estado de carência e pequenez de cada uma delas – Marcos 6:34 Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.
—> somos carentes do poder de Deus
—> carentes do agir de Deus

b) Porque Ele entedia o valor de cada uma delas para Deus – “a nossa imagem conforme a nossa semelhança”

c) Porque Ele entedia o seu papel como instrumento de Deus aqui na Terra – Lucas 19:10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.
—> Jesus entendia o sofrimento das pessoas
—> Jesus entendia a fragilidade das pessoas – todos nós enfrentamos momentos de fragilidade (financeira, emocional, ministerial, existencial, etc.)

d) Porque Jesus olhava para as pessoas e não focava no pecado delas

04. O olhar de Jesus promovia a reconstrução – Lucas 19

a) Zaqueu era publicano (coletor de impostos), aos olhos do seu povo era um traidor, trabalhava para Roma e roubava seus irmãos

b) Zaqueu representa o homem que decidiu errado

c) Representa o homem que lesou o próximo

d) Representa o homem rejeitado pelo seus pares
—> quando permitimos Jesus reconstrói nossas vidas
—> quando permitimos Jesus reconstrói nossas famílias
—> quando permitimos Jesus reconstrói nossos sonhos

05. O olhar de Jesus promovia a misericórdia – a mulher adúltera

a) Ela representa aqueles buscavam o prazer a todo custo

b) Ela representa aqueles que foram expostos e humilhados por seus erros

c) a recompensa pelo seu erro era a morte – o salário do pecado é a morte, mas Jesus olhou aquela mulher com misericórida! João 8:10.11 E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

Conclusão

O olhar de Jesus demonstrava interesse.

Ninguém consegue olhar como Jesus olhava se não for tocado por Ele e transformado por sua revelação!

Não há como alguém se encontrar com Jesus e não ser transformado.

Assista essa mensagem em nosso canal

Qual será a temperatura do seu relacionamento com Deus?

Assim como a alteração da temperatura impacta a vida humana e ela é fruto da ação do homem, a temperatura do nosso relacionamento com Deus impacta diretamente a nossa vida e das pessoas que convivem conosco. Essa temperatura pode ser fria, morna ou quente. A decisão também é nossa!

ler mais

UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Nesta tarde/noite finalizamos a nossa série de mensagens do mês de maio “VIDA TRANSFORMADA”, com um tema bem pertinente: “Vida Cheia do Espírito Santo”.

ler mais

Vida nascida de novo

“Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, seu único, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna.”
Jesus é abordado por uma autoridade entre os judeus chamado Nicodemos.

ler mais